Pesquisar
Close this search box.

Coluna do Lima Rodrigues – 3 de abril de 2019

Projeto Homenagem

Marcelo Muriel: um maranhense em busca de seu espaço na música sertaneja

O cantor Marcelo Muriel, que completou 40 anos dia 19 de março, nasceu no distrito de Alto Brasil, município de Grajaú, morou em Brasília, em Parauapebas (PA), ficou os últimos dois anos em São Paulo e agora voltou para o Pará, mas já se prepara para alcançar voos mais altos no mundo da música sertaneja. Ele é casado e pai de duas filhas.

Clipes de sucesso

Muriel já gravou seis CDs e três clipes dele estão fazendo sucesso na internet com as músicas “Sou Eu”, “Deusa do Amor” e “Deixa eu Chorar”. Já teve a honra de cantar ao lado de seus ídolos, Zezé de Camargo e Luciano, em um show na sua cidade natal, a bela Grajaú. “Foi um momento inesquecível. Cantei no palco 2, onde se apresentavam as atrações locais, antes do show principal da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Para a minha alegria, depois, no palco principal, tive a honra de ser convidado para subir ao palco e cantar para mais de 60 mil pessoas em praça pública ao lado de meus ídolos. Foi muito emocionante. Um dia histórico na minha vida“, disse Muriel em entrevista a este colunista ao participar do programa Conexão Rural, que produzo e apresento na REDE TV de Parauapebas (PA).

O cantor maranhense Marcelo Muriel e a equipe de reportagem do programa Balanço Geral, da TV Record, em São Paulo

 

Bela voz

Bonita voz e com um ótimo timbre, presença de palco e experiência na noite musical, Marcelo Muriel tem tudo para estourar no mundo sertanejo. Sua música mais recente, “Menos 5 graus”, está fazendo sucesso em algumas rádios de São Paulo, Brasília, em Teresina (PI), no Pará e nas redes sociais.

Ludibriado

Muriel deixou o Maranhão, depois de idas e vindas do Pará, e foi para São Paulo em busca do sucesso e acreditando na promessa de um empresário. Chegando lá a coisa mudou. O empresário, que também trabalha com outros artistas, não tinha muito tempo para dar a devida atenção para o cantor maranhense e colocou outras pessoas para atendê-lo. Resultado:  ele foi ludibriado e perdeu até um veículo nessa brincadeira. Comeu o pão que o Diabo amassou em São Paulo e para sobreviver recorreu a outras duas dignas profissões que ele tem: de pedreiro e de pintor.

Marcelo Muriel já se apresentou em diversos programas de TV em rede nacional

 

Humildade

Aliás, sempre humilde, em 2014 eu vi o Muriel pintando o muro de um grande restaurante em Parauapebas. Alguém me disse:

– Lima, está vendo aquele rapaz ali pintando o muro. Ele é cantor e canta muito bem. Leva ele em teu programa.

Fui lá, conversei com ele e levei-o até ao meu programa. Marcelo Muriel cantou e a sua participação teve uma boa repercussão. Depois, ele sumiu, voltou para o Maranhão e em seguida foi para São Paulo, a onde passou muitas dificuldades.

Teve até um fato interessante após a gravação do programa:

– Lima, quanto que é?

– Quanto que é o quê? – perguntei.

– O que te devo por esta participação no teu programa, respondeu Muriel.

– Aqui cantor não paga para cantar. Tenho é satisfação em abrir espaço e dar oportunidade para os artistas da região no meu programa, expliquei.

– Legal. É que na maioria dos programas que participei em São Paulo eu paguei para aparecer. Muito obrigado por esta oportunidade, retrucou. (Nos últimos meses Muriel participou de programas em rede nacional como convidado, sem pagar nada).

A primeira participação do Marcelo Muriel no meu programa foi 2014. E a mais recente foi dia 17 de março, quando ele cantou e falou sobre seu sofrimento em São Paulo.

Balanço Geral

Na oportunidade, ele mostrou um vídeo sobre sua participação no programa Balanço Geral, comandado pelo competente Reinaldo Gottino, em São Paulo, no qual foi tema de uma reportagem que foi veiculada em rede nacional. O foco da reportagem era que um cantor sertanejo do Maranhão havia sido passado para trás, perdido tudo na vida e que estava trabalhando como pedreiro (como disse anteriormente, esta é a outra digna profissão de Muriel, além de pintor e cantor) na capital paulista para sobreviver. Mostrou também outros vídeos em que apareceu em outros programas musicais em rede nacional.

Fé em Deus

Homem de muita fé em Deus, o cantor maranhense não deixou se abalar pelo que sofreu em São Paulo, com o fracasso e a desilusão de fama fácil e muito dinheiro no bolso, e disse que voltará em breve para São Paulo e lutará para atingir seu lugar no mundo da música sertaneja.

Edelson Moura

Para sua felicidade, eu disse para o Marcelo Muriel que o levarei ao programa “Edelson Moura na TV”, veiculado todo domingo às 8h30 na Rede Família (Grupo Record) e pela parabólica para todo o Brasil. Ele ficou muito feliz e revelou:

– Quando eu era criança no interior do Maranhão ouvia, ao lado do meu pai, o Edelson Moura falar na Rádio Nacional de Brasília e nunca imaginei que um dia fosse ter a oportunidade de cantar num programa de rádio ou de televisão comandado por ele. Nossa, você vai realizar um sonho meu. Muito obrigado. (Neste momento, ele para por alguns segundos, se emociona e me cumprimenta em forma de agradecimento).

Pessoas inescrupulosas

A exemplo de Marcelo Muriel, outros cantores maranhenses e paraenses também deixam suas cidades em busca do sucesso, da fama e de dinheiro, mas às vezes são passados para trás por pessoas inescrupulosas e irresponsáveis, que só querem tirar proveito de um inocente artista.

Família

Marcelo Muriel é filho dos lavradores Manoel Pereira da Silva e Francisca dos Santos Silva, que até hoje moram no distrito de Alto Brasil (a onde ele nasceu). O cantor está em seu segundo casamento. Sua atual esposa é Antônia Cleude Silva Sousa, com quem tem uma filha de 10 anos, a Emanuelly dos Santos Silva (o casal mora no momento em Parauapebas). Do primeiro casamento, ele tem uma filha de 20 anos, a Eduarda Sousa Santos, que mora em Brasília.

Muriel é o cara…

Grave bem este nome: Marcelo Muriel. Este maranhense ainda fará muito sucesso no mundo da música sertaneja. Talento, garra, determinação, força de vontade e humildade ele tem demais. Agora, é só esperar para ver e ouvi-lo cantar nos programas de televisão e de rádio, a exemplo de seus ídolos Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo e Edelson Moura.

Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.

Funcionário Vale sofre grave acidente em área de trabalho de Carajás

Um grave acidente de trabalho foi registrado na mina do N4, em Carajás, na madrugada desta terça-feira (2), por volta das 3h30. A área é de atuação da mineradora Vale.

De acordo informações chegadas à reportagem, o funcionário Vale, não identificado à reportagem, estava trabalhando na manutenção de uma escavadeira quando uma peça se projetou contra a testa dele. O grave ferimento chegou a amassar parte do crânio da vítima.

Uma equipe médica realizou os primeiros socorros e o encaminhou ainda com vida para um hospital em Marabá. O funcionário segue em estado estável de saúde, podendo ser transferido a qualquer momento para fora do Estado caso o estado se agrave.

Por fim, a reportagem soube que não foram constatadas lesões cerebrais, nem edemas.

E agora? WhatsApp muda regras para entrada em grupos

Uma atualização do WhatsApp anunciada nesta quarta-feira (3) permitirá que usuários do aplicativo decidam se querem participar de um novo grupo.

A nova função deixará que a pessoa escolha autorizar cada nova inclusão em um grupo ou decida, de antemão, que apenas contatos já salvos na agenda poderão adicioná-los. Quem habilitar a função poderá também manter a conta aberta para inclusão automática de desconhecidos.

As opções serão “Ninguém”, para aprovar todas as solicitações, “Meus contatos”, para pré-aprovar a agenda de contatos, ou “todos”, que mantém o sistema como é hoje.  A configuração aparecerá no caminho Configurações > Conta > Privacidade > Grupo.

Segundo comunicado divulgado pelo WhatsApp, quem quiser incluir um telefone novo deverá mandar uma mensagem privada, e o convite deverá ser respondido em três dias.

A ferramenta está disponível na versão mais recente do app, que está sendo liberada aos usuários a partir desta quarta.

Logo do WhatsApp, que mudou regras para inclusão em grupos Dado Ruvic/Reuters Logo verde do WhatsApp espelhado e com o fundo verde

‘Governo Por Todo o Pará’ leva cidadania à Parauapebas

Seguindo agenda do programa “Governo por todo o Pará”, o governador Helder Barbalho esteve, na manhã desta quarta-feira (3), em Parauapebas, distante cerca de 160 quilômetros de Marabá, atual sede administrativa do Estado. Ele participou da Ação de Cidadania promovida pelo ParáPaz, na Escola Municipal Nelson Mandela, no Bairro Tropical, e visitou obras do Estado que estão em andamento no município, como a nova sede do ParáPaz e a Escola Estadual Irmã Dulce.

Acompanhado pela primeira-dama Daniela Barbalho, secretários de Estado e deputados, o governador foi recebido com festa pela população de Parauapebas. Alunos de um projeto de música da prefeitura e de grupos folclóricos fizeram apresentações especiais para Helder Barbalho.

No palco montado dentro da Escola Nelson Mandela – inaugurada há poucos dias pelo governo municipal -, o chefe do Executivo Estadual falou da satisfação de estar de volta à Parauapebas e agradeceu à prefeitura pela parceria na execução da ação de cidadania. “Hoje, pra nós, é o início de um novo momento que desejamos construir para esse Estado. Lamentavelmente, as regiões sul e sudeste foram colocadas à margem pelo passado. Nós estamos buscando, desde o primeiro dia de governo, ir a cada cidade, trazer o governo para perto das pessoas. Estamos aqui para ouvir a população e atender as expectativas”, afirmou.

O governador também anunciou obras que pretende retomar ou dar início na região, como a da Escola Tecnológica de Parauapebas, abandonada desde 2007; a interiorização do ensino superior, por meio da Universidade do Estado, e a autorização para o início da rodovia Transcarajás, que deverá ser a nova rota de escoamento da produção agrícola para outras regiões. “Estamos com 90 dias de governo e fazemos questão de dizer: daqui pra frente é parceria absoluta da prefeitura com o governo do Estado, para encontrar os caminhos que o povo merece e deseja. Contem com o nosso governo, vamos trabalhar juntos para recuperar o tempo perdido”, destacou.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, fez questão de ressaltar a proximidade com que a nova gestão estadual está tratando as regiões historicamente abandonadas. “Nós herdamos um Estado dividido e o que o Helder está fazendo é unir o Pará, o que nos dá muita esperança de que vamos ter dias melhores. Vocês são bem-vindos hoje e sempre porque agora é o Governo Por Todo o Pará”, comemorou.

 

 

Ação Cidadania – A presidente da Pará Paz, pastora Ray Tavares, explicou que o objetivo da ação é levar diferentes serviços para mais perto de quem precisa. “Muitas dessas pessoas têm dificuldade nesse acesso, às vezes, pela falta de conhecimento ou mesmo por causa do trabalho. Assim, o governo oferece essa oportunidade”, observou.

Entre os serviços oferecidos pela ação estão emissão de documentos, como CPF, certidão de nascimento e carteira de identidade; assessoria jurídica; consultas médicas e odontológicas; aplicação de vacinas; negociações com a concessionária de energia elétrica; palestras educativas; orientação para empreendedores, produtores rurais e consumidores. A expectativa da organização é de que quatro mil pessoas sejam atendidas em todos os serviços, até às 17h.

A estudante Sandriene Santos, 20, moradora do bairro do Ipiranga, aproveitou a ação para consultar o filho de um ano e seis meses com a pediatra, dar vacina e tirar a identidade. “Esse tipo de mutirão é muito importante porque facilita o acesso aos serviços”, destacou.

A mesma opinião tem a vendedora Letícia Marques, 18, moradora do Bairro Vale do Sol, que também foi ao local para emitir a carteira de identidade do filho, de três anos. “É uma ação fundamental, porque, muitas vezes, fica difícil pra gente marcar de tirar esses documentos, então, estando próximo, no bairro, facilita. Vou aproveitar e ir atrás de outros atendimentos”, finalizou.

https://youtu.be/hgoeFshzvyo

Detran orienta sobre o uso correto das películas em veículos

Transparentes, escuras, refletivas ou coloridas, a variedade de tipos de películas para automóveis é grande. Muitas delas servem até para proteger de estilhaços de vidro em caso de acidentes e contra os raios UV, mas o que muitos motoristas não sabem é que também existem resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e que o descumprimento delas podem ocasionar uma infração grave para o proprietário do veículo e pagamento de multa caso utilize-as de forma inadequada.

A resolução de 2007, número 254, do Contran, estabelece que os vidros dos para-brisas devem permitir 75% de luminosidade; já os vidros das laterais dianteiros podem ser um pouco mais escuros do que o para-brisa, permitindo a passagem de 70% de luminosidade; Já nos vidros laterais traseiros e no vidro traseiro, a transmissão luminosa não pode ser inferior a 28%. O desrespeito à lei gera uma multa no valor de R$195,23, além de somar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo.

Ano passado, no Pará, 985 motoristas foram autuados por dirigir com vidros totalmente ou parcialmente cobertos com películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, o que não é permitido, conforme o parágrafo XVI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já no primeiro bimestre de 2019, o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) registrou 148 autos de infração. Belém é o município paraense com mais recorrência desses casos. Em 2018, foram 224 registros, já neste ano, até fevereiro, tivemos 41 infrações registradas.

A abordagem nas ruas não é diferente da vistoria realizada no Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA). Segundo o agente de fiscalização Pedro Guimarães, é importante lembrar que a responsabilidade das películas é do proprietário do veículo e não do condutor, cabendo a ele responder pelas medidas administrativas. “A película refletiva é mais fácil de constatar, porque ela é mais visível, e também é proibida em qualquer um dos vidros do veículo. O agente do Detran pede para o condutor realizar a remoção da película. Caso ele não atenda o pedido, o documento do veículo deve ser recolhido para posterior vistoria. Já o nível de transmitância luminosa é fiscalizado através da chancela, onde está a indicação da transparência da película”, diz Guimarães.

Na vistoria feita pelo Detran muitos motoristas insistem em utilizar películas que estão em desacordo com as determinações do CTB, mas normalmente não são reprovados, pois logo atendem às orientações para a remoção da película. “As películas vêm com uma chancela que indica a quantidade de transparência contida no material, e a partir disto (caso haja irregularidade) indicamos ao motorista que faça a remoção da película ou o carro dele será reprovado”, disse o vistoriador Ernandes Lima de Sousa.

Outra situação, segundo Lima, é quando os condutores estão com os vidros do automóvel cobertos por uma película espelhada, que normalmente é usada em janelas de casas para dar mais privacidade, impossibilitando à pessoa que se encontra do lado de fora poder visualizar quem está dentro do veículo. “Se o problema for só a película, o motorista pode remover e ter seu carro aprovado na vistoria, além de não pagar uma nova vistoria no valor de R$ 34,62”, concluiu o vistoriador.

Cuidados com a visão

A oftalmologista e especialista em medicina do tráfego Eliana Modesto, afirma que o uso dessas películas que estão acima do permitido, ou seja, muito escuras, podem gerar grandes problemas oftalmológicos para os condutores. “A película muito escura ocasiona em um dilatação da pupila, impedindo o motorista de ter uma melhor visão, pois diminui o índice de luminosidade. O uso prolongado desta película pode gerar dores de cabeça, estresse, cansaço visual em decorrência dos esforços para enxergar melhor e astenopia acomodativa, que é um desequilíbrio do músculo ocular”, confirmou a oftalmologista.

Ela ainda explica que em períodos chuvosos, algo que é comum em Belém, os riscos só aumentam. “Quando se está dirigindo, todos os sentidos devem estar atentos, principalmente a visão, já que a visibilidade é algo fundamental no trânsito, por isso os motorista precisam ficar mais concentrados nestas ocasiões”, declarou.

Em Belém, de janeiro a outubro de 2018, foram registrados 2.562 acidentes por falta de atenção causada, entre outros fatores, pela ausência de visibilidade dos motoristas.

 

Polícia Civil prende 10 pessoas após início da Operação Carajás

Na manhã desta quarta-feira (3) a Polícia Civil deflagrou a “Operação Carajás” para dar cumprimento a 50 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões domiciliares, em Marabá, no sudeste do Pará. Participam da operação mais de 40 policiais civis da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e da Diretoria de Polícia do Interior (DPI).

Todos os mandados foram expedidos após intensa investigação, monitoramento e estudos, contra criminosos envolvidos em diversos tipos de delitos como tráfico de drogas, roubos, homicídios, entre outros crimes. Já na manhã desta quarta, foram apresentados os presos durante coletiva de imprensa, que ocorreu na sede da Superintendência Regional da Polícia Civil em Marabá. Ao todo, 10 pessoas foram presas, três quilos de maconha foram apreendidos, assim como armas de fogo, um drone, binóculos e vários computadores e outros objetos.

Para o diretor da seccional de Marabá, delegado Vinicius Cardoso, a operação, que se deu em todos os núcleos de Marabá, foi bastante exitosa. “Demos um duro golpe no tráfico aqui na região. Já tiramos 10 indivíduos da rua, o que vem reduzir a criminalidade urbana. Essa política de combate à criminalidade que estamos realizando tem como foco a redução dos números. Temos conseguido êxito com muito trabalhado investigativo dos nossos policiais e tem dado resultado. Só o interior prendeu mais de 1,3 mil pessoas, desde o dia 1º de janeiro”, complementou o delegado José Humberto.

https://youtu.be/Mjod-5GYs14

 

Ministério Público de Contas do Estado do Pará oferece 31 vagas com salários de até R$ 35 mil

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) está com as inscrições abertas, até o dia 23 de abril, para o concurso público do órgão. Ao todo estão sendo ofertadas 31 vagas para nível médio e superior, com salários de R$ 4.760,00 e R$ 8.553,37, para o cargo de servidor – nos níveis médio e superior – respectivamente, e de R$ 35.462,22, para as vagas de procurador de contas. A finalidade é construir um quadro de servidores cada vez mais qualificado para o exercício do controle externo no serviço público.

De todas as vagas disponíveis, nove serão de provimento imediato para servidor e uma vaga imediata para o cargo de procurador de contas. O concurso do MPC-PA também prevê a formação de vagas para cadastro de reserva, as quais deverão ser providas dentro do prazo de validade do certame, que é de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período de tempo.

As vagas para servidor de nível superior com formação específica são para o cargo de Analista Ministerial nas áreas de administração, ciências contábeis, comunicação social, direito, engenharia civil e tecnologia da informação, além do cargo de analista ministerial – especialidade controle externo, cujo requisito é a formação em qualquer área de nível superior.

Já os cargos de nível médio são para assistente ministerial de controle externo e assistente ministerial de informática. A prova objetiva para procurador de contas ocorrerá no dia 29 de junho, no período da tarde, enquanto as provas objetiva e discursiva de Analista Ministerial – especialidade Controle Externo – estão previstas para ocorrer no dia 30 de junho, também no período da tarde.

No mesmo dia, mas no período da manhã, está prevista a realização das provas objetiva e discursiva das demais especialidades de nível superior, além das dos cargos de nível médio.

As inscrições estão sendo realizadas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do concurso do MPC-PA.

Serviço:

Onde posso realizar a inscrição? No site do Cebraspe

Link para concurso de servidor

Link para concurso de procurador

Até quando posso me inscrever? Até o dia 23 de abril.

Rafael Ribeiro solicita recuperação de estrada na zona rural e construção de calçadas na cidade

Duas proposições de autoria do vereador Rafael Ribeiro (MDB), indicando melhorias na infraestrutura de Parauapebas, foram aprovadas na sessão da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (2).

Zona rural

Na Indicação n° 69/2019, o parlamentar pediu a recuperação asfáltica da estrada que liga Vila Cedere I à Rodovia PA 160.

Segundo Rafael, a citada vicinal é elo daquela vila com a PA 160, por onde a população passa para as demais cidades, inclusive para Parauapebas, onde trata de questões bancárias e comerciais, além de acessar os serviços públicos.

“É também por aquela estrada que os produtores da região escoam seus diversos produtos, levando melhor qualidade vida aos seus entes familiares, e também proporcionando à população urbana a condição de adquirir itens indispensáveis à alimentação, e ao município captação de recursos através de tributos. A recuperação da estrada vicinal da Cedere I é um exercício de investimento no bem-estar de todos, mas especificamente naquela produção”, argumentou o vereador.

Avenida Ipê

Já na Indicação n° 70/2019, Rafael Ribeiro solicitou a construção de calçadas padronizadas em toda a extensão do canteiro da Avenida dos Ipês, no Bairro Cidade Jardim.

“A referida rua é a principal via do Bairro Cidade Jardim. Possui uma grande movimentação, o que coloca em risco a segurança dos nossos pedestres, que às vezes têm que transitar pela via, disputando espaço com os veículos. Isso sem falar na dificuldade de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, já que não existem rampas de acesso. Sem dúvidas, a padronização garantirá mais segurança e bem-estar para a população que trafega pela área, além de melhorar a circulação de veículos”, relatou Rafael Ribeiro.

Encaminhamento

As duas indicações foram aprovadas e agora serão enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.

Acusados de fraude, empresários do ‘Tucumã da Sorte’ são presos

A Polícia Civil de Tucumã, no sudeste paraense, deflagrou nesta segunda-feira (1º)  a Operação “Azar Certo” no intuito de combater os crimes de estelionato e exploração de jogos de azar no município. A operação resultou na prisão de Antônio Igor Dias Gaspar e Alberto de Oliveira Sampaio, ambos acusados de fraudar jogos de azar.

Após denúncias de que o estabelecimento denominado Tucumã da Sorte realizava sorteios fraudulentos, mantendo em prejuízo todos os participantes, a equipe da Polícia Civil iniciou as Investigações e, na noite de ontem, Antônio e Alberto no momento em que fraudavam, mais uma vez, o sorteio.

A empresa Tucumã da Sorte vendia em média 3 três mil cartelas de bingo por sorteio, que era realizado quinzenalmente. O bingo deveria pagar cinco prêmios, mas apenas dos quatro primeiros eram pagos, com o valor em torno de mil reais cada.

 

O último prêmio era pago de maneira fraudulenta, a um ganhador fictício, e girava em torno de nove mil a quinze mil reais. E empresa controlava os números sorteados de modo que o prêmio nunca seria pago a nenhum dos jogadores, pois ao final quem ficava com a premiação principal era a própria empresa, que contratava “laranjas” para receber o valor.

Ambos os estelionatários foram conduzidos até Delegacia de Polícia onde foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato e pela contravenção penal de exploração de jogos de azar.

Deixe seu comentário