Pesquisar
Close this search box.

CASO DAYSE DYANA: Inquérito é concluído e Samaritano é autuado por feminicídio

A Polícia Civil de Parauapebas concluiu o inquérito sobre a morte da comerciária Dayse Dyana Sousa e Silva e autuou o companheiro dela, o agente do DETRAN, Diógenes Samaritano da Silva, por feminicídio, com base no Artigo 12, Parágrafo 2º, Inciso VI do Código Penal Brasileiro (CPB). Com isso, o acusado pode pegar até 30 anos de cadeia caso seja condenado.

A informação foi trazida pelo advogado Ricardo Moura, que atua como assistente de acusação no caso. Ele estava acompanhado de Wilma Lemos, mãe da vítima. O caso aconteceu na cidade de Parauapebas na manhã do dia 31 do mês passado.

Segundo Ricardo, o inquérito já foi encaminhado ao Poder Judiciário, que, por sua vez, já remeteu ao Ministério Público, para o possível oferecimento de denúncia. “Nosso temor era que a polícia capitulasse como homicídio qualificado e não como feminicídio. Ainda bem que ele (o delegado) entendeu que os fatos têm a ver com questão de gênero”, observa o advogado.

Por outro lado, o temor da família da vítima é que, em algum momento durante o processo, o acusado consiga responder ao crime em liberdade. Inclusive, essa possibilidade chegou a ser ventilada em redes sociais, mas nada neste sentido foi confirmado judicialmente.

Também ouvida, Wilma Lemos diz que ficou desesperada só de pensar que isso poderia acontecer. “Imagina um homem desses solto, o que ele vai fazer?”, questiona, temendo pela segurança dela e de sua família, pois Diógenes ameaçava a família de Dayse, segundo denunciou a própria vítima em processo movido contra o acusado. “Isso tem me deixado noites sem dormir”, comenta.

Wilma Lemos, que é professora e também advogada, entende que a morte da filha dela precisa servir de marco para que esse tipo de violência contra as mulheres tenha um basta. “Peço que o Judiciário esteja alerta para qualquer tipo de manobra desse indivíduo e de outros que fazem o mesmo com as mulheres”, observa.

Ainda de acordo com o advogado Ricardo Moura, uma junta de 10 advogados de Marabá e Parauapebas está atuando na assistência da acusação. A ideia é trabalhar de forma efetiva e contínua para que o caso não caia no esquecimento. “Nós estamos com esperança de que no mais tarar até semana que vem o Ministério Público apresente a denúncia e o juiz já despache a determinando a citação do Diógenes para que apresente sua defesa”, aposta.

Prefeitura anuncia obras de infraestrutura que visam melhorar a trafegabilidade em vários bairros

Um conjunto de obras de infraestrutura em vias de vários bairros vai melhorar a trafegabilidade na cidade. A assinatura da Ordem de Serviço (OS) da construção da ponte que interliga os bairros Novo Brasil e Amazônia, na semana passada, marca o início dessas obras que contemplarão também outras localidades: Residencial Alto Bonito, Jardim Canadá, Liberdade II e Beira Rio II.

“Todas essas obras que vamos iniciar já estão licitadas, mas dependemos de condições climáticas para começar os trabalhos, é preciso esperar o período chuvoso encerrar. Mas, mesmo com chuva, temos equipes atuando em vários pontos da cidade, em ações emergenciais”, informou o secretário de Obras, Wanterlor Bandeira.

Integram o conjunto de obras que serão iniciadas nos próximos dias: construção de uma passarela na PA-160, nas proximidades do Residencial Alto Bonito; construção de duas pontes que integrarão a obra de duplicação da PA-275, no trecho entre a entrada do Bairro Nova Carajás e o viaduto; infraestrutura e pavimentação asfáltica da via que interliga a Avenida A, no Bairro Jardim Canadá, ao Residencial Alto Bonito; construção de uma ponte que vai interligar o Bairro Beira Rio II ao Jardim Canadá, nas proximidades do SAMU; infraestrutura e pavimentação asfáltica da parte alta do Bairro Betânia; infraestrutura e pavimentação asfáltica do Alto do Liberdade II; pavimentação asfáltica de vias do Bairro Beira Rio II; conclusão das obras de infraestrutura da Avenida J, no Bairro Jardim Canadá; asfaltamento da estrada de acesso à Vila Carimã.

 

Revitalização de praças públicas

Além das obras em vias, a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), também fará a reforma completa de três importantes praças públicas do município: a Mahatma Gandhi, no Bairro Cidade-Nova, a Faruk Salmen, no Bairro Guanabara e a Praça do Bairro Populares I.

Homem é preso acusado de se masturbar na frente de criança e bater na mãe dela

Homens da Guarda Municipal de Parauapebas apresentaram na noite desta terça-feira (9), por volta das 22 horas, Matheus dos Santos, 22 anos. Ele é acusado de ter se masturbado em frente a uma criança de 4 anos de idade, filha da ex-companheira, inclusive, ele também teria agredido a mulher e descumpriu uma medida protetiva ordenada pela justiça, que exigia o afastamento dele da mulher pelo mínimo de 200 metros.

O delegado José Euclides Aquino informou à imprensa que o elemento foi preso em um bar às proximidades do residencial Alto Bonito. “Já tinha uma medida protetiva para não comparecer a casa dela e tampouco numa distância de 200 metros, ele descumpriu a medida e ainda agrediu a moça jogando uma lata de leite na cabeça dela. Foi preso em flagrante delito e será apresentado ao judiciário”.

A vítima também alegou que Matheus dos Santos se masturbava na frente da filha dela. Aquino reforçou que a criança será ouvida e encaminhada para o IML para exames, caso seja comprovado algo, ele será enquadrado em outro crime.

Matheus dos Santos nega que tenha praticado os atos que vem sendo acusado.

Próximas 72 horas serão de muita chuva em Parauapebas, alerta Defesa Civil

Durante a manhã desta quarta-feira (10), o Coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Jales Santos, em entrevista cedida do radialista Vicente Pinheiro, da Arara Azul FM, informou que durante as próximas 72 horas a previsão é que fortes chuvas possam continuar caindo nas zonas urbana e rural do município.

Com a forte chuva que caiu na noite da última terça-feira (9) e ao longo da madrugada de quarta-feira (10), o nível do Rio Parauapebas subiu ainda mais, deixando servidores da Defesa Civil em alerta, principalmente em relação às áreas de riscos que estão localizadas em bairros como Riacho Doce, Primavera, Liberdade e trecho da VS-10.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é responsável por articular o conjunto de medidas que tenham por finalidade prevenir e limitar os recursos, as perdas e os danos que estão sujeitos à população, em decorrência de calamidade pública e situação de emergência. Qualquer eventualidade ou emergência, você pode entrar em contato com o órgão através dos telefones: (94) 3356-2597 ou 199.

Câmara regulamenta parceria entre prefeitura e empresas patrocinadoras de uniformes escolares

A Câmara de Vereadores autorizou a inscrição do nome e marca de empresas patrocinadoras da educação municipal nos uniformes dos alunos da rede pública de ensino. O Projeto de Lei nº 60/2018, que instituiu a modificação, foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (9). A proposta é de autoria dos vereadores Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB) e Luiz Alberto Moreira Castilho (Pros).

Ao apresentarem o projeto de lei, os parlamentares destacaram que a proposição visa permitir maior integração entre a iniciativa privada e o poder público, no sentido de melhorar as condições de estudo dos alunos da rede de ensino, uma vez que será possível a fixação do nome e marca da empresa que contribua com a doação de uniformes ou kits escolares.

Foi estabelecido no projeto de lei que a empresa patrocinadora de escola pública terá direito exclusivo à inscrição de seu nome e marca no uniforme dos estudantes durante o período do patrocínio e que o tamanho do logotipo da empresa não possa ultrapassar 30 cm² e só poderá ser inserido uma vez nas margens da camiseta, para que não ocorra a descaracterização do uniforme.

A elaboração do modelo do uniforme da escola pública ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação. Será vedado o patrocínio de empresas que tenham por finalidade a produção e comercialização de bebidas alcoólicas, cigarros e artigos similares, promoção de festas, além de propagandas políticas.

Os uniformes dos mais de 48 mil estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas são confeccionados pelas cooperativas locais, gerando emprego e renda para dezenas de costureiras.

Assim, ficou instituído uma parceria entre a gestão municipal e empresas privadas, na confecção dos uniformes e doação de serviços e mobiliários para as escolas municipais.

Para o vereador Luiz Castilho, esta é uma forma de oportunizar à comunidade a participar do seu próprio desenvolvimento. “Acredito que nada mais honraria uma empresa do que contribuir com a educação do município. Trazer entidades privadas ao processo educacional é um mecanismo de proporcionar que as empresas devolvam ao ensino o que elas colhem em resultado econômico em nosso município”, ressaltou.

O vereador Zacarias Marques manifestou seu apoio ao projeto de lei e alegou que esta é uma proposta que chega num momento oportuno para contribuir e acrescentar com a educação municipal.

Com a aprovação do parlamento, o projeto de lei segue para sanção do prefeito municipal.

Validade da carteira de motorista pode passar para 10 anos

O governo federal vai apresentar um projeto de lei para ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos.

A proposta também deve alterar a pontuação máxima que cada condutor pode acumular ao longo de um ano por causa das infrações. Atualmente, o máximo é 19 pontos. A partir de 20 pontos na carteira, um processo de suspensão do direito de dirigir já pode ser instalado pelo órgão de trânsito.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, os detalhes do projeto foram apresentados hoje (9) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Ele deve finalizar ainda netsa semana um projeto que será apresentado ao presidente da República para ser enviado ao Legislativo. A proposta de ampliar a pontuação máxima e o prazo de validade da CNH é uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Quando era deputado, ainda em 2011, Bolsonaro chegou a apresentar um projeto de lei com esse objetivo, mas a proposiçao não avançou no Congresso Nacional.

De acordo com o governo, o aumento na pontuação não vai flexibilizar a punição de motoristas infratores. “O ministro também destacou que o aumento do número de pontos não significa leniência, ao contrário. As infrações graves serão mais duramente punidas pelo sistema”, afirmou Rêgo Barros, sem dar detalhes como seria o aumento da punição.

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine nesta quarta-feira (10)

Sistema Nacional de Emprego (Sine), fica localizado no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas. Confira as vagas disponibilizadas para esta quarta-feira (10):

45 mil famílias no Pará podem ter de volta descontos na conta de luz

De acordo com um levantamento feito pela Celpa, mais de 45 mil famílias em todo o estado do Pará perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. O motivo é a não atualização dos dados sociais do Cadastro Único (CadÚnico) junto aos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) das Prefeituras Municipais.

Para que o benefício não fique inativo, o cadastro deve ser atualizado pelo responsável familiar a cada dois anos ou sempre que solicitado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social (Ministério da Cidadania).

Em Belém o número de famílias que perdeu o benefício chega a mais de oito mil, seguido de Ananindeua, com cerca de 4,5 mil, Santarém com cerca de três mil e Marabá com mais de 1,5 mil e famílias.

SERVIÇO – Os cidadãos que já estão sem o desconto na conta de energia podem recuperá-lo a qualquer tempo. Para isso é necessário se (re)cadastrar junto ao CRAS do município, munidos dos documentos de todas as pessoas que residem no imóvel:

Comprovante de residência; RG; CPF; e em casos que há crianças na família é necessário levar Certidão de nascimento dos filhos beneficiados e carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos.

Após os dados estarem atualizados, o cliente deve ir até uma agência de atendimento mais próxima da Celpa, para nova avaliação de perfil à concessão do benefício de tarifa social.

Para verificar se é preciso fazer a atualização do Cadastro Único, a Celpa orienta que os Clientes entrem em contato com a central de relacionamento do Ministério das Cidades pelo número 0800 707 2003 e informem-se.

A TARIFA SOCIAL – Atualmente, o Pará tem mais de 613 mil usuários cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica. E conforme um levantamento feito pela Celpa junto à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, com pessoas que possuem CadÚnico, ainda existem cerca de 346 mil famílias que podem fazer parte do Programa.

Cabe ressaltar que o cadastro na Tarifa Social não é feito de forma automática com base no número total de clientes que possuem NIS, por isso é necessário que a população ative o benefício junto à concessionária de energia elétrica.

Para fazer parte da Tarifa Social e ter descontos na conta de luz é necessário possuir NIS, estar com os dados atualizados no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade também têm direito ao benefício via BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Para cada usuário, o desconto da Tarifa Social ocorre em apenas uma conta contrato e o endereço de cadastro do beneficiário do CadÚnico deve estar localizado em um dos 144 municípios do Pará.

ECONOMIA – Sobre os valores economizados com o benefício, o desconto é escalonado de acordo com o consumo mensal e pode chegar até a 65%. Por exemplo, em uma conta de energia em que o consumo é de 220 kWh, a economia chega a ser de R$ 52,26 por mês. Em um ano, isso representa uma folga de R$ 627,12 no orçamento familiar.

Amigas e familiares de empresária assassinada em 2018 clamam por justiça

Um caso que deu muita comoção popular e foi amplamente pautado na imprensa. Assim a morte de Sindicléia de Carvalho Vieira Santos, vítima de assassinato, na madrugada do dia 31 de março de 2018, quando saia da igreja onde congregava, ainda continua sem solução.

De acordo com a mãe da vítima, Lúcia Carvalho, até agora ninguém foi preso e sequer um suspeito de ter sido mandante foi apontado. “Só quero justiça pela morte de minha filha”, afirmou dona Lúcia Carvalho, que, acompanhada de várias amigas protestava na Câmara Municipal de Parauapebas, na manhã da última terça-feira (9), durante a sessão ordinária.

O ato foi ordeiro, com a exibição de faixas que traduzia o pedido do grupo de manifestantes. Ainda segundo dona Lúcia, são frequentes as vezes que procura a Delegacia de Polícia Civil para saber se há alguma novidade, no entanto, nada é respondido a não ser que o caso está sob segredo de justiça.

 

 

Mas, Lúcia de Carvalho garante que nunca desistiu, apesar de ter se mudado de Parauapebas, decisão tomada pelo medo do que pode acontecer com ela, os filhos e netos, e diz que pretende recorrer em instâncias maiores.

Os filhos da vítima, todos menores, segundo Lúcia, ficaram traumatizados. “Tinha um no carro com ela no momento em que o homem a puxou pelo braço e lhe deu o único e mortal tiro na cabeça. Este, continua tendo acompanhamento de psicólogo”, conta dona Lúcia, lembrando que várias manifestações com caminhadas e visitas à Câmara de Vereadores, delegacia de polícia e fórum foram feitas, mas, lamenta que até agora não surtiram nenhum efeito.

Casal acusado de matar criança de 4 anos é preso em Xinguara

A Polícia Civil do Pará vai transferir de Xinguara, sudeste do Pará, para Pacajá, na região sudoeste do Estado, os presos Oseias de Carvalho Silva e Luciele Moraes da Silva, acusados de matar uma criança de quatro anos. O casal foi preso no domingo, dia 7, em Xinguara. O crime ocorreu na zona rural de Pacajá, no último dia 27 de março. As investigações foram iniciadas em conjunto pelas equipes policiais das Delegacias de Anapu e Pacajá, sob comando dos delegados Sandro Rivelino, de Pacajá, e Rommel Souza, superintendente regional do Lago de Tucuruí.

As investigações mostraram que a criança morava com Oseias de Carvalho Silva e Luciele Moraes da Silva, respectivamente, pai biológico e madrasta da criança. Segundo o delegado Rommel Souza, no dia último dia 27 de março, o pai levou a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da região, localizada em Anapu, alegando que a criança havia sofrido um acidente com um animal, dentro de um curral na fazenda.

Os funcionários da Upa desconfiaram da versão apresentada pelo pai e acionaram a Polícia. Ao perceber a chegada dos policiais à Upa, Oseias saiu em fuga do local. Após realização de perícia, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves comprovou que Oseias de Carvalho Silva e a companheira Luciele Moraes da Silva eram os responsáveis por agredir a criança que não resistiu e morreu. Após o resultado pericial, o delegado Sandro Rivelino, da Delegacia de Pacajá, solicitou ao Poder Judiciário a prisão do casal.

De posse do parecer favorável do Ministério Público de Pacajá, policiais civis da Superintendência Regional de Marabá e de Redenção efetuaram buscas e conseguiram prender os acusados, no município de Xinguara, sudeste paraense. Os presos serão transferidos na próxima sexta-feira (12), à cidade de Pacajá, onde ficarão presos à disposição da Justiça para responder por homicídio doloso.

 

Setran inicia deslocamento de escombros da ponte do rio Moju

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) inicia, a partir das 9h desta quarta-feira (10), a inspeção do fundo do rio Moju com mergulhadores para início da retirada dos destroços da balsa e da ponte, após o acidente ocorrido no último sábado.

Emergencialmente, será feito o deslocamento, para outra área do rio, de 1.500 mil toneladas de escombros. O objetivo é a liberação do local onde será construída a nova ponte. A retirada total dos escombros, que somam quase 3 mil toneladas, deve durar 4 meses.

No local também estará a balsa  na qual será montado o guindaste e demais equipamentos que auxiliarão na  remoção e retirada dos escombros.

Contrata Marabá: Veja as vagas disponíveis no Sine nesta quarta-feira, 10

Lista de vagas de emprego disponíveis no Sine nesta quarta (10). 

Empregada Doméstica

Requisitos: Ensino fundamental completo, experiência em tarefas domésticas, disponibilidade para dormir uma vez por semana no trabalho. Experiência na função e na carteira, morar no núcleo Nova Marabá (Total Ville) ou ter condução própria.

Açougueiro

Requisitos: Ensino funda completo experiência na função e na carteira.

Mecânico de Máquinas de Pequeno Porte.

Requisitos: Ensino médio completo, experiência em manutenção de Máquinas de pequeno porte, serviços e afins, necessário, curso em eletrotécnica, experiência na carteira ou declaração.

Camareira

Requisitos: Ensino fundamental completo experiência na função e na carteira ou declaração                                                 

Carpinteiro de Carroceria

Requisitos: Ensino fundamental completo, experiência com carrocerias e na carteira ou declaração.

Eletricista de Autos

Requisitos: Ensino médio completo, experiência na função e na carteira e ter experiência com eletricidade de caminhões.

Vendedor Externo

Requisitos: Ensino médio completo experiência com vendas externas informática básica e experiência na carteira ou declaração e residir no núcleo Velha Marabá

Agenciador de Propagandas

Requisitos: Ensino médio completo, disponibilidade para visita a escolas para representação da empresa, experiência na carteira ou declaração.

Operador de Empilhadeira

Requisitos: Ensino médio completo, curso de informática Excel, operador de empilhadeira. Possuir CNH A/D. Experiência na carteira ou declaração. Deixar currículos no Sine Marabá.

Empresa oferta vagas de emprego em Parauapebas; confira

Sobre a empresa

A SNC-Lavalin Group Inc. é uma empresa canadense sediada em Montreal que fornece serviços de engenharia, compras e construção em diversos setores, inclusive; mineração e metalurgia, petróleo e gás, meio ambiente e água, infraestrutura e energia limpa.

Observação

Os interessados deverão enviar currículo através do e-mail marcia.correia@snclavalin.com, informando o cargo de interesse.

Não haverá atendimento presencial, o RH da empresa fica em Belo Horizonte/MG e os responsáveis irão entrar em contato somente com os candidatos que atenderem ao perfil solicitado.

Vagas ofertadas

  • Engenheiro Planejamento

Atividades:

Desenvolver atividades de planejamento inerentes a sua área de atuação, auxiliando na preparação de cronogramas de projetos de engenharia para propostas e projetos em execução, conforme normas e procedimentos específicos da área.

Requisitos:

.Vivência em projetos de consultoria de engenharia de Mineração/Siderurgia;
.Domínio em softwares de Planejamento: Primavera e MS Project;
.Formação acadêmica superior completa em Engenharia;

Engenheiro Sênior – Orçamento e Custo

Atividades: 

Engenheiro atuará com elaboracão de estudos de custos de implantação de projetos em suas diversas fases: trade-offs, conceituais, básicos e implantação.

Requisitos mínimos:
– Experiência anterior  na área de orcamentos em projetos de Mineração & Metalurgia, Siderurgia, ou grandes obras.

– Formação acadêmica superior completa em Engenharia Civil, Mecânica ou Elétrica.

Pacote Office avançado / Registro ativo no CREA

Requisitos desejáveis:

Pós-graduação completa ou em andamento em Engenharia de Custos e Orçamentos ou Engenharia Econômica.

– Inglês fluente;

  • Engenheiro Estrutura Metálicas

Atividades:

Executar o dimensionamento das estruturas metálicas de acordo com os requisitos de projeto, normas vigentes e experiências anteriores, sob orientação da supervisão, de acordo com as definições do projeto, requerimentos do cliente e boas práticas da indústria;

Pré Requisitos:

Graduação completa em Engenharia Civil. Desejável especialização na área de atuação.

Experiência em projetos industriais de mineração e metalurgia.

Conhecimento técnico em autocad e software 3D.

Registro ativo no CREA

  • Engenheiro de Concreto

Atividades:

 Engenheiro atuará no desenvolvimento de atividades relativas à disciplina Concreto, elaborando projetos civis de concreto (cálculo estrutural de fundação e superestrutura)

Requisitos mínimos:
– Experiência em projetos industriais de mineração e metalurgia envolvendo a execução e aprovação do dimensionamento das estruturas de concreto de acordo com os requisitos de projeto, normas vigentes, requerimentos do cliente, boas práticas da indústria e experiências anteriores;

– Experiência na elaboração de memórias de cálculo, planilha de quantidades, especificações técnicas, requisições técnicas, memorial descritivo e critérios de projeto;

– Formação acadêmica superior completa em Engenharia Civil.

Requisitos desejáveis:

– Conhecimentos e noções em projetos de estruturas protendidas;

– Conhecimentos e noções em projetos de obras de artes em geral;

– Conhecimentos e noções em projetos complementares de geotecnia.

– Inglês fluente;

  • Projetista Concreto

Atividades:

Elaborar projetos civis na disciplina Concreto, sob orientação da supervisão, de acordo com as definições do projeto, requerimentos do cliente e boas práticas da indústria.

Elaborar entregáveis da disciplina tais como: desenhos de locação, forma, armação, listas de materiais.

Formação:

Ensino Médio Completo, desejável curso técnico na área.

Experiência:

Desejável experiência consolidada como projetista de concreto em projetos industriais de mineração.

Conhecimento em atocad;

Domínio técnico em software 3D.

  • Projetista Mecânico

Atividades:

Desenvolver projetos de mecânica, sob orientação da supervisão, de acordo com as definições do projeto, requerimentos do cliente e boas práticas da indústria;

Elaborar entregáveis da disciplina tais como: plantas, cortes, diagramas de montagem, arranjos gerais, plano diretor, arranjos mecânicos.

Formação:

2º grau completo, desejável curso técnico na área.

Experiência:

Desejavel  experiência consolidada como projetista mecânico em projetos industriais de mineração;

Conhecimento técnico em autocad e software 3D.

  • Projetista de Estruturas Metálicas

Atividades:

Elaborar projetos de estrutura metálica, sob orientação da supervisão, de acordo com as definições do projeto, requerimentos do cliente e boas práticas da indústria;

Elaborar entregáveis da disciplina tais como: desenhos das estruturas metálicas, diagramas, plano de bases;

Pré-Requisitos:

2º grau completo, desejável curso técnico na área.

Desejavel  ter atuado em projetos industriais na área da mineração.

  • Projetista de Tubulação

Atividades:

Desenvolver atividades relativas à disciplina Tubulação, sob orientação da supervisão, de acordo com as definições do projeto, requerimentos do cliente e boas práticas da indústria;

Elaborar entregáveis da disciplina tais como: desenhos de suportes, plantas, rotas e cortes de tubulação, isométricos, lista de materiais, detalhamento de spools.

Formação:

2º grau completo, desejável curso técnico na área.

 Experiência:

Desejavel  experiência consolidada como projetista de Tubulação em projetos industriais de mineração;

Conhecimento técnico em autocad e software 3D.

  • Desenhista – Estrutura Metálica

Requisitos mínimos:

 – Desejavel  experiência desenvolvida preferencialmente em projetos industriais de mineração e metalurgia na elaboração de desenhos e croquis civis na disciplina de Estrutura Metálica;

– Domínio em Autocad;

– Ensino Médio Completo (2º grau).

 Requisitos desejáveis:

– Cursos técnicos na área;

– Domínio em software 3D;

– Inglês e/ou Espanhol.

  • Desenhista Mecânico

Atividades:

Desenvolver atividades de apoio na elaboração de desenhos e croquis na disciplina Mecânica, de acordo com as diretrizes da empresa e conforme procedimentos específicos da área.

Pré-Requisitos:

2º grau completo, desejável curso técnico na área.

Desejável  ter atuado em projetos industriais na área da mineração;

Deixe seu comentário