Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público denuncia padrasto e mãe por estupro e morte de menina de 1 ano

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) denunciou à Justiça, nesta segunda-feira (27), Deyvyd Renato Oliveira Brito e Irislene da Silva Miranda pela morte de uma menina de 1 ano e 8 meses, ocorrida no início de janeiro, em Parauapebas. Os acusados são respectivamente padrasto e mãe da vítima. Eles estão presos. O caso chocou o município depois que o inquérito policial revelou que a criança, morta em decorrência de hemorragia intracraniana, era vítima frequente de abusos sexuais, tortura e agressões.

A denúncia foi oferecida pela promotora de Justiça Magdalena Torres Teixeira, titular da promotoria de Justiça criminal de Parauapebas, após analisar o inquérito policial, que apresentou farta materialidade dos crimes atribuídos aos acusados.

Deyvyd Renato, de 31 anos, e Irislene Miranda, 28, foram denunciados por prática do crime de estupro de vulnerável, mediante a ocorrência de atos libidinosos e conjunção carnal e pela ocorrência de lesão corporal grave, tortura-castigo e a prática do crime de homicídio qualificado para assegurar a impunidade do crime de estupro de vulnerável, em concurso material e em continuidade delitiva sob a incidência também da causa de aumento por serem padrasto e mãe da vítima.

A perícia realizada no corpo da criança constatou várias lesões, como hematomas nos pulmões, hemorragia intracraniana e traumatismo cranioencefálico grave, que corroboram evidências das agressões físicas contínuas e que motivaram a morte da menina.

As evidências mostraram que os acusados abusaram sexualmente, fisicamente e psicologicamente da menina por tempo indeterminado, afim de se satisfazerem seus desejos sexuais, e que esta veio a óbito diante das incontáveis agressões que eram utilizadas para encobrir os abusos.

O caso

De acordo com o inquérito policial, em 07 de janeiro de 2020, por volta das 14h20, a criança deu entrada no Hospital Municipal de Parauapebas – HGP com sinais de abuso sexual e lesões cranioencefálicas. A menina chegou nos braços da mãe, Irislene Miranda, desacordada, sem pulsação e com traumas na região da cabeça, sob o pretexto de que havia caído da cama e batido a cabeça.

Ao realizar os exames, a equipe médica do HGP verificou que a criança estava com lesões no ânus e na vagina, correspondentes a conjunção carnal e atos libidinosos, com vestígios recentes e antigos. Ante a situação de abuso sexual, foi acionado o Conselho Tutelar e a autoridade policial.

Indagada sobre o ocorrido, Irislene Miranda relatou que havia saído para comprar carne em um açougue nas proximidades de sua residência, e ao retornar encontrou a filha deitada na cama, desacordada e com Deyvyd Renato, ao lado, bastante nervoso. Ao vê-la, o denunciado lhe entregou a criança no colo e pediu-lhe que lavasse as partes íntimas desta, pois estavam sujas.

 

O crime teria ocorrido na Rua Axixá, Bairro Liberdade II, numa residência alugada onde moravam o Deyvyd, Irislene e a criança. Testemunhas relataram que presenciaram com frequência hematomas no rosto da criança, assim como a presença de inchaços e marcas roxas. Além disto, enfatizaram que a criança possuía um temor evidente do padrasto.

A mãe revelou que ao negar-se a manter relações sexuais com Deyvyd Renato, este abusava sexualmente da menina. Irislene teria conhecimento e presenciava os abusos sexuais cometidos contra sua filha. O inquérito policial apontou que a genitora podia ouvir os choros da menina e os barulhos provenientes do abuso.

Sigilo

Ao apresentar a denúncia, a promotora Magdalena Torres solicitou à Justiça que o processo seja qualificado como sigiloso, diante da repercussão do caso, o que pode vir a gerar danos à instrução processual.

Vídeo: Diretor de empresa de transporte de aplicativo é agredido por mototaxistas em Marabá

Um motorista foi agredido por cerca de cinco mototaxistas na tarde desta terça-feira, 28, na avenida 7 de Junho, em Marabá Pioneira, distrito urbano do município de Marabá. A agressão ocorreu após uma manifestação de mototaxistas contra um representante de uma empresa de aplicativo de transporte, implantando na cidade.

A empresa Mab Way estava cadastrando motociclistas para implantar um serviço de transporte de passageiros na cidade. Após tomar conhecimento do cadastramento, cerca de 300 mototaxistas foram protestar em frente a empresa, local onde ocorreu a agressão contra um funcionário. Assista!

 

 

O diretor da empresa Mab Way, Robson Carvalho, diz estar amparado por lei para cadastrar motocicletas para operar na cidade. “Eu mandei um ofício para a Câmara Municipal de Marabá perguntado se é certo ou errado cadastrar motoristas para operar através e aplicativo e não obtive nenhuma repulsa. Tambem já estou conversando com o departamento municipal de trânsito para me respaldar”, disse o diretor da Mab Way.

A confusão foi contida por uma mototaxistas que conseguiu para os colegas de profissão. O diretor da empresa Mab Way foi até a delegacia prestar ocorrência contra a agressão.

Festa de Ludmilla tem polícia na porta e cantora grava depoimento; veja o vídeo

Ludmilla falou sobre a festa realizada em sua casa, que reuniu o rapper Tyga, modelos e deu até polícia. A intérprete de “Verdinha” disse que os eventos em sua residência, classificada por ela como “bafo”, sempre são assim. A cantora falou sobre as meninas que apareceram no instagram do astro internacional, e, além de defendê-las, avisou: “aquela foi a primeira de muitas” e que não vai parar de realizar as festas.

“O mal de vocês é achar que a vida da gente gira em torno de macho. O mal de vocês é achar que a gente precisa de macho para sobreviver e que precisa que eles estejam presentes para a gente dançar e rebolar a nossa raba. Acordem, século vinte e um”, disparou a cantora.Tyga mostrou a festa em seu stories no Instagram e fez questão de filmar as mulheres rebolando para ele de biquíni. A atitude do rapper foi alvo de críticas de alguns internautas.

Em outro vídeo, Ludmilla aparece cantando com uns convidados o seu sucesso, “Verdinha”, que faz uma referência à maconha.

Tyga deu uma passadinha antes na casa de Anitta, na Barra da Tijuca, mas preferiu se divertir mesmo no “Fervo da Lud”. Algumas modelos, que aparecem nos vídeos dançando enquanto o rapper gravava, foram contratadas de uma agência para a festa.

Antes disso, Lud contou como costumam ser as suas festas:

“A genta não costuma deixar entrar celular mesmo para a gente se sentir à vontade, ficar em casa, e se divertir e se jogar. Estou vendo um bando de gente chocada falando ‘gente, objeto e não sei o quê lá’… Objeto é o seu c#, você viu alguém sendo objeto de alguém?”, questionou a cantora, antes de continuar a falar sobre o evento em sua casa.

Algumas das modelos convidadas para o baile na entrada da casa de Ludmilla

” Você viu um bando de mulher, que paga as suas contas, que são donas do próprio nariz, rebolando do jeito que elas querem, amorzinho. Foi isso que vocês viram”, complementou Ludmilla.

A artista disse ainda que as festas em sua residência são sempre naquele clima, “com ou sem gringo”. Segundo ela, todos chegam vestidos nos eventos, mas, com o andar das comemorações “e o calor infernal”, além do fato de os convidados se sentirem à vontade, todos acabam tirando a roupa.

“Vai ficar de roupa por quê? Está com o corpo em dia… Vai ficar de roupa por que? Eu, hein”, afirmou.

“Ai o cara (Tyga) veio, começou a gravar e as meninas quiseram aparecer no instagram do cara, rebolaram dançaram. Em qualquer lugar do mundo as meninas dançam de calcinha e de biquíni e está tudo bem. Aqui no Brasil, vocês querem ficar xingando as minas. Parem de ficar subjulgando o que vocês tem por aqui”, afirmou a cantora.

Festa foi pela madrugada

Após gravar um clipe com Kevinho no Vidigal, no Rio, o rapper americano Tyga terminou a noite num baile funk promovido por Ludmilla. A cantora reuniu dezenas de pessoas em sua casa, na Ilha do Governador, e deu uma festa regada a muita bebida, funk e mulheres de biquíni fio dental rebolando.

Tyga mostrou a festa em seu stories no Instagram e fez questão de filmar as mulheres rebolando para ele de biquíni. A atitude do rapper foi alvo de críticas de alguns internautas.

O “Fervo da Lud”, como Ludmilla batizou seu baile funk, começou na beira da piscina, na área externa da mansão. O som alto incomodou os vizinhos, que chamaram a polícia. Uma viatura chegou ao local e pediu para baixar o volme do som.”

Jovens de Parauapebas participam de curso de empreendedor criativo

Cada vez mais cedo o brasileiro vem mostrando interesse em empreender. Para alcançar o objetivo profissional é preciso inovar, e a economia criativa ganha espaço. Em Parauapebas, jovens participaram de um curso com este tema.

“A gente vê muitas pessoas que tem a possibilidade mas não tem coragem de encarar. Mas temos que persistir porque tem muitos desafios e sempre vai ter alguém inovando”, afirma Maria José.

“O objetivo é fazer com que a juventude não só busque o seu primeiro emprego, mas conquiste o seu primeiro empreendimento. Empreender é uma capacidade natural de todos nós. Em Parauapebas nós já vemos isso”, explica o empreendedor, Ivan Oliveira, ministrante do curso.

O curso foi ofertado pela Prefeitura de Parauapebas por acreditar no potencial empreendedor dos jovens do município. Foram dois dias, 23 e 24 de janeiro, de muito aprendizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

“Parauapebas vive um bom momento econômico e a juventude tem um papel fundamental. E o governo municipal ofertou essas vagas para qualificar o jovem para o mercado de trabalho, capacitando, ensinando os caminhos para o sucesso”, afirma Werberth Silva, coordenador adjunto da Juventude.

Rayney Souza percebeu que tinha habilidade na gastronomia e resolveu investir nos hambúrgueres artesanais, mas com o diferencial de servir aos seus clientes, pães coloridos.

“É empreender, sempre inovando. A qualificação é muito importante e não devemos perder a chance de participar de oportunidades como esta”, reforça o empreendedor.

Homem é esfaqueado por mototaxista em Canaã dos Carajás

Samuel da Silva Bueno, 18 anos, foi esfaqueado com um canivete por um mototaxista na manhã desta quarta-feira (29), no centro de Canaã dos Carajás. O crime aconteceu volta das 5h da manhã.

De acordo com a esposa de Samuel, os dois haviam se desentendido. Chateada, a esposa decidiu chamar um moto táxi para ir embora, mas Samuel tentou impedir a esposa de subir na motocicleta, quando foi surpreendido pelo mototaxista que desferiu duas facadas em sua barriga com um canivete.

O acusado fugiu logo em seguida. A esposa contou que conhece o suspeito e que era a segunda vez que andava com o mototaxista, mas jamais suspeitou que ele andava com a arma. “Eu estou sem saber o que pensar, isso é um absurdo, uma pessoa que eu nunca imaginei na minha vida andar com um canivete. Nunca mais eu vou andar de moto táxi na minha vida” disse a esposa assustada.

Esposa da vítima 

Samuel foi levado para o Hospital Municipal, onde já passou por cirurgia e está em observação.

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil. Informações estão sendo apuradas para prender o acusado.

UEPA divulga listão dos aprovados no Prosel 2020 nesta quinta-feira (30)

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, da ratificação da sua base de dados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da publicação nacional do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), fará a divulgação do resultado do Processo Seletivo (Prosel) 2020, nesta quinta-feira (30), às 10h.

A Reitoria da Uepa receberá o público que deseja ter acesso físico ao listão, afixado em painéis que serão posicionados em frente ao prédio, às 10h, mesmo horário em que as listas com os nomes dos aprovados são entregues à imprensa e liberadas no site da Uepa. Antes disso, às 9h, o reitor Rubens Cardoso receberá os veículos de comunicação para uma coletiva, quando serão conhecidos os três primeiros lugares do vestibular 2020.

Calouros devem ficar atentos ao período de matrícula, que será do dia 4 a 7 de fevereiro. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro.

No total, a Uepa oferta 3.656 vagas, distribuídas em 28 cursos de graduação, com destaque para a graduação em Engenharia de Software, ofertada pela primeira vez nos municípios de Castanhal (30 vagas) e Redenção (30 vagas). No total, o Prosel reforça a presença de cursos da Uepa em 16 cidades paraenses, sendo 1.532 vagas ofertadas na capital e 2.124 no interior.

Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a candidatos cotistas, ou seja, que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública e optaram por concorrer a vagas para cotistas; e 50% para candidatos Não Cotistas. Para concorrer às oportunidades, os interessados devem estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019.

Enem

Estará automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel, o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2019 ou obteve nota inferior a 500 na Redação do Enem, numa escala de 0 a 1.000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Enem 2019 inferior a 500.

Ainda será atribuído um bônus de 10%, sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2019, aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente), ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado.

A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do processo e perderá o direito à vaga.

Concorrência

Para o Prosel 2020, entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 185 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Biomedicina também em Belém, com 101,33 candidatos por vaga, e o curso de Medicina em Marabá, com 92,20 por vaga.

Entre os não cotistas, o curso mais concorrido do certame é Fisioterapia em Belém, com 72,35 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo lugar ficou Medicina em Marabá, com 69,35 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 67,38 candidatos por vaga.

Matrícula

O período de matrícula de calouros será do dia 4 a 7 de fevereiro. O candidato do Prosel/2020 selecionado para as vagas nos cursos de graduação da Uepa deverá comparecer ao campus da Universidade no qual realizará o curso para o qual foi selecionado, a fim de protocolar a entrega das cópias dos documentos comprobatórios e obrigatórios, originais (para confirmação) e cópias, a saber:

a) Carteira de Identidade;
b) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);
e) 01 foto 3 x 4 recente (colorida);
f) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição, ou declaração de quitação eleitoral, emitida pelo site do Tribunal Regional Eleitoral;
g) Histórico Escolar do Ensino Médio;
h) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
i) Declaração de autenticidade emitida pela Coordenação de Documento Escolar (Codoe), da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), obrigatória aos candidatos que concluíram ou estão concluindo a última série do Ensino Médio, no Sistema de Ensino (escolas de ensino médio públicas e privadas) do Pará.
j) Comprovante de residência (recente e que contenha CEP).

Números do Processo Seletivo Uepa 2020

Total de vagas ofertadas: 3.656
Vagas cotistas: 1.828
Vagas não cotistas: 1.828
Cursos de graduação ofertados em 2020: 28
Total de inscritos: 83.035
Total de inscrições de candidatos cotistas: 57.648
Total de inscrições de candidatos não cotistas: 25.387

1. Prosel 2020 – Cursos mais concorridos (concorrência candidato/vaga)

1.1 – Cotista
Fisioterapia (Belém): 3.700 candidatos inscritos/ 20 vagas/185 candidatos por vaga.
Biomedicina (Belém): 1.520 candidatos inscritos/15 vagas/101,33 candidatos por vaga.
Medicina (Marabá): 1.844 candidatos inscritos/20 vagas/ 92,20 candidatos por vaga.

1.2 – Não Cotista
Fisioterapia (Belém): 1.447 candidatos inscritos/ 20 vagas/72,35 candidatos por vaga.
Medicina (Marabá): 1.387 candidatos inscritos/ 20 vagas/69,35 candidatos por vaga.
Medicina (Belém): 3.369 candidatos inscritos/50 vagas/67,38 candidatos por vaga.

Mais informações: Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa. Fone: (91) 3299-2216.

O Brasil e três temas que marcaram 2019

O Brasil assistiu a inúmeros acontecimentos de relevo ao longo do ano 2019. Entre estes acontecimentos, no entanto, pelo seu impacto internacional, alguns momentos merecem maior destaque. Venha conhecer as narrativas jornalísticas que marcaram o último ano e como isto influenciou a vida no Brasil ao longo do ano 2019.

A atualidade internacional é, hoje, mais rápida do que nunca. O mundo chega-nos de forma quase imediata, com todos os seus acontecimentos e novidades, modelando a forma como cada um de nós encara a vida.
Permanentemente atentos a estas novidades, notamos que algumas temáticas merecem, por parte dos mídia locais e internacionais, um particular enfoque. No caso do Brasil, em 2019, houve acontecimentos bem marcantes, relacionados com temáticas tão diversas como o meio ambiente, o esporte, o entretenimento, a economia ou a política.
As notícias de maior relevo têm um maior impacto na sociedade do que poderíamos pensar num primeiro instante e, por isso, não foram poucas as notícias que ultrapassaram a fronteira brasileira, ganhando expressão em outros países do globo.
Sabe quais foram os temas que marcaram o Brasil em 2019? Venha descobrir.

A Amazônia, o desmatamento e os incêndios

Os protestos e manifestações pelo mundo em nome da Amazônia e dos seus povos indígenas chegaram tiveram uma grande expressão nas principais cidades da Europa e até mesmo na Índia.
As políticas de exploração empresarial aplicadas por Jair Bolsonaro, o atual líder brasileiro, foram alvo de polêmica no mundo, sendo que os valores economicistas desse presidente foram acusados de gerar os vários focos de incêndio que devastaram a maior floresta tropical do mundo.
Apenas nos primeiros meses do ano, a floresta Amazônica terá sido alvo de mais de 60 mil incêndios, sendo que as imagens de satélite, apresentadas pela Nasa, ofereciam uma visão assustadora da dimensão desses fogos.
Essa foi uma das mais badaladas notícias internacionais sobre o Brasil.

Os protestos pela educação brasileira

O governo de Jair Bolsonaro voltaria a estar em foco internacional quando foram anunciados, no começo do ano 2019, os congelamentos de fundos para a educação no país.
Saindo às ruas, num número sem precedentes, o povo brasileiro lutou por melhores condições de ensino e também de trabalho – discutindo as questões relacionadas com a previdência social insuficiente, com o desemprego e com a precariedade salarial.
Greves e manifestações tiveram um impacto incrível, que chegou, pelos mídia, a todo o mundo, tornando-se um dos temas mais pertinentes do ano 2019.

Jogos online e a sua potencial regulação

Parte das promessas do atual líder em fase de campanha e de grande interesse para as operadoras internacionais, a legalização e a regulação dos jogos online no Brasil.
Atualmente, a lei que regula todas as questões dos jogos e apostas no Brasil está baseado numa lei antiga, repleta de proibições e que impede a correta tributação das estruturas digitais.
As mudanças no mundo dos jogos (i)legais e dos jogos online fez também parte inegável das narrativas no e sobre o Brasil ao longo de 2019.

Confira as vagas de emprego em aberto nesta quarta-feira (29) em Parauapebas

Está procurando emprego? Veja as oportunidades disponíveis no Sine hoje, 29. Para se candidatar, baixe em seu celular o aplicativo Sine Fácil ou se preferir, procure o Sine, que está localizado na rua 11, entre as ruas E e D – Cidade Nova. O horário de atendimento é de 8h às 14h.

É importante manter o cadastro atualizado no Sine. Para isso, basta acessar o portal: https://empregabrasil.mte.gov.br. Clique aqui e confira as vagas de hoje.

Deixe seu comentário