Pesquisar
Close this search box.

Batida de carro, espancamento e disparos de arma de fogo levam cinco para delegacia

Uma confusão generalizada, envolvendo batida de veículo, espancamento e disparos de arma de fogo, ocorrida no início da madrugada desta terça-feira (7), nas proximidades da antiga área do “Costa pra Rua”, em Parauapebas, culminou numa operação da Polícia Militar que levou para a Delegacia de Polícia Civil cinco elementos.

Os cinco homens envolvidos na confusão foram identificados como sendo Elson Lopes dos Santos, Rui Alberto Silva Santos, Kaio Wellington Almeida de Souza, Kelson Fernando Gomes Rocha e Rair Silva dos Santos.

Segundo relato da guarnição da Polícia Militar, composta pelo cabo Batalha e soldado Wallace, os policiais faziam ronda na Rua F, Bairro Cidade Nova, quando tomaram conhecimento de que estava tendo um tiroteio nas proximidades do antigo “Costa pra Rua”.

Ao se dirigir para o local indicado, a guarnição se deparou com os indivíduos Rui Alberto Silva Santos e Rair Silva dos Santos dentro do estabelecimento cheios de escoriações e muito assustados.

Questionados sobre aquela situação, os dois homens informaram que haviam sido agredidos por indivíduos desconhecidos, que efetuaram disparos de arma de fogo no local e se evadiram para rumo ignorado.

De acordo com testemunhas que presenciaram a confusão, durante o tumulto a arma de fogo após os disparos havia caído ao chão e foi apropriada por um homem que trajava jaqueta e short pretos, com aparência de índio e que, para fugir do local com a arma de fogo, efetuou disparos em direção às pessoas, vindo a atingir um freezer e um fogão de uma comerciante local.

Os policiais foram informados ainda no local que a confusão se deu por causa da colisão de veículo ocorrida na Rua 10, para onde a guarnição foi e abordou Kelson Fernandes Gomes Rocha e Caio Wellington Almeida de Sousa, causadores da violência cometida contra Rui Alberto e Rair Silva.

Por sua vez, o tenente PM Valdenor, em apoio à guarnição, capturou o suspeito que estava na posse da arma de fogo marca Taurus calibre 38 sem numeração e sem proteção da coronha, além de três estojos deflagrados calibre 38, Elcio Lopes dos Santos.

Com a identificação e detenção de todos os envolvidos na ocorrência, os policiais militares encaminharam os suspeitos e a arma de fogo à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxe.

Homem que estava desaparecido é encontrado degolado dentro de grota em Parauapebas

As autoridades policiais trabalham na linha de investigação de que ele foi morto através de briga entre facções criminosas, tendo em vista que um vídeo dele sendo interrogado foi feito antes de ser assassinado

Investigadores da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas abriram inquérito para apurar mais uma morte com requintes de crueldade na “Capital do Minério”.

Durante a tarde desta quarta-feira (8), populares informaram através do Centro de Controle e Operações (CCO) sobre um corpo que foi encontrado nas margens de uma grota que fica localizada no final da Rua 14, no Bairro dos Minérios, em Parauapebas.

Ao chegar no local indicado, os militares encontraram um corpo praticamente degolado de um homem identificado como Maicon Pinto Marques, natural de Viana (MA).

 

Imediatamente os homens da Polícia Militar informaram sobre a ocorrência à Polícia Civil, que se deslocou ao local e pediu o suporte do Instituto Médico Legal (IML) e Corpo de Bombeiros, que ajudaram a retirar o corpo do homem que estava dentro da grota. De acordo com informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, Maicon Pinto Marques foi encontrado morto com as mãos amaradas, de cueca e com uma camisa branca, a mesma que ele usava quando foi visto pela última vez.

Foto da vítima ainda em vida

 

Na terça-feira (7), a dona de casa Jaciane Costa Pereira registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, dando conta que o marido dela, Maicon Pinto Marques havia desparecido de casa no início da tarde de segunda-feira (6).

A mulher contou no comunicado à polícia que saiu para o trabalho e deixou o companheiro em casa e quando retornou o mesmo havia desparecido de casa, sem informar para onde ia.

Segundo ainda Jaciane Costa Pereira, ela foi informada por um vizinho que Maicon Pinto Marques ao sair de casa estava trajando camiseta branca com a foto de um irmão já falecido, chapéu colorido e uma bermuda.

Nesta quarta-feira (8), começou a circular pelas redes sociais um vídeo em que um homem com as mesmas características informadas por Jaciane estava sendo provavelmente interrogado por um integrante de facção criminosa, e infelizmente, o corpo foi encontrado nesta tarde em uma área do Bairro dos Minérios.

 

Servidores do Instituto Médico Legal (IML) se deslocaram ao local para fazer a remoção do corpo e outros procedimentos cabíveis para que depois seja liberado para velório e sepultamento por parte da família.

Indivíduos são presos com espingarda em motocicleta e maconha no bolso

Os indivíduos Ailton de Jesus Ribeiro e Raimundo Soares Santana foram detidos por uma equipe da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), conduzindo uma espingarda amarrada na garupa da motocicleta e uma porção de maconha no bolso. A ocorrência aconteceu por volta das 18h40 desta terça-feira (7) na Rodovia PA-160, próximo do Atacadão Macre, em Parauapebas.

Conforme relato da guarnição da GMP, os dois homens transitavam normalmente numa motocicleta marca Honda modelo XRE 150 Bros cor laranja placa OSX7872, quando foram abordados pelos guardas municipais.

 

Na abordagem aos suspeitos, a guarnição encontrou, além da espingarda de fabricação caseira na garupa da moto, duas munições intactas calibre 32 no bolso do condutor Ailton de Jesus e uma porção de maconha em forma de galhos retorcidos no bolso do garupeiro Raimundo Soares.

Diante da situação, os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil juntamente com a espingarda, as munições e o entorpecente, para as medidas cabíveis.

Sindicato dos Jornalistas do Pará divulga Nota de Repúdio pelo assassinato de “Chocolate”

Nota de Pesar e Repúdio pelo assassinato do jornalista Eranildo Ribeiro da Cruz

“A diretoria executiva do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sinjor-Pa e a Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) vem a público conjutamente expressar profundo pesar pelo brutal assassinato do jornalista Eranildo Ribeiro da Cruz, no distrito de Monte Dourado, do município de Almeirim (PA). As entidades se solidarizam com os familiares, amigos e colegas de Eranildo.

O jornalista popularmente conhecido como “Chocolate”, esteve a frente do jornal impresso “Tribuna Regional” com relevantes coberturas em assuntos de politica e movimentos sociais na região e no município Laranjal do Jari no estado do Amapá (AP). Eranildo era um militante social sempre solidário e amigo de todos e todas.

As entidades acompanham o caso em contato com os familiares e cobram uma investigação rigorosa do crime pela Polícia Civil.

O Sinjor-PA e a Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-PA reforçam sua solidariedade aos amigos e familiares de Eranildo da Cruz e repúdio a esta violência”.

 

Diretoria Executiva do Sinjor-Pa
Diretoria Regional do Tapajós do Sinjor-Pa (DRTap)
Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-PA

Após matar esposa, homem queima o corpo e coloca os restos mortais em saco de lixo

Miguel Bento Fraga Filho, foi preso pela polícia na noite de segunda-feira, 6, por ser suspeito de ter assassinado a própria esposa, Vanessa Rodrigues da Silva, de 31 anos. Depois de matar, Miguel teria queimado e escondido o corpo em um saco de lixo no quintal da própria fazenda. O caso ocorreu em Porangatu, em Goiás.

Desaparecida desde o dia 11 de agosto, após ter sido agredida pelo marido, em Porangatu, também no norte goiano, onde o casal morava. Segundo relatos da irmã da vítima, Vanessa que tentou entrar em contato com ela diversas vezes, por ligação e mensagens, mas sem nenhum retorno. No dia 16, a família decidiu procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. “Eu liguei e ela não atendeu. Daí, deixei uma mensagem dizendo ‘oi, cadê você?’. Como ela não respondia e não atendia, eu fui até a casa dela com meu irmão e acionei polícia. Os vizinhos me disseram que ouviram gritos dela pedindo por socorro na quinta-feira [12 de agosto]”, contou a irmã.

No mesmo dia, a polícia foi até a casa de Miguel Bento e encontrou arma e munição. Ele foi preso, mas pagou fiança e deixou a delegacia, antes de ter a prisão preventiva autorizada pela Justiça. Desde então, estava foragido e vinha sendo procurado por feminicídio. Em 27 de agosto, após várias buscas, o corpo de Vanessa foi encontrado na fazenda do marido, que fica em Novo Planalto, no noroeste de Goiás. Os restos mortais foram colocados em um saco de lixo no quintal da propriedade.

“Ele queimou ela e a colocou em dois sacos de lixo. Na porta da fazenda mesmo, no terreiro. A gente até foi lá antes, a polícia também. Vimos esse saco lá, mas nem imaginamos que se tratava do corpo dela”, contou a irmã da vítima.

Vanessa e Miguel estavam juntos há 15 anos e viviam um relacionamento conturbado. Há um ano, segundo a irmã, eles dormiam em quartos separados. Ela vendia celulares e trabalhava de casa, pois Miguel não a deixava trabalhar fora por ciúmes. Após buscas, a polícia encontrou o acusado, em São Miguel do Araguaia. Na abordagem, ele confessou o crime, foi preso e apresentado na delegacia de Porangatu.

Após subsídio do Cidade Jardim, moradores do Nova Carajás podem ser beneficiados

Por meio da Indicação nº 547/2021, apresentada na última sessão do mês de agosto na Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Joel do Sindicato (PDT) propôs ao governo municipal que conceda subsídio de assistência financeira aos moradores do Bairro Nova Carajás, diante do superendividamento em que muitos se encontram decorrentes do aumento dos valores das parcelas de seus contratos de compra de lotes firmados com a empresa Nova Carajás Construções e Incorporações Ltda.

Segundo o vereador, é de conhecimento da maioria dos vereadores que parte significativa da população residente no Bairro Nova Carajás encontra-se descontente, além de outros problemas, com o aumento considerado excessivo que anualmente sofrem seus contratos/parcelas dos terrenos adquiridos.

“Sem entrar no mérito da lide formada em torno das relações contratuais entre os moradores e a loteadora, entendemos que é necessária a intervenção do poder público municipal em favor das famílias residentes no referido bairro, visto que as condições em que se encontram exigem em regime de urgência uma solução que interrompa ou pelo menos atenue os impactos decorrentes da fragilidade econômica em que se encontram os moradores do loteamento Nova Carajás”, ressalta Joel do Sindicato.

Vereador Joel Alves

 

O legislador acrescenta que, assim como foram beneficiados muitos moradores do Bairro Cidade Jardim com recebimento de subsídio dessa natureza, os moradores do Bairro Nova Carajás preenchem os mesmos requisitos para serem alcançados pelas ações do Executivo municipal na concessão de subsídio de assistência financeira.

A indicação foi lida pelo autor e aprovada em plenário pelos demais vereadores, e agora ela será avaliada pelo Poder Executivo.

 

Equatorial Pará realiza cadastro para troca de geladeiras em Parauapebas

Seguem até a próxima sexta-feira, dia 10, os cadastros para o programa E + Geladeira Nova da Equatorial Pará, no município de Parauapebas, sudeste do Estado. O cliente terá a oportunidade de trocar uma geladeira antiga e ineficiente por um modelo novo e muito mais econômico. No total, serão sorteados 100 novos refrigeradores entre os cadastrados.

Para participar, o cliente precisa ser residencial, estar em dia com a conta de energia e ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica. O cadastro ocorre no Centro Comunitário Vale do Sol, localizado na Rua Jerusalém, Quadra 6 (entre as Ruas Pierre Rafael e Odilon Gomes), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. O sorteio está programado para o início do mês de outubro.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Anderson Torres, explica as vantagens de ter um eletrodoméstico novo em casa. “A geladeira é o único equipamento doméstico que nunca é desligado. Por isso, é muito importante que ele seja eficiente, oferecendo oportunidade para que o cliente economize na conta de luz. O objetivo da ação é ajudar as famílias a ter mais conforto e economizar”, explica.

GELADEIRAS MAIS ECONÔMICAS – As geladeiras disponibilizadas nas ações da Equatorial Pará possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, isso significa que elas podem ser até 40% mais econômicas se comparadas a um refrigerador velho, em mau estado de conservação e com as borrachas de vedação deterioradas.

Na ação, também será possível realizar troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes pela versão de LED, cadastrar nas tarifas social e rural de energia elétrica e negociar débitos em atraso com condições especiais.

Para garantir a inscrição no programa de tarifa social, o cliente precisa levar RG, CPF e o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado. Já para conseguir negociar os débitos em atraso, o morador deve ser o titular da conta de luz e apresentar documentos pessoais. Na troca de lâmpadas, será necessário levar até cinco lâmpadas em funcionamento para trocar pelo modelo de LED.

PARAUAPEBAS: PF presta apoio na segurança de evento que conta com a presença do vice-presidente Mourão

Nesta quarta-feira, 8 de setembro de 2021, a Polícia Federal (PF) realizou procedimentos para garantir a segurança e incolumidade do vice-presidente da República e de embaixadores de diversos países, os quais comparecem em eventos realizados nos municípios de Parauapebas-PA e Tucuruí-PA.

A preparação para o apoio na segurança desenrolou-se durante toda a semana e o dia de hoje contou com o apoio de diversos órgãos, entre eles o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Forças Armadas, PMPA, PCPA, DMTT, Bombeiros militares, SAMU, PRF e PF.

A ação teve como objetivo evitar qualquer ataque, ameaça ou risco à integridade física do vice-presidente. Assim, a PF empregou seus recursos e servidores para garantir a segurança das autoridades durante todo período, além de efetuar rigoroso e intenso controle de dados coletados por diversas vias disponíveis, com constante repasse de informações sensíveis ao GSI durante o planejamento e execução da missão.

 

A PF permaneceu de prontidão nos locais pelos quais as autoridades circularam, com a finalidade de efetuar os devidos procedimentos em caso de cometimento de crimes cuja atribuição seja dessa polícia judiciária.

Ação de segurança ocorreu sem intercorrências.

COVID-19: Curionópolis monta força-tarefa para vacinar adolescentes

Os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos estão sendo recebidos no Posto de Saúde Rio Grande do Sul, em Curionópolis, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. A vacinação deste público foi iniciada na segunda-feira (6), após o município receber a primeira remessa do imunizante da Pfizer.

No Brasil, a farmacêutica tem a única vacina contra o novo coronavírus com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas acima de 12 anos. O uso foi aprovado pelo órgão após análise dos estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicam segurança e eficácia para esse grupo.

Conforme Elizeth Abreu, secretária municipal de Saúde, foi montada uma força-tarefa especial para receber e aplicar a remessa de vacina, sendo estruturado um único local de vacinação devido aos protocolos da Pfizer para manutenção e distribuição, diferentes dos demais imunizantes.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado dos primeiros dias e com a grande procura dos adolescentes. Quero incentivar os pais e responsáveis a trazerem seus filhos e, assim, garantirem a imunização de toda a família”.

A dona de casa Raimunda Nonata não perdeu tempo e correu com a filha para o posto de saúde logo após ter sido informada sobre a chegada da vez dos adolescentes. “Fiquei sabendo e vim logo trazer ela. É muito importante que todos recebam a vacina e a gente fica muito feliz por ter chegado a vez deles”, diz.

Ela também foi imunizada no último mês e repassou o exemplo aos familiares. “Eu tomei e agora ela também está vacinada. A gente fica mais segura sabendo que esse vírus não vai pegar a família da gente”.

Para a próxima semana está prevista a entrega de mais doses da Pfizer para Curionópolis e, assim, será realizado um “Dia D” em Serra Pelada, voltado à vacinação do público adolescente da localidade.

Deixe seu comentário