Pesquisar
Close this search box.

Programa CNH Pai D’Égua inicia repescagem nesta segunda-feira (13)

Os candidatos selecionados no Programa Social CNH Pai D’Égua que não conseguiram efetivar a matrícula, terão uma nova oportunidade de se beneficiar do programa. Na próxima segunda-feira (13), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia o processo de repescagem. Ela será exclusiva para os candidatos que estavam agendados e não conseguiram finalizar o processo de matrícula.

Segundo o Detran, a repescagem é voltada tanto para quem faltou no dia agendado como para os que ficaram com pendência na documentação. O processo de repescagem já estava estipulado no edital do programa e acontece no período de 13 a 17, na sede do Detran, em Belém, e nas Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), no interior do estado.

O CNH Pai D’Égua é um programa do Governo do Estado que garante a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico. O objetivo é promover inclusão social, incentivando a geração de renda por meio do acesso à habilitação. “Trata-se de uma oportunidade única e indispensável para que os contemplados possam ter uma CNH a custo zero, uma vez que todas as despesas com autoescola e exames prático e teórico são pagas pelo Governo do Estado, via Detran”, explica a diretora geral do órgão, Renata Coelho.

Ao todo, 10 mil pessoas em todo o Pará estão aptas ao programa em 2021, de um universo de mais de 130 mil pessoas inscritas. Para o período da repescagem, o Detran alerta para que os selecionados venham ao órgão munidos da documentação necessária, exigida no edital do programa.

Para a diretora do Detran, o período de repescagem será importante para garantir que todos os selecionados possam usufruir do serviço oferecido pelo Estado. “O programa é uma das iniciativas sociais mais importantes do Governo do Pará, já que garante a inclusão social de pessoas que não podem custear a formação exigida pelos órgãos de trânsito para emissão da Carteira Nacional de Habilitação”, comenta Renata, convocando os candidatos para completar o processo. “Então, nós fazemos esse chamamento. Quem, por algum motivo, não se matriculou, venha ao Detran e aproveite essa chance de ter sua CNH de graça”, conclui.

1ª Exposição Tecnológica de Parauapebas é aberta e segue até sábado no CDC

Foi aberta de forma oficial na noite desta sexta-feira (10), nas dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC) a primeira edição da Exposição Tecnológica de Parauapebas (Expotec).

O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), através da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) segue até este sábado (11).

De acordo com Leandro Brandão, titular da Semmect, “a Expotec objetiva estimular e incentivar o conhecimento científico e tecnológico, assim como de oportunizar momentos de parcerias com foco no empreendedorismo e no desenvolvimento do município e região”.

Ao todo, foram montados 17 estandes com exposições de projetos de robótica; carro elétrico; painel solar; oficina de óculos de realidade virtual; e corrida de drones.

 

A primeira edição da Exposição Tecnológica de Parauapebas (Expotec) traz como uma das atrações um Robô gigante, que chama a atenção do público.

A programação de hoje será estendida até às 22h00, já no sábado, a programação começa às 9h00 e encerra às 20h00.

Polícia Civil de Parauapebas prende envolvidos em homicídio e tráfico de drogas

Durante as primeiras horas desta sexta-feira, 10, a Polícia Civil de Parauapebas, por meio da Divisão de Homicídios, deu cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas, contra Viviane Gonçalves de Freitas e Josielson da Costa Lima. A prisão dos envolvidos aconteceu na invasão do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas.

Segundo informações da Polícia Civil, a dupla tem participação no assassinato do jovem Saulo Vital Capim, ocorrido no mês de agosto, na Rodovia PA-160, em uma área conhecida como Parque Verde, sentido o município de Canaã dos Carajás, como foi noticiado AQUI.

 

Saulo Vital foi encontrado morto com perfurações de arma de fogo no dia 12 daquele mês, na ocasião, a vítima já estava em estado avançado de decomposição e estaria desaparecido há alguns dias.

PRISÃO EM FLAGRANTE:

Durante a prisão dos suspeitos do crime de assassinato, os investigadores encontraram dentro do imóvel de Viviane Gonçalves, diversas munições de arma de fogo, substância de maconha, além de uma quantia de dinheiro em espécie, uma balança de precisão, aparelhos celulares, rádios de comunicação, cadernos, relógios e três armas de fogo.

Na ocasião, Luan Vital Moura da Silva e Viviana Gonçalves de Freitas estavam no local e foram conduzidos para a 20ª Seccional Urbana de Policia Civil.

Além do crime de homicídio, Viviane Gonçalves e Josielson da Costa irão responder também por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Viviane Gonçalves e Luan Vital responderão somente pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Bairro Novo Brasil recebe “Gabinete Itinerante” do vereador Rafael Ribeiro neste sábado (11)

O vereador Rafael Ribeiro (MDB), criou o projeto que leva seu gabinete para as comunidades de Parauapebas. Desta vez o bairro contemplado com o “Gabinete Itinerante será o Novo Brasil, levando serviços sociais para a população e ouvindo as necessidades dos moradores para garantir melhorias a localidade.

O evento conta com diversos atendimentos como: Orientação jurídica, corte de cabelo, consulta de vista, castramóvel, emissão de carteirinha de estudante, elaboração de currículo, atendimento médico, atendimento com psicólogo, nutricionista, teste e vacina de covid-19, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, recreação infantil, sorteio de brindes e outros.

A segunda edição do “Gabinete Itinerante” acontecerá neste sábado (11), a partir das 08h no Bairro Novo Brasil, na Escola Sandra Maria. A ideia é levar serviços e atendimentos para a comunidade, além de ouvir as necessidades voltadas para a melhoria da estrutura do bairro.

Esta é a segunda edição do projeto, o primeiro aconteceu no dia 20 de novembro, no Bairro Nova Vida I, mais de 500 pessoas foram atendidas e 3 projetos de indicações foram aprovados na Câmara, sendo todas as proposições demandas apresentadas pela comunidade para levar maior segurança e infraestrutura a população que moram nos bairros Nova Vida 1 e 2.
“Na primeira atividade do Gabinete Itinerante, nossa equipe ouviu as maiores necessidades do bairro, e a partir disso apresentei a Indicação Nº 741/2021, Indicação Nº 740 / 2021 e o Requerimento Nº 38/2021, que foram aprovados na sessão do dia 23 de novembro em prol de mais qualidade de vida e bem-estar da população”, frisa Rafael Ribeiro.

A expectativa do vereador Rafael Ribeiro é que nesta segunda ação, que acontecerá no Novo Brasil, o público seja ainda maior.
“Eu quero convida os moradores dos bairros adjacentes e do Novo Brasil para comparecerem e utilizem de todos os serviços oferecidos, e quero ouvir a cada um dos moradores para saber o que o bairro necessita, para assim, melhorar ainda mais o bairro, com a criação de projetos que buscarão concretizar estas melhorias”, finaliza.

Festival de Cinema CurtaCarajás segue até sábado em Parauapebas

A noite da última quinta-feira, 9, foi de muita comemoração, em Parauapebas, para os profissionais que atuam no mercado audiovisual da região de Carajás. E foi no escurinho do cinema que os amantes da sétima arte puderam acompanhar a exibição do filme “Amazônia, Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta, que marcou a retomada do principal festival cinematográfico no Pará, o CurtaCarajás.

A sessão de cinema foi no Karajás Shopping, onde o público compareceu para esse momento bem especial. Antes do filme começar, a organização realizou uma breve cerimônia de agradecimento, com as presenças do prefeito Darci Lermen e da primeira-dama Viviane Lermen; do assessor de Comunicação da prefeitura, Vicente Reis; do diretor-geral do CurtaCarajás, Ivan Oliveira; e da diretora cinematográfica Fernanda Brito.

“É com muito orgulho que estamos hoje acompanhando a retomada desse grande festival do nosso município. Nós não vamos medir nem esforço nem recurso para que o CurtaCarajás se torne um grande evento nacional e, assim, fomentar a nossa economia e movimentar o turismo”, anunciou Darci Lermen, antecipando o total apoio da prefeitura para os 10 anos do CurtaCarajás, em 2022.

O evento contou ainda com a participação de Cláudio Feitosa, que era secretário municipal de Cultura à época do lançamento do CurtaCarajás, há nove anos.

A homenagem especial foi para o cinegrafista João Filho, carinhosamente chamado de “Pezão”, que recebeu das mãos do prefeito o troféu de menção honrosa do festival por sua importância para a memória da imagem e do som de Parauapebas.

Para Darci Lermen, Vicente Reis, Cláudio Feitosa e para o proprietário da HD Produções, Edinan Costa, foram entregues troféus de agradecimento pela parceria e apoio dado ao CurtaCarajás.

“Hoje, celebramos o retorno do nosso festival brasileiro, amazônico, paraense e parauapebense. Ver a realização de um festival como esse nos dá orgulho de dizer que somos uma cidade que fomenta a produção nacional de filmes independentes, que aposta no audiovisual como ferramenta de geração de renda e transformação social”, destacou Ivan Oliveira.

O apoio da prefeitura ao CurtaCarajás é o início de mudanças também na Comunicação da prefeitura, informou Vicente Reis, ao falar dos desafios que vêm pela frente: “Estou muito feliz de estar aqui, de ter ajudado nesse projeto. A gente entende que esse é o começo de grandes coisas. A Ascom está ligada nisso. Esse projeto é uma espécie de lançamento do Departamento Audiovisual que a Ascom vai criar ano que vem na produção cinematográfica”.

Programação do CurtaCarajás

A programação teve início quinta-feira, 9, com a oficinas “Linguagem de Cinema para Produção de Vídeos”, ministrada por Ivan Oliveira, “Direção de Fotografia”, com Fernanda Brito. As oficinas seguem até esta sexta-feira, 10, no auditório do Karajás Shopping.

Quanto às sessões de cinema, são gratuitas. Confira:

Nesta sexta-feira, 10, haverá exibição dos curtas a partir das 19h30

1-         Platô (18min)

2-         A galinha que burlou o sistema (15min)

3-         Roupa de baixo (14min)

4-         A melhor idade (15min)

Sábado, dia 11

1-         Oficina de Direção Fotográfica com Fernanda Brito (9h)

2-         Exibição do documentário “Expedição Rio Parauapebas, Conhecer para Conservar” (14h às 17h)

3-         Sessão de encerramento do evento às 19h

A história do CurtaCarajás

A criação do Labirinto Cinema Clube e a realização da sua primeira Mostra de Cinema, em 2007, agregaram pessoas e motivaram um movimento em Parauapebas de interesse pelo cinema. O resultado foi a concepção do projeto do Festival CurtaCarajás.

Em 2009, o projeto se concretizou e a primeira edição foi realizada, fruto da parceria entre o Labirinto Cinema Clube e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e passou a integrar o calendário de eventos culturais da cidade até 2016.

Ao longo das oito edições, o mundo do cinema foi vivenciado em Parauapebas, mostras itinerantes, workshops, palestras e oficinas impulsionaram profissionais a entrar e se qualificar na linguagem audiovisual.

Foram premiadas dezenas de filmes nos oitos anos de mostra competitiva, fomentando, dessa maneira, a produção audiovisual brasileira. Mais de três mil filmes foram recebidos ao longo das edições do CurtaCarajás, produzidos em diversas cidades do Brasil.

 

Prefeitura de Parauapebas emite Nota de Repúdio sobre indígena que sofreu estupro coletivo

A Prefeitura de Parauapebas manifesta seu repúdio a todo e qualquer ato de violência, e lamenta profundamente, o registro de estupro coletivo contra uma menina indígena de 13 anos no final de novembro.

Infelizmente nem sempre é possível evitar a dor física e mental em casos como este, e é por isso que ao longo dos anos trabalhamos incansavelmente junto aos órgãos públicos, instituições e entidades pelo avanço na construção e efetivação de políticas públicas que garantam direitos e empoderem o maior número de mulheres e meninas que sofrem todo tipo de violência há séculos, e em diferentes sociedades.

O município está atento, não aceita casos de violência sexual e não compactua com a “Cultura do Estupro”, termo que reforça a ideia de que situação é “natural” ou faz parte da cultura de um determinado povo/etnia. A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Parauapebas é umas das responsáveis pela investigação e nós estamos acompanhando de perto todas as etapas.

A garantia dos direitos das mulheres é uma das prioridades da gestão municipal. Atualmente, Parauapebas possui uma das melhores e mais completas redes de proteção do Pará, que entre outras ações, realiza, neste momento, a campanha 16 dias de Ativismo, uma mobilização mundial pelo fim da violência contra a mulher que já ocorre em mais de 160 países, e se tornou Lei Municipal em 01 de junho de 2020.

Nós reafirmamos o apoio à vítima e aos familiares durante todo processo. Vamos trabalhar permanentemente para extirpar situações semelhantes em nossa sociedade.

Adolescente de 16 anos é apreendido no Alto Bonito por comercializar drogas

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, por volta das 18h00 de quarta-feira (8), um adolescente de 16 anos de idade, por ato infracional análogo ao crime de tráfico de entorpecente.

O mesmo foi apreendido quando a GM se encontrava em rondas nas proximidades do Residencial Alto Bonito, instante em que foi informada por um cidadão que nas proximidades do Centro Comunitário teria um indivíduo comercializando entorpecentes.

Mediante a denúncia, a guarnição da ROMU se dirigiu ao local, onde observou a presença do adolescente com as mesmas características informadas, que davam conta que o suspeito teria uma tatuagem no braço e estaria usando camisa branca.

Abordado e revistado, foi encontrado com o menor infrator uma trouxa em papel filme com substância de maconha pesando aproximadamente 43.6 gramas e R$ 120,00 em espécie, além de uma balança de precisão.

Indagado sobre a procedência do entorpecente, o mesmo teria confessado ser o dono e que seria para comercialização. Em ato contínuo, o adolescente foi conduzido e apresentado na unidade policial para realização dos procedimentos legais.

Guarda Municipal recupera no Bairro dos Minérios moto que foi roubada no Cidade Jardim

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Municipal de Parauapebas, recuperou na manhã desta sexta-feira (10), uma motocicleta Shineray, preta, que havia sido roubada no dia 04 deste mês, no Bairro Cidade Jardim.

Segundo informações da GM Rafaela, a recuperação do veículo aconteceu em uma área de mata nas proximidades do CRAS, no Bairro dos Minérios, na ocasião, a moto estava sem as rodas e coberta por uma lona preta.

Segundo ainda a GM Rafaela, o local aonde foi encontrado o veículo é bastante frequentado por criminosos, inclusive nesta última quinta-feira (9), agentes do Grupamento Canil prenderam uma quadrilha pelo crime de tráfico de drogas.

Em conversa com nossa equipe de reportagem, a proprietária da motocicleta agradeceu trabalho dos guardas municipais. “Conseguir recuperar minha moto, graças a Deus e ao pessoal da ROMU”, conta a vítima.

Maçonaria inaugura neste sábado (11) monumento na entrada de Parauapebas

Quem passa pelo cruzamento do PA-160 com a PA-275 pode ver um monumento que mescla um compasso e um esquadro. A escultura é um símbolo maçônico, instalado pela loja Lealdade e Justiça n°61, será inaugurada neste sábado, 11.

A Maçonaria, como toda instituição fraternal, é um sistema filosófico e espiritual, com a finalidade de buscar a igualdade e a solidariedade entre os povos sem fazer distinção de raça, religião, ideais políticos ou posição social.

O monumento que entrelaça o esquadro e compasso simbolizam a materialidade e a espiritualidade, representam a retidão do homem, seu aperfeiçoamento e a prevalência do espírito sobre a matéria. Unidos, esquadro e compasso mostram a associação indispensável e fundamental entre o mundo espiritual e o mundo material.

A Maçonaria cumpriu um papel decisivo em grandes mudanças de rumo históricas na sociedade brasileira, como a declaração de Independência, o fim do sistema escravagista e a proclamação da República. E ainda pode, no momento atual, dar sua contribuição para que o próximo processo eleitoral não seja dominado pela cultura do ódio.

Historicamente, a Maçonaria tem sua origem no período Medieval, na Europa, nos séculos XII e XIII. O nome “loja”, como é chamado o local dos encontros, deriva de outros idiomas, como o inglês, lodge, e o francês, loge, e designa uma espécie de alojamento para trabalhadores.

O historiador Alexandre Karsburg explica que elas surgiram como uma corporação de ofício, composta por pedreiros (em françês, maçon), arquitetos e engenheiros, que detinham conhecimentos sobre construção. “As técnicas eram transmitidas sempre de geração para geração, não de pai para filho, e eles poderiam escolher uma pessoa que aprenderia como construir os grandes prédios”, diz. Daí os famosos esquadro e compasso, símbolos da Arquitetura, presentes na Maçonaria.

Uma das principais características da maçonaria é a busca pela perfeição, tendo como instrumentos seus valores éticos, o equilíbrio e a vida correta, a medida de um ser justo e o símbolo do próprio Deus, com seu olho onisciente.
A fraternidade maçônica reúne homens de variadas formações culturais, sociais e morais, e desempenha o seu papel na sociedade com pureza, lisura, dignidade e honestidade.

A escultura, de três metros de altura, está localizada em ponto estratégico da cidade e já está disponível para visitação.

Covid-19: Parauapebas atinge 70% da população vacinada com duas doses

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Parauapebas já vacinou 124.279 pessoas com as duas doses necessárias contra a covid-19, o que representa 70,5% da população em geral.

O município já cumpriu todas as etapas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação do público geral, acima de 18 anos, além dos adolescentes de 17 a 12 anos. No total, já foram aplicadas 307.418 doses de AstraZeneca, Coronavac, Pfizer desde o início da campanha em 19 de janeiro deste ano.

“A marca de 70,05% da população imunizada com as duas doses é muito significativa para a cidade. Parabenizo os servidores envolvidos neste processo, a cada um que vem se doando com responsabilidade e amor para garantir que Parauapebas esteja cada vez mais distante da covid-19”, declarou o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

“ Vale ressaltar que a vacina só tem sua eficácia completa quando feita a segunda aplicação. Portanto se chegou a data de tomar a segunda dose, é preciso que as pessoas procurem um dos pontos de vacinação para concluir o ciclo vacinal. Mesmo alcançando esse percentual ainda temos 58.860 faltosos e é importante que eles compareçam aos postos de vacinação”, argumentou o titular da Saúde.

De acordo com diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira, o município oferece vacinação em diversos pontos e horários para que a população possa garantir sua imunização.

“Parauapebas conta com vários pontos de vacinação, para que a população seja contemplada com as duas doses e isso reflete positivamente em nossos números. Ao logo de toda campanha, sempre buscamos locais e horários que possam facilitar a busca pela vacina. É importante reforçar que, a imunização só estará completa com as duas doses da vacina”, destacou a Michele.

Para que a população fique sempre informada sobre os postos de vacinação a divulgação é feita nos veículos oficiais da Prefeitura.

Reforço

Desde o dia 06 de outubro, a Prefeitura começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Atualmente, estão sendo contemplados pessoas acima de 18 anos, que tenham tomado sua segunda dose há 5 meses. E imunossuprimidos (28 dias após a segunda dose).

Pontos de vacinação (13 a 17 de dezembro) – População em geral

1ª Dose: para a população geral, acima de 12 anos;

2ª Dose: para todos que estão atrasados com a segunda dose e para quem já tomou a primeira dose de Pfizer há 6 semanas e Astrazeneca há 8 semanas.

3ª Dose (dose de reforço): pessoas a cima de 18 anos que tenham tomado sua segunda dose há 5 meses. E imunissuprimidos (28 dias após a segunda dose)

07h às 16h

UBS VS-10;

UBS Minérios;

UBS Rio Verde;

UBS Novo Brasil;

UBS Liberdade 1;

UBS Cidade Nova;

UBS Nova Carajás;

UBS Casas Populares;

UBS Guanabara

16h às 21h – Câmara Municipal

 

Caixa começa a pagar Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (10) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1.

Medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 7, antecipou o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil. O instrumento criou um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de R$ 400. Ou seja, cada família receberá, no mínimo, R$ 400.

Segundo o Ministério da Cidadania, do total de 14,5 milhões de famílias atendidas em novembro pelo novo programa social do governo federal, 13 milhões recebiam menos de R$ 400. Em novembro, o valor médio do Auxílio Brasil foi R$ 224,41.

Calendário

As datas de pagamento seguem o modelo do antigo Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. Em dezembro, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até 23, com a antecipação do calendário regular em uma semana.

NIS final 110 de dezembro
NIS final 213 de dezembro
NIS final 314 de dezembro
NIS final 415 de dezembro
NIS final 516 de dezembro
NIS final 617 de dezembro
NIS final 720 de dezembro
NIS final 821 de dezembro
NIS final 922 de dezembro
NIS final 023 de dezembro

 

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Benefícios básicos

O novo programa social tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Komatsu e SENAI realizam aula inaugural de programa de capacitação para mulheres

Desenvolvido pela Komatsu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará), o Programa de Imersão Komatsu (KIP) Feminino, que visa à qualificação exclusivamente de mulheres para o ingresso no mercado de trabalho no setor da mineração, teve início na última sexta-feira (3).

Foram mais de 4 mil candidatas inscritas para esta primeira turma, das quais 25 foram selecionadas para participar do curso, que tem duração de três meses e fomentará o conhecimento em manutenção preventiva, motores, hidráulica e elétrica. Além disso, as alunas terão a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento dos equipamentos de minas, como caminhões, carregadeiras de grande porte e escavadeiras.

As participantes do programa também receberão uma bolsa para o auxílio na locomoção e alimentação durante os estudos e, posteriormente, poderão concorrer a vagas de emprego na Komatsu. “Sabemos o quanto as mulheres são guerreiras e entendemos que devem ser dadas oportunidades para que brilhem e conquistem o que almejam. O KIP Feminino surgiu com o propósito de ampliar o espaço da mulher no mercado de trabalho, em especial no segmento da mineração, além de valorizar os resultados gerados por elas. Temos orgulho por sermos a empresa a liderar esse projeto tão importante”, explica Ideraldo Soares, gerente de Treinamento da Komatsu.

As aulas práticas e teóricas ocorrem no SENAI do município de Parauapebas. Para o diretor dessa unidade, o projeto com o Komatsu é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. “Sentimos muita honra em poder fazer parte dessa iniciativa, sabendo da nossa responsabilidade de entregar a melhor capacitação profissional possível para essas mulheres, potencializando suas chances no mercado de trabalho. Nos entusiasmamos com iniciativas como essa, que gera oportunidades na região e muda a vida das pessoas”, destaca Carlos Felipe Francês, diretor do SENAI Parauapebas.

Durante a aula inaugural, estiveram presentes várias personalidades do município de Parauapebas como Edileide Batista, secretária da Mulher; José Braz, diretor do SINE; Mariano de Souza, secretário de Desenvolvimento; Edimar Rodrigue, coordenador da CETER; e Carlos Felipe Francês, diretor do SENAI Parauapebas.

Conquistas e independência

“Estou muito emocionada com a oportunidade oferecida às cidadãs de Parauapebas. É motivo de alegria ver o espaço que as mulheres estão conquistando no mercado de trabalho, tendo em vista que esse avanço irá refletir no ciclo de violência doméstica. A partir do momento em que conquistam sua independência, há uma tendência de saírem desse ciclo de abusos. Que outras empresas se espelhem nesse projeto tão significativo da Komatsu”, comentou Edileide Batista, secretária da Mulher do município.

José Braz, diretor do SINE, enfatizou que a Komatsu está fazendo um excelente trabalho em parceria com o SINE e SENAI. “É notório que as empresas da região dão preferência para a contratação de homens, logo as oportunidades de emprego para as cidadãs de Parauapebas são exacerbadamente baixas. A Komatsu percebeu essa escassez e, sendo uma empresa visionária, beneficiou a comunidade feminina de Parauapebas com esse programa de capacitação”, afirmou.

Beatriz Souza Rodrigues foi uma participante especial da aula inaugural e teve a oportunidade de contar sobre sua experiência em outro projeto de qualificação da Komatsu, o KIP Comunidade. Há um ano, participou do programa e em seguida já foi contratada pela empresa. Hoje, trabalha como analista de Serviço diretamente com as carregadeiras L2350 e L1850. “Em minha trajetória profissional, enfrentei o preconceito por ser mulher em uma área em que a maioria dos trabalhadores é formada por homens. Sou muito grata pela oportunidade e suporte da Komatsu, que foi a responsável por eu não desistir da minha carreira”, contou, emocionada.

Ane de Alessandra Nascimento, uma das alunas do KIP Feminino, ressaltou que a busca por uma carreira é um grande desafio. “Sinto-me privilegiada por participar deste projeto. Estou exatamente no lugar que queria estar, já que tenho formação profissionalizante na área de mecânica. Tenho certeza de que o KIP Feminino vai alavancar o mercado de trabalho para as mulheres na mineração”, avalia.

Sobre a Komatsu 

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.

Sobre o Senai

Instituição de direito privado, mantido e administrado pela indústria, o SENAI é a maior instituição de educação profissional da América Latina, presente em todos os Estados do Brasil. No Pará desde 1953, já formou mais de 1 milhão de pessoas para o mercado de trabalho. Atualmente possui 14 unidades fixas e 15 unidades móveis, ofertando mais de 200 diferentes cursos, presenciais e a distância, com foco em 20 grandes áreas da indústria. Por meio dos Serviços Laboratoriais e de Tecnologia e Inovação, o SENAI visa a melhoria dos processos produtivos e produtos, visando contribuir para aumentar a competitividade das indústrias. O SENAI Pará também conta com um Instituto de Inovação que trabalha em rede com pesquisas aplicadas para o setor mineral.

Helder Barbalho visita Parauapebas hoje e assinará convênio para desenvolvimento da agricultura familiar

Governo do Estado e Prefeitura Municipais, assinarão convênio às 18h00, em Parauapebas, nesta sexta-feira (10), para o repasse, pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), de 3 tratores. Um para cada município contemplado com esta parceria de estímulo à agricultura familiar da Região do Carajás.

Os municípios são: Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

A assinatura do termo ocorrerá no Parque de Exposições Agropecuárias de Parauapebas. O governador Helder Barbalho estará presente à programação, além do secretário interino da Sedap, Giovanni Queiroz, e do secretário-adjunto do órgão, Lucas Vieira.

Coluna do Lima Rodrigues – 10 de dezembro de 2021

Conexão Rural rastreia a origem de alguns  produtos consumidos no Pará

Você sabe de onde vem o produto que você consome? Você sabe onde e como foi plantado o tomate que você adquire no supermercado? Você sabe de onde vem a cebola, maçã, a batata e o tomate que você compra para sua família?

Para responder estas e outras perguntas, em comemoração aos 10 anos de existência (18 de dezembro), o Conexão Rural está produzindo uma série de reportagens especiais que serão veiculadas no programa em dezembro deste ano e ao longo do ano de 2022. A série de reportagens mostrará a origem de produtos (frutas e verduras) consumidos no Pará.

Segundo ele, ano que vem o Conexão Rural visitará a região de Petrolina, em Pernambuco, onde são produzidas a maioria das frutas consumidas em Parauapebas, além da produção e colheita de maçã, pêssego e ameixa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este projeto, que faz parte das comemorações dos 10 anos do Conexão Rural, só está sendo possível graças à parceria que temos com o Atacadão Macre, que tem lojas em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara e Redenção. Agradeço ao empresário Júnior Boeri, diretor do Atacadão Macre, por acreditar na potencialidade e na credibilidade do Conexão Rural, a voz do campo na TV.

1.370km

Nesta primeira viagem, para fazer as reportagens sobre a produção de maça, cebola, batata e tomate, a equipe do Conexão Rural saiu de Parauapebas de carro até Marabá (165km), embarcou em um avião para Belém, depois para Campinas (SP) e em seguida para Maringá (PR). De Maringá, como apoio do empresário Eder Demari e de seu sobrinho Paulo Otávio Tutis, a equipe percorreu de carro 1.370km, visitando sete municípios, seis no Paraná: Guarapuava, Palmas, São Mateus, Antônio Olinto e Reserva, e um em Santa Catarina: Água Doce. Reserva é dos maiores produtores de tomate do Paraná.

Cebola

Iniciamos no sábado (4) em Guarapuava (PR) a série de reportagens sobre a origem de produtos (verduras e frutas) vendidos no Pará, especialmente em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara e Redenção. Começamos mostrando a produção de cebola do empresário Matheus Wolbert, do Grupo W3, que atua em diversos setores do agro, incluindo a pecuária em Roraima. Mostramos todo o processo de limpeza, seleção e embalagem da cebola produzida pelo Grupo e vendida para o Pará. “Além do Pará, temos clientes também em Imperatriz, no Maranhão”, disse ele.

Lima Rodrigues entrevistou o empresário Matheus Wolbert, do Grupo W3, de Guarapuava (PA), que produz cebola e vende para o Pará e o Maranhão

 

Água Doce

No domingo (5), prosseguimos o trabalho em Água Doce, Santa Catarina, na divisa com o município de Palmas, no Paraná. Lá, gravamos no Pomar Céu Azul com o produtor Paulo Henrique Peterle,  e com o filho dele, Paulo Otávio Tutis, sobre produção de maçãs Fugi e Gala vendidas e consumidas no Pará.

Antônio Olinto

Na segunda-feira (6) pela manhã, a nossa reportagem foi bem cedo à lavoura do produtor Marcelo Paulin, na Vila Espigãozinho, no município de Antônio Olinto, na divisa com o município de São Mateus, no Paraná. Lá, fizemos matéria sobre a colheita da batata.

Reserva

Na segunda-feira à tarde, no município de Reserva,  encerramos a primeira fase da série de reportagens especiais sobre  Rastreabilidade de Alimentos – Do campo à mesa. Visitamos o Sítio Águas Claras, do produtor Everaldo Bueno que planta 20 mil pés de tomate. Entrevistamos também o empresário Eder Demari, responsável pela logística e venda da maioria dos tomates enviados para o Pará.

O empresário Eder Demari, que também concedeu entrevista para o programa Conexão Rural, é o responsável pelo transporte de frutas e verduras para o Pará, direto de Reserva e Maringá, no Paraná

 

Conexão Rural – 10 anos

A série faz parte das comemorações dos 10 anos do Conexão Rural (18 de dezembro) e tem o patrocínio do Atacadão Macre, onde inteligente é comprar barato.

Programa Desenvolverdes é implantado em Paragominas, no Pará

Uma pequena fazenda a sete quilômetros de Paragominas, foi inspiração para o Projeto Desenvolverdes, que surgiu a partir de uma ideia do pecuarista pioneiro na região, Mauro Lúcio. Ele idealizou uma forma de promover o desenvolvimento de pequenos pecuaristas, e com o apoio da secretaria de Assistência Social e de outras secretarias da prefeitura municipal, incluindo as de Agricultura e do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto é levar conhecimento e acompanhamento aos pequenos produtores rurais para que eles consigam produzir com qualidade, aproveitando bem suas propriedades, preservando o meio ambiente, mas sem esquecer de outros pilares de suas vidas: pessoal, familiar, espiritual, cognitivo, entre outros. A meta é acabar com o assistencialismo e transformar a pecuária dos pequenos produtores em lucratividade, aliado ao desenvolvimento social.

O projeto começou pela verificação dos resultados do produtor Wagner Targa, o Waguinho, que são satisfatórios, conforme ele mesmo explicou em entrevista ao programa Conexão Rural. “Minha vida mudou muito depois que passei a fazer parte do Projeto Desenvolverdes”, disse Vaguinho.

Questionário

O pecuarista Mauro Lúcio e a secretária de Assistência Social de Paragominas, Amanda Purger, informaram que inicialmente foram selecionadas dez famílias na Colônia Três Lagoas, após visita à região e o preenchimento de um questionário com 29 perguntas sobre o dia a dia deles e o que eles gostariam de

ter na propriedade para produzir mais e ter mais ganho e aumento de renda, mesmo tendo um rebanho reduzido e área considerada de pequeno porte.

Tailândia

Alguns dias após nossa visita à fazenda do Vaguinho, o pecuarista Mauro Lúcio; o prefeito de Paragominas, João Lucídio Paes; a secretária de Assistência Social, Amanda Purger;, o secretário de Agricultura, Renan Ohse, e o secretário de Meio Ambiente, Roberto Gambim, deram início à primeira fase do projeto, na Fazenda Marupiara, do pecuarista Mauro Lúcio, no município de Tailândia, também no Pará.

Lá, os produtores rurais ouviram palestras sobre pecuária, confinamento, piquetes e como obter produtividade com lucratividade, preservando o meio ambiente.

Sebrae

A secretária de Assistência Social, Amanda Purger, anunciou que “em breve os pecuaristas serão visitados para ser elaborado o Plano de Negócios, juntamente com muitos parceiros e voluntários, entre eles o SEBRAE”.

O prefeito João Lucídio Paes, disse que “a meta é beneficiar o maior número de pequenos produtores rurais de Paragominas, há muito tempo considerado o município Verde do Brasil”.

Destaques do Conexão Rural

O Projeto Desenvolverdes implantado em Paragominas e a primeira reportagem da série Rastreabilidade de Alimentos – do Campo à Mesa sobre a produção de cebola e maçã no Paraná e em Santa Catarina, além do lançamento da FAP Conhecimento,  que ocorrerá de 15 a 19 de dezembro em Parauapebas (PA) são os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana.

A FAP Conhecimento faz parte da programação da Feira de Agronegócios de Parauapebas, promovida pelo Sindicato Rural da cidade – Siproduz.

“A FAP Conhecimento, que acontecerá no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, do dia 15 a 19 de dezembro de 2021, vem para potencializar, aproximar e valorizar o agronegócio e abrir as portas do crescimento através do conhecimento, aprendizado e investimento em pessoas. Nesse período, serão realizadas diversas palestras e oficinas que têm como o objetivo capacitar os pequenos e médios produtores, além da permanência dos grandes produtores já consolidados” destacou a presidente do Siproduz, Graziele Ribeiro, durante o lançamento da FAP Conhecimento dia 3 de dezembro no tatersal da Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto em Parauapebas..

Deixe seu comentário