Pesquisar
Close this search box.

Parque Zoobotânico de Carajás estará fechado na “sexta-feira santa” (15)

Nesta sexta-feira, 15 de abril, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) estará fechado. Na data, a portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pela emissão de autorização de acesso à Floresta Nacional de Carajás, não estará funcionando em virtude do feriado da Semana Santa. A visitação será retomada, normalmente a partir do sábado, das 10h às 16h.

Localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, unidade de Conservação Federal gerida e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conservada com o apoio da Vale, o Parque tem aproximadamente 30 hectares de área, sendo que cerca de 70% é de floresta nativa.

Além de espaço para visitação, onde é possível ver espécies da fauna e flora amazônica, o PZV desenvolve programa voltado à reprodução em cativeiro de espécies do bioma amazônico e que estão ameaçadas de extinção. Já foram alcançados importantes resultados, como o nascimento de filhotes de ararajuba, onça-pintada e harpia.

Atualmente, o Zoobotânico abriga aproximadamente 360 animais, distribuídos em mais de 70 espécies de aves, mamíferos e répteis, incluindo algumas raras ou ameaçadas de extinção, como o gavião-real, ararajuba, onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú.

Trânsito de acesso à Praça da Bíblia será fechado para o evento de Páscoa

Nesta terça-feira, 12, a partir das 14h, o trânsito de acesso à Praça da Bíblia será fechado. A interdição ocorre para a realização da programação do Eco Páscoa, evento que será realizado pela prefeitura até o próximo domingo, 17.

O trânsito será liberado apenas para os moradores da área.  Para o visitante acessar à Praça da Bíblia nesse período, a Secretaria de Turismo vai disponibilizar transporte para descida e subida.

A equipe do Departamento de Trânsito estará no local para orientar motoristas e pedestres.

Corpo encontrado com cabeça decepada em Parauapebas é de jovem de 26 anos de idade

Foi identificado como sendo de José Roberto Silva Pinheiro, 26 anos, o corpo encontrado no último sábado (9) em uma área de mata no Bairro São Lucas II, em Parauapebas.

Na ocasião, o cadáver foi achado por uma equipe da PM, lá o corpo estava decapitado e com o tórax aberto, ferimento possivelmente causado por facão.

O corpo só foi identificado na manhã desta segunda-feira (11) após familiares verem postagens em veículos de comunicação referentes ao caso. A esposa da vítima compareceu na delegacia no domingo (10), entretanto, somente nesta segunda-feira foi realizada a identificação oficial no Instituto Médico Legal (IML).

Ouvida pela reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, a viúva de José Roberto, Elen Jane, afirmou que ele era uma pessoa de boa índole, uma vez que não teria inimizades e era ótimo companheiro, sendo que por onde andava, estaria em sua companhia. Segundo ela, José Roberto saiu na sexta-feira (8) para trabalhar em um depósito na VS-10, e quando deu 18h00 ele teria avisado que já estava indo para casa, entretanto, não chegou. Ela afirmou ainda que em seu conhecimento, ele não usava drogas, apenas bebia controlado.

José Roberto estaria em sua motocicleta Honda Pop 110, preta, que não foi encontrada pelas autoridades, bem como seu aparelho celular.

VÍDEO: Elemento que pichou CV em viatura da Polícia Civil é morto no Pará

Werliton Jhonatan Pantoja Carneiro, o JP, morreu na manhã do último domingo (10), durante uma intervenção policial na Rua Hamilton Costa, Bairro Novo Horizonte, em Goianésia do Pará.

Segundo informações, o delegado plantonista Melquisedeque, teria recebido uma informação anônima referente um suspeito de alta periculosidade que estaria ameaçando moradores das proximidades de sua residência, uma vez que seria o “comandante” do bairro referente ao comércio ilícito de drogas daquela região, além de ser o responsável por “manter a ordem na comunidade”, bem como ele estaria vendendo drogas na localidade.

Diante dos fatos, a equipe solicitou apoio de uma guarnição da Polícia Militar, e ao chegarem no local, os policiais avistaram Werliton Jhonatan na frente do imóvel, no entanto, ele teria corrido para o interior da casa, momento em que os agentes avançaram e ao entrarem pelo portão escutaram disparos de arma fogo, uma vez que JP teria atirado em direção aos policiais, entretanto, sua injusta agressão foi revidada e ele foi baleado na região do tórax. Por ainda estar respirando bastante ofegante, uma guarnição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  encaminhou o suspeito até uma unidade hospitalar mais próxima, entretanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Na residência do suspeito teria sido encontrado cerca de 70 gramas de cocaína e maconha, além de um revólver que teria sido utilizado por ele.

JP seria também o autor de um ato de vandalismo contra uma viatura da Polícia Civil do Pará. Na ocasião, o veículo foi pichado com as iniciais de uma facção criminosa. Nas imagens, o criminoso usa um grafite da cor vermelha, realiza o crime e chega a até a se identificar. “Salve salve, família. JP na voz. Mais respeito, mano”, disse o suspeito no vídeo.

Ação Mais Saúde leva atendimentos aos moradores do Vale do Sol

Regularizar o cadastro no CadÚnico e garantir a atualização da caderneta de vacinação das crianças esteve entre as prioridades do dia para a dona de casa,  Francilene de Oliveira Santos, que é moradora do Residencial Vale do Sol e alega estar sempre atenta a programação das ações no Centro Comunitário do bairro.

“É muito gratificante porque muitas vezes a gente está muito ocupada, não pode ir ao posto de saúde, e aqui já é de casa, é da gente”, afirma a moradora. Os atendimentos disponibilizados são elaborados em um plano participativo, que conta com a colaboração dos moradores.

“No início do ano a gente fez o planejamento participativo com essas lideranças comunitárias e lá foi apontada a necessidade de ações de saúde que pudessem alcançar o bairro. E a gente está fazendo a realização dessas atividades a partir dessas demandas”, explica a assistente social do Prosap no Vale do Sol, Camila Aragão.

A realização de todas as ações conta com a parceria também de diversas secretarias da rede municipal. Dessa vez foi possível disponibilizar os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Cras do bairro Tropical, e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A comunidade teve acesso a consultas com clínico geral, oftalmologista, testes rápidos de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite B. Além de vacinas, remédios e o exame de Prevenção do Câncer no Colo do Útero (PCCU) para as mulheres, com a Unidade Móvel Ginecológica.

A moradora Maria Lima aproveitou o sábado de atendimentos para levar a mãe idosa para consultas médicas. “Ela estava precisando trocar os óculos e passar com o clínico porque ela estava com muita dor nas pernas. É de uma extrema importância para comunidade Vale do Sol ações como essas. Muitas pessoas não têm como ir atrás dessa questão de oftalmologista, ter o atendimento aqui é um avanço pra nossa comunidade”, avalia.

Atendimento aos finais de semana

“Visando fortalecer a autonomia da própria comunidade, a gente faz essas parcerias para que eles possam ter acesso aos serviços públicos.  A gente sabe que aos finais de semana existe uma disponibilidade maior, então, tentando alcançar o maior número de moradores possível do bairro, a gente também trabalha aos sábados, domingos e feriados”, ressalta Camila.

Informação confirmada pela enfermeira Catiane Sousa Alves, que faz parte da equipe de atendimento da Unidade Móvel Ginecológica, “a importância é prevenção. A gente trabalha com prevenção na atenção básica, então é prevenindo que se vence o câncer do colo do útero. E pra chegar até essas mulheres é importante a gente estar presente cada vez mais. Por isso, a gente aproveita os finais de semana pra estar buscando esse público, que não tem adesão nas Unidades Básicas de Saúde para fazer o exame PCCU”, explica.

Esta semana tem Carreta da Mulher

Com o objetivo de garantir atendimento médico e prevenção em saúde, o Programa de Saneamento Ambiental e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) convida a comunidade do Vale do Sol para a ação desta semana, com a Carreta da Mulher.

Serão disponibilizadas consultas ginecológicas e exames, no período de 12 a 16 de abril, das 7h às 17h, no pátio do Centro Comunitário Vale do Sol. Essa é mais uma ação realizada em parceria com a Semsa e com as lideranças comunitárias, por meio do Instituto Vale do Sol.

Programa Cidade Igualdade beneficia moradoras do Vale do Sol com cursos

Mais de 200 mulheres de Parauapebas têm a oportunidade de receber qualificação profissional por meio do Programa Cidade Igualdade, lançado pela Prefeitura de Parauapebas, dia 15 de março. O objetivo é profissionalizar mulheres em ocupações tradicionalmente masculinas.

Desenvolvido pela Secretaria Especial de Governo (Segov), o Cidade Igualdade conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na realização de 27 cursos de capacitação, distribuídos em vários polos da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O Centro Comunitário Vale do Sol é um desses polos de aprendizagem, onde 36 mulheres já estão participando das aulas desde o início de abril. Para Lucilene da Luz, uma das alunas do Curso de Pintura Industrial, as atividades estão sendo muito proveitosas.

“É um resgate de coisas que a gente não conhecia, está sendo pra mim muito bom. Está se abrindo um leque de oportunidades! A mente da gente, as amizades, muito bom essa interação com pessoas novamente. Há muito tempo fora de sala de aula, está sendo muito bom. Eu acredito que tem a ver com vocação também, eu gosto muito de mistura, eu gosto muito de cores, eu gosto de ver mudança e o curso veio agregar valores na minha vida”, afirma.

Outra beneficiária, Jafé Oliveira, uma das alunas do curso de Eletricista Industrial, avalia as atividades como uma oportunidade surpreendente. “Eu nunca pensei na minha vida que eu fosse voltar pra sala de aula pra aprender Matemática, já tem uns 25 anos que eu parei de estudar. A gente realmente aprendeu muita coisa e ainda está aprendendo muito”, reforça.

Segundo o instrutor do Senai, Willian Sena, trabalhar com turmas exclusivamente femininas exige que ele desenvolva uma abordagem personalizada para esse público, “a gente trabalha primeiramente essa parte do ser humano, depois começa a trabalhar através da Matemática o fator individual de cada pessoa que está participando do curso. Eu me sinto, como instrutor, realizado em poder estar dividindo conhecimento e ver elas colocando em prática no seu dia a dia”.

Segunda chamada

Para o Centro Comunitário Vale do Sol foram disponibilizadas 50 vagas para dois cursos, de Pintura Industrial e Eletricista Industrial, sendo que foram preenchidas somente 36. Para as 14 vagas remanescentes haverá segunda chamada, que será divulgada na página do Programa Cidade Igualdade, com a lista das selecionadas.

A meta da Prefeitura de Parauapebas é qualificar em 2022 mais 1,2 mil mulheres em profissões tradicionalmente masculinas, com o objetivo de estimular a independência e a autonomia do público feminino.

“E isso é muito importante, é uma oportunidade única pra todas as mulheres porque a gente vê eletricista homem, mas, mulher, é difícil e eu acho que isso é muito importante pra nós, para a nossa autoestima. Eu sei que tem muitas mulheres aqui que estavam precisando dessa oportunidade”, relata Jafé.

PARAUAPEBAS: Secretaria de Juventude abre inscrições para o projeto Geração Transformadora

Inicia nesta terça-feira, 12, o projeto Geração Transformadora da Prefeitura de Parauapebas, que tem como objetivo formar e estimular jovens de 15 a 29 anos a serem multiplicadores de direitos da juventude, políticas públicas e sustentabilidade, desta forma preparando os jovens para participarem de debates em várias áreas, entre elas; saúde, educação, cultura e meio ambiente.

A proposta da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv) é ampliar a participação juvenil, objetivando tornar essa parcela da população em agentes multiplicadores dentro de suas comunidades com base no aprendizado adquirido, tudo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos quesitos relacionados ao trabalho decente, crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, paz, justiça e instituições eficazes.

O projeto tem a duração de quatro meses de formação para que o jovem esteja preparado para colocar o aprendizado em prática na sua comunidade. E vai beneficiar 200 jovens de famílias de baixa renda.

Pontos para inscrições, que devem ser feitas presencialmente das 9 às 13 horas:

•         Palmares Sul, AMAPALS: Av. Tancredo Neves – Qd 50 – Lt 02;

•         Palmares II: Escola Municipal de Educação Infantil Maria Salete, rua Fidel Castro – Qd especial;

•         Residencial Nova Carajás: Av. Sossego s/n – 4ª etapa;

•         Residencial Alto Bonito: Escola municipal de Educação infantil Dalmo Tenório rua 14 número 195.

Critérios para as inscrições:

•         Jovens de 15 a 29 anos

•         Ser residente da comunidade que receber o projeto

•         Ter CadÚnico, o Cadastro Único

Deixe seu comentário