Pesquisar
Close this search box.

Preso empresário que assassinou a esposa a tiros no Maranhão

A polícia prendeu, na noite desta segunda-feira, 02, o empresário Rony Veras Nogueira, de 41 anos, que na noite de sábado, 30, assassinou a tiros, em Dom Pedro-MA, a esposa lanca Amaral, de 26 anos.

Proprietário de um posto de combustíveis e de uma churrascaria, Rony Veras cometeu o feminicídio dentro da residência do casal, naquele município e depois se evadiu.

Ele foi preso próximo à cidade de Vargem Grande pela equipe da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, num trabalho integrado com a SPCI, Inteligências da Secretaria da Segurança, Polícia Civil e Polícia Militar.

O empresário Rony Veras já estava com a prisão preventiva decretada pela juíza plantonista de Presidente Dutra, Cinara Eliza, a pedido do delegado daquela cidade maranhense.

Davi Sacer, Anjos de Resgate, Maiara e Maraisa e Léo Magalhães no aniversário de Parauapebas

O município volta a comemorar seu aniversário em grande estilo, após dois anos com festividades restritas devido à pandemia. Desta vez, as celebrações serão realizadas no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz), integrando a programação da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

A FAP já inicia na próxima quinta-feira, 5, e vai até o dia 10, data em que Parauapebas completa 34 anos. O Siproduz inova e fará a Feira em duas etapas, uma neste mês e a segunda, em setembro. Neste mês de maio, as ações contarão com capacitações, palestras, lançamento do projeto de Equinoterapia, além de muitas atrações culturais e shows nacionais com Davi Sacer, Anjos de Resgate, Léo Magalhães e a dupla Maiara e Maraisa.

A programação da FAP 2022, que tem como tema: “A força da mulher do campo”, contará com oferta de cursos de capacitação que vão contemplar 180 produtores rurais. Já nos dias 7 e 8, será realizada a FAP Cidadania, com total apoio da prefeitura, que disponibilizará vários serviços sociais e de saúde para a comunidade.

Serviços da prefeitura na FAP

Entre os serviços oferecidos durante a FAP Cidadania, estão a emissão de documentos, exames médicos, consultas com clínico geral, atendimento odontológico, orientação jurídica e corte de cabelo em parceria com instituições privadas. Grande parte das ações serão realizadas pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança e da Mulher.

Além disso, o público feminino poderá participar também de rodas de conversas e palestras promovidas pelo SIPRODUZ com os temas “Os desafios da Mulher na Gestão de Propriedades Rurais” e “Direitos da Mulher do Campo e da Cidade”.

Confira a programação:

 

DataEvento
05/05 (Quinta)– Abertura da FAP e lançamento da programação do aniversário da Cidade (16h, no Parque de Exposições);
06/05 (Sexta)– Cursos de capacitação em: bovinocultura/ordenha mecânica, Tratos Culturais em Frutíferas e Produção de Hortaliças (período da manhã);
07/05 (Sábado)– Fap Cidadania (8h as 12h);
– Palestra sobre “Direitos da mulher do campo da cidade” (manhã e tarde);
– Rodas de Conversa sobre “Os desafios da mulher na gestão de propriedades rurais” (manhã e tarde);
– Apresentações de artistas locais (a partir das 19h);
– Show gospel nacional: Davi Sacer;
08/05 (Domingo)– Fap Cidadania (8h as 12h);
– Apresentações de artistas locais (a partir das 19h);
– Show católico nacional: Anjos de Resgate;
09/05 (Segunda)– Lançamento do projeto Equinoterapia (manhã)
– Apresentações de artistas locais (a partir das 19h) Cleo Andrade, Pamela e Felipe, Faby Almeida, Alessandro Sax e Josy Leal;
– Show nacional: Maiara e Maraisa
10/05 (Terça)– Entrega de títulos definitivos (9h, no Parque de Exposições);
– Apresentações de artistas locais (a partir das 10h);
– Show nacional: Léo Magalhães.

ELEIÇÕES 2022: Prazo para emitir ou regularizar título termina quarta-feira

Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até a próxima quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo, o que levou a Justiça Eleitoral de diversos estados a ampliar o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais.

Vale lembrar, contudo, que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.

Contudo, quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro.

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Olímpiadas dos servidores públicos de Parauapebas são abertas oficialmente

Com a participação de centenas de servidores públicos municipais, a abertura das Olimpíadas do Movaspp ocorreu no domingo, 1º de maio.  O esporte é um dos dez eixos trabalhados pelo Movimento de Valorização do Servidor Público de Parauapebas.

Na Olimpíada que inicia no dia 20 de maio, serão nove modalidades esportivas coletivas e individuais e ainda a inclusão de atletas com deficiência, que podem disputar tênis de mesa e corrida de três quilômetros. As competições seguem até setembro.

Luiz Vitor Nunes, auxiliar administrativo, é um dos servidores que irá representar a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) nas olimpíadas. “Esse movimento é muito bom que valoriza e incentiva servidor e ainda trabalha a união das secretarias. Todos em prol de saúde, praticar exercício físico e ainda competir”, destacou o servidor.

Já Ataíde da Silva, auxiliar operacional na Secretaria da Mulher (Semmu), conta que se sente privilegiada em participar da competição. “Vai ser maravilhoso participar das olímpiadas, vou participar do futebol, dominó e outras modalidades, vou fazer todas elas”, contou animada a servidora.

 

Organizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), o Movaspp tem uma programação inédita que segue até o final do ano e envolve os servidores em competições e atividades sociais, esportivas, culturais e profissionais estruturadas em 10 eixos.

“Hoje estamos dando o ponta pé inicial com a abertura, as competições iniciam no dia 20 de maio e todos os meses teremos ações, jogos, competições em todas as áreas como cultura, esporte, literatura e dança. Nossa proposta é valorizar realmente o servidor e integrar de forma bem positiva. E começamos com esporte que aproxima as pessoas e traz bons resultados ao nosso trabalho”, pontuou o secretário Adjunto de Administração Lindomar Almeida.

O vice-prefeito João Trindade participou da cerimônia e acendeu a pira olímpica declarando aberto o Movaspp 2022.  “Hoje é um dia especial que é a largada desse grande projeto, de ensinamento, de crescimento e desenvolvimento.  A gente percebe que o servidor tem essa sede de aprendizagem, melhorar o conhecimento, e de buscar novos gatilhos para melhor desempenha seu papel de servir a sociedade”, ressaltou o gestor.

A programação das Olimpíadas Movaspp pode ser acessada no site http://movaspp.parauapebas.pa.gov.br

 

“Operação Asfalto Novo” promete acabar com buraqueira nas ruas de Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), a partir deste mês de maio, intensifica os serviços de infraestrutura da cidade com a “Operação Asfalto Novo”.

As operações de recuperação asfáltica vão ocorrer por etapas, a partir de 02 de maio. O mutirão intensifica as obras inicialmente nas principais avenidas e nas ruas de maior tráfego.

Cronograma inicial da Operação Asfalto Novo:

A programação da Operação Asfalto Novo segue  na Av. Tupinambá (Av. F e PA 160) do bairro Parque dos Carajás; na Avenida Buriti (entre Av. C e D) e Av. B (entre a Av. Ipê e Buriti) no bairro Cidade Jardim; na Av. Serra Arqueada (Praça do Alvorada até 1ª rotatória) e Av. Nova Carajás (1ª rotatória até 2ª rotatória) além da Av. Nova Carajás no bairro Nova Carajás; Rua Princesa Isabel (Av. Santa Catarina até a Rua Espírito Santo); Av. 01 no bairro Minérios e  na Av. Bom Jardim (Rua Augusto Meire até a Rua Berilo) no Bairro Caetanópolis. Receberão as obras de pavimentação também os bairros:  Vale do Sol que chega na Av. Dubai, bairro da Paz, na Rua São Francisco e bairro Paraíso passando pela Av. João Figueiredo.

 

Para quem trafega nas PA’s, as obras seguem nos trechos: na PA-275, a frente de trabalho estará nas proximidades do bairro Cidade Jardim até o bairro Amazônia, que segue de encontro com a PA-160, já a Rodovia Faruk Salmen a recuperação da via ocorrerá em vários trechos.

Com a “Operação Asfalto Novo”, a proposta é que as equipes estejam nos quatro cantos da cidade, trabalhando dia e noite, inclusive aos finais de semana, para garantir à população maior agilidade na finalização das obras e aumentar o número de ruas que receberão o mutirão de manutenção. Para acompanhar o andamento dos serviços e todo o cronograma das ações da Operação Asfalto Novo realizada pelo governo municipal acesse os canais oficiais da prefeitura.

 

Academia Canaãnense de Letras realiza o 1° Encontro Municipal de escritores e escritoras

A Academia Canaãnense de Letras – ACL realizou na noite de sábado, 30 o 1° Encontro Municipal de Escritores e Escritoras de Canaã dos Carajás. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de membros acadêmicos, familiares de patronos e patronesses e imprensa.

   

Membros acadêmicos, familiares de patronos e patronesses

“Esse foi o nosso 1° encontro e aberto ao público e em especial para os nossos convidados especiais que eram os familiares de dos nossos patronos e patronesses, onde no nosso discurso de defesa destacamos a homenagem a essas pessoas que nomearam as nossas cadeiras, e fizeram história na nossa região. Agradecemos a Câmara Municipal de Vereadores pelo espaço a TV Web Cidade que transmitiu nas redes sociais, e ao Portal Carajás o Jornal pela cobertura. Cumprimos com a nossa missão”, disse o presidente da ACL Junior Vaz Kanaí.

Presidente da ACL Junior Vaz Kanaí

O evento teve início por volta 19h30, e membros fundadores da ACL defenderam as suas biografias e homenagearam seus patronos e patronesses, algumas apresentações foram transmitidas por vídeo.  O momento foi de comemoração e reafirmação do compromisso da ACL com o município.

Membros fundadores da ACL defenderam as suas biografias e homenagearam seus patronos e patronesses

O 1° Conselheiro Fiscal e membro fundador, Antônio Luiz de Jesus Gomes, cadeira 20, agradeceu a presença de todos e cumprimentou as autoridades presentes, “quero saudar os presentes e em especial o nosso presidente e as demais autoridades presentes, apresento a belíssima história do meu patrono o senhor Jeremias Ribeiro de Santana, que ajudou efetivamente na emancipação deste município”, disse Jesus durante a sua defesa e homenagem na tribuna.

 1° Conselheiro Fiscal e membro fundador Antônio Luiz de Jesus Gomes

Na ocasião o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves, presenteou com o seu livro “Anuar Alves Uma História de Lutas e Conquistas” os membros da academia e demais pessoas presentes. Quem marcou presença também pode conferir de perto o livro da acadêmica Edleuza Ribeiro “O Meu Sonho Prosperou” lançado na última quinta-feira, 28.

 Ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves apresentou a todos o seu livro

Carlos Refribom, acadêmico fundador e Diretor Social da ACL,  cadeira 9, em sua defesa contou a sua trajetória e homenageou o seu patrono. “Agradeço ao presidente desta Casa de Leis, Dinilson José que autorizou o uso deste espaço para nos reunirmos. Hoje estamos escrevendo história. Em minha defesa homenageei o professor Luiz Carlos Pinto Ribeiro que chegou em Parauapebas no início da década de oitenta, formado em pedagogia de língua portuguesa foi pioneiro na área educacional do município de Parauapebas e região, ele trabalhou comigo de 2005 a 2011 no Carajás o Jornal, e esse reconhecimento eu fiz questão de fazer, ele merece ser imortalizado pelo seu bom trabalho e contribuição. Eu só tenho a agradecer a família do professor Luiz por me permitir fazer essa homenagem e a minha família e amigos por me apoiar”, disse em entrevista.

Carlos Refribom, acadêmico fundador e Diretor Social da ACL ,ocupante da cadeira de número 9, fez a defesa da biografia destacando o seu trabalho na comunicação

Professor Luiz Carlos foi homenageado por Carlos Refribom, com o seu nome sendo imortalizado na sua cadeira na ACL, pela sua contribuição na educação de   Parauapebas e região

 

Durante a solenidade também compartilhado que em breve será lançado uma antologia da ACL, com biografias de seus respectivos patronos e patronesses, além de histórias de pioneiros de Canaã dos Carajás. Após o encerramento um coffee break foi servido aos presentes.

Publico presente e familiares dos patronesses homenageados

 

Acadêmicos ocupam as cadeiras de honra

 

                                                                                        MEMBROS ACADÊMICOS 

Francisco Bonfim Alcobassa, 2° conselheiro, cadeira 10

Heloisa Poetisa, 3° conselheira, cadeira 28

Elone Fleck, 2° tesoureira, cadeira 23

Antônia Rodrigues de Lima, cadeira 15

Dalva Borges, vice-presidente, cadeira 5

Carlos Santiago, 1° tesoureiro, cadeira 8

Edleuza dos Santos Silva Cadeira, 14

 

Bairro União é palco de briga que terminou em morte

A Polícia Civil de Parauapebas está em busca de Paulo Félix Liga. Ele é o principal suspeito de ter assassinado a golpes de faca José de Arimatéia Paz Rodrigues. O caso aconteceu durante a madrugada deste domingo, 1°, na Rua J, no Bairro União.

Segundo informações, a vítima e o autor estavam ingerindo bebida alcoólica em uma distribuidora próximo ao local do crime, e após uma discussão, os dois começaram uma briga, sendo que cada um estava como uma arma branca. José de Arimatéia foi atingido no tórax e pulso direito.

O crime foi registrado por câmeras de segurança de uma igreja, as imagens mostram o momento exato do assassinato.

Até o fechamento desta matéria o autor não havia sido preso.

PARAUAPEBAS: Corpo carbonizado é encontrado sem cabeça por criança que soltava pipa

A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML), trabalham para identificar um corpo encontrado nas imediações do “Morro do Macaco”, no Bairro Nova Esperança, nas proximidades da Rua Bela Vista, que fica bem próxima do Complexo Esportivo Rio Verde, em Parauapebas.

O achado se deu através de uma criança que soltava pipa e logo depois comunicou aos demais moradores que haviam sentido um forte odor vindo de uma região de mata. Ao ir ao local, os populares constataram que se tratava de um corpo totalmente queimado.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e chegando lá, os agentes notaram que o cadáver estava sem a cabeça e com um profundo corte na região do tórax.

Até o fechamento desta matéria o cadáver não havia sido identificado.

Mineradora Vale amplia teste de locomotivas 100% elétricas

Dentro da estratégia de acelerar o uso de tecnologias que privilegiem fontes renováveis, a Vale recebeu, no fim do mês passado, a sua segunda locomotiva 100% elétrica, movida a bateria. Fabricada na China pela CRRC Zhuzhou Locomotive (CRRC ZELC), o equipamento vai operar inicialmente no pátio de manobra do Terminal de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Suas baterias, feitas de lítio, têm capacidade de armazenamento de 1000 kWh, com autonomia para operar até 10 horas sem paradas para recarregamento.

A locomotiva da CRRC está dentro da estratégia da Vale de eletricificar seus equipamentos de mina e ferrovia. As duas áreas respondem por 25% das emissões diretas de carbono da empresa, o chamado escopo 1. Em 2019, a Vale anunciou a meta de zerar suas emissões líquidas de escopos 1 e 2 (relativo ao consumo de energia elétrica) até 2050. Para isto, está investindo entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.

Atualmente, a frota da Vale soma 490 locomotivas, movidas a diesel, dedicadas ao transporte de minério de ferro. A primeira máquina totalmente elétrica da empresa, fabricada pela Progress Rail, foi recebida, em julho de 2020, na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

“Assim como aconteceu no Espírito Santo na Estrada de Ferro Vitória a Minas, nossa estratégia é testá-la em manobras de pátio para depois avaliar a possibilidade de readequá-la como parte da estratégia posterior de utilização de locomotivas elétricas na linha principal da ferrovia”, explica Gustavo Bastos, gerente-executivo do Centro de Excelência, Tecnologia e Inovação de Ferrosos.

Desembarque da locomotiva elétrica no Porto de Itaqui (MA) no fim de abril. Crédito: Divulgação Vale.

O gerente-executivo da EFC, João Silva Junior, ressalta que a locomotiva elétrica soma-se à estratégia da ferrovia de investir em eficiência, segurança e inovação, que visa reduzir suas emissões de carbono. O executivo lembra que, no ano passado, a ferrovia obteve uma das melhores avaliações ambientais entre seus pares, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“A chegada da locomotiva elétrica na EFC é um importante marco para a nossa jornada de Carbono Zero da Vale. Estamos construindo um plano robusto que nos permitirá uma redução drástica de emissões de CO2 oriundas das nossas operações ferroviárias. Cada vez mais, reafirmamos o nosso compromisso para uma Vale mais sustentável”, afirma.

O novo equipamento seguirá para a oficina de locomotivas do terminal, onde ficará por 90 dias para verificação e testes de sistemas. Está previsto para julho o primeiro teste em pátio de manobra.

Powershift
As duas locomotivas 100% elétricas fazem parte do Powershift, programa criado pela Vale para atender ao desafio da empresa de zerar emissões de carbono de escopos 1 e 2. Além de locomotivas, o programa também tem realizado testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas no Canadá – atualmente, há cerca de 40 em operação.

A estratégia de eletrificação de equipamentos de operações da Vale inclui ainda uma parceria com seus pares BHP e Rio Tinto. No ano passado, as três empresas, juntamente com mais 17 mineradoras, lançaram o “Desafio Charge On”. Trata-se de uma chamada global de inovação voltada a empreendedores capazes de desenvolver soluções de eletrificação de grandes caminhões usados em minas.

Deixe seu comentário