Pesquisar
Close this search box.

Adepará realiza vigilância ativa nas propriedades que têm avicultura comercial

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está realizando a coleta de amostras de material biológico de aves da avicultura comercial. A vigilância ocorre em 78 granjas para confirmar a ausência de circulação viral da Influenza Aviária (IA) e da Doença de Newcastle, síndromes respiratória e nervosa das aves, respectivamente.

O estudo faz parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC) do Ministério da Agricultura e Pecuária, e está sendo executado pela Agência de Defesa no território paraense. Ambas as doenças são infecções virais graves que acometem aves domésticas e silvestres e podem ocasionar prejuízos à avicultura. O Pará não tem registro de casos de gripe aviária, que é considerada uma doença exótica no País.

Para o estudo, o Mapa e a Adepará selecionaram 78 granjas comerciais: sendo 38 granjas de corte, 39 granjas de postura para produção de ovos para consumo e 01 granja de postura para reprodução (matrizeiro) ,

A vigilância epidemiológica é realizada por mais de vinte fiscais estaduais agropecuários (FEAs) e agentes fiscais agropecuários (AFAs) que atuam em 08 Gerências Regionais da Adepará em Rondon do Pará, Xinguara, Tucurui,Soure, Abaetetuba, Parauapebas, Santarém e Castanhal. Durante o trabalho, os técnicos da Adepará coletam material biológico (suabe de traquéia, suabe de cloaca e soro sanguíneo) das aves que são encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Animal do Mapa(LFDA).

Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves

De acordo com a gerente do Programa de Sanidade Avícola, fiscal estadual agropecuária Lettiere Lima, a vigilância ativa da síndrome respiratória e nervosa das aves está sendo realizada  em propriedades que apresentam fatores de risco para a introdução dos vírus, como a proximidade de sítios de aves migratórias; áreas de concentração de aves migratórias; que possuam criação de mais de uma espécie de ave; evidência do contato entre ave doméstica e ave silvestre; que possuam aves criadas soltas e propriedades onde as aves domésticas e as aves silvestres compartilham do mesmo alimento e da mesma fonte de  água.

A médica veterinária ressalta que as duas doenças podem ser transmitidas ao homem, causando zoonoses.

Há necessidade de realizar os estudos de vigilância para manter o status de área livre dessas doenças no Estado, pois  a  Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) considera o Brasil território livre de IA e DNC,  sendo muito importante a notificação precoce de  casos suspeitos para evitar a disseminação dos vírus.

“A comunidade em geral precisa fazer a notificação de qualquer suspeita de síndrome nervosa e respiratória das aves. Quanto mais precoce essa notificação for realizada, mais rápido nós temos como chegar até o local onde está acontecendo o evento sanitário e fazer todos os procedimentos necessários.   A partir da notificação é que se consegue atuar na área onde está ocorrendo o evento epidemiológico e ter bons resultados tanto para a saúde animal quanto para a saúde humana. Assim, você consegue evitar a disseminação entre as aves domésticas e depois também a disseminação para o plantel avícola comercial”, explica a gerente do programa de sanidade avícola.

Assim como nos outros estudos que ocorreram, no ciclo 2022 – 2023, a vigilância do plantel avícola tem caráter preventivo com a finalidade de manter o status de território livre com reconhecimento oficial da OMSA para as duas doenças, evitando restrições comerciais que impactem negativamente na cadeia produtiva.

No Brasil, desde maio de 2023, já foram confirmados 161 casos de gripe aviária em aves silvestres. Nas aves de subsistência, segundo dados do Mapa, são 3 casos desde a primeira confirmação em junho de 2023. Na avicultura industrial, até agora não há registro de casos.

Estudo Epidemiológico – O Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, é um estudo epidemiológico contínuo realizado através de vigilância ativa e passiva cujos objetivos são a detecção precoce de casos Influenza Aviária (IA) e Doença de NewCastle (DNC) nas populações de aves domésticas e silvestres, bem como a demonstração de ausência dessas doenças na avicultura industrial de acordo com as diretrizes internacionais de vigilância para fins de comércio, além  de monitoramento da ocorrência de cepas virais da IA para subsidiar estratégias de saúde pública e saúde animal.

Influenza Aviária – A Gripe Aviária é uma doença viral, que acomete aves domésticas e silvestres. Também pode ser transmitida ao ser humano a partir do contato com aves doentes. De notificação obrigatória, a doença é uma preocupação mundial por causa dos prejuízos sociais e econômicos.

Doença de NewCastle – Doença viral altamente contagiosa que afeta o sistema respiratório, digestivo e nervoso das aves domésticas e silvestres, ocasionando prejuízos à avicultura.

Ciretran de Parauapebas já emitiu mais de 10 mil CNH’s aos usuários da região

Há dois meses os usuários dos serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), receberam em Parauapebas, sudeste paraense, uma nova Circunscrição de Trânsito (Ciretran) equipada e moderna para garantir o melhor atendimento de habilitação e veículos da região. O diferencial desta entrega foi a instalação de um espaço para impressão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) que tem beneficiado milhares de pessoas na região.

O espaço gráfico já emitiu, até o final do mês de abril deste ano, 10.116 CNHs, o que agilizou a entrega do documento à população da região, em especial os que moram nos municípios de Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás. Antes, as habilitações eram impressas na cidade de Marabá, também no sudeste do Estado, e demoravam mais tempo para chegar às mãos dos condutores.

Para Adriano Freitas, morador do município de Curionópolis, o serviço ofertado pelo Detran foi de grande importância. “Eu trabalho com agricultura na zona rural, vim tirar minha habilitação aqui em Parauapebas e gostei muito do atendimento e da agilidade. Após o término do meu processo, a entrega da habilitação foi muito rápida, demorou apenas cinco dias, então a equipe está de parabéns pelo serviço prestado, pela educação e pela atenção.

Após a reestruturação, a Ciretran passou a contar com espaços ampliados, novos equipamentos tecnológicos, novo mobiliário, banheiros e estacionamento inclusivos adaptados para pessoas com deficiência (PcDs), brinquedoteca e refrigeração, além de novas salas de vistoria, retaguarda e ampliação dos setores de exames de legislação, moto e carro, salas humanizadas e até paisagismo para tornar o ambiente mais confortável e seguro para servidores e usuários.

“Ficamos felizes em poder oferecer um serviço completo e um melhor atendimento não só para Parauapebas, mas a todos os municípios próximos que buscam os serviços diariamente. Esta é uma Ciretran muito importante e que atende mais de 250 usuários por dia”, finaliza a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Reportagem: Leandro Oliveira

ELEIÇÕES 2024: Nova pesquisa confirma favoritismo de Aurélio Goiano e mostra crescimento de Rafael Ribeiro

De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Data Populi, Rafael Ribeiro avança 6 pontos, enquanto Aurélio Goiano regride na nova pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Parauapebas

Realizada pelo Instituto Data Populi e divulgada na última segunda-feira (13), a nova pesquisa mostra o crescimento do presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro, que está com 23% das intenções de voto, e a regressão de quase 6 pontos percentuais de Goiano, que está com 44,4%.

O presidente da Câmara Municipal e pré-candidato à prefeitura de Parauapebas, Rafael Ribeiro (União Brasil), registrou um crescimento significativo de seis pontos percentuais na mais recente pesquisa eleitoral (registrada no TSE sob o número PA-09226/2024), em comparação com a pesquisa realizada há 15 dias pelo Instituto Gauss (Registro PA-00802/2024). Já o primeiro colocado, Aurélio Goiano (Avante), viu seu apoio diminuir em quase 6%.

O novo levantamento revela que Rafael está ganhando popularidade entre os eleitores e destacando-se na corrida eleitoral. Mostra, ainda, que Dr. Felipe (PL) apresentou crescimento, subindo de 4,7% para 8,7% das intenções de voto. Hipólito H2 (Podemos) permaneceu estável e soma 4,5% das intenções. O único candidato que registrou queda na pesquisa foi Aurélio Goiano.

Os dados sugerem um cenário de maior competitividade na disputa pela prefeitura, com os eleitores reavaliando suas opções. A significativa queda de quase 6 pontos percentuais de Aurélio Goiano e o crescimento de dois candidatos indica que o eleitorado está reconsiderando suas escolhas, buscando alternativas que melhor representem suas expectativas.

O total de pessoas que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados foi de 9,2%. Outros 10,2% não sabem ou não quiseram responder em quem irão votar.

Texto: Ascom  |  Rafael Ribeiro

DMTT fecha o cerco contra ‘motos barulhentas’ que circulam pelas ruas de Parauapebas

O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT) com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que faz parte da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), apreendeu na última segunda-feira (13), cerca de 18 motocicletas com infrações administrativas.

Segundo informações, a ação foi uma reposta à sociedade após um “rolê noturno” realizado por um grupo de motoqueiros na madruga do último domingo (12). Neste “rolê”, cerca de 100 motocicletas participaram, entre elas motos sem placa e com documentos atrasados. Inclusive, devido ao barulho excessivo, pelo uso dos chamados kadron’s, uma criança autista acabou passando mal.

A fiscalização do órgão de trânsito deverá permanecer pelo resto da semana e tem como intuito retirar das ruas motocicletas com escapamentos adulterados e sem placa. Os veículos ficarão retidos no pátio do DMTT.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Não existe nada mais insuportável do que você estar sentado em algum lugar (relaxando), estar na sua casa assistindo uma TV ou estar passando na rua e, de repente, uma moto passar com aquele barulho ensurdecedor. Barulho esse causado, de propósito, pelo proprietário da motocicleta, por meio da modificação do escapamento, “pensando” ele que isso é uma coisa legal.

Acontece que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inc. VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Logo, deve-se respeitar as características originais de seu veículo, para não ter problemas com a fiscalização.

O inc. XI, do mesmo art. 230 do CTB, também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador, daí o barulho do escapamento é muito mais alto e insuportável, e as penalidades são as mesmas transcritas acima.

Para aplicar as penalidades legais, o agente policial precisa medir os decibéis com um aparelho chamado decibelímetro, pois ele não pode simplesmente se orientar pela audição do barulho do motor.

Porém, se o agente policial não tiver o aparelho no momento da autuação, poderá chamar um agente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), para verificar a moto e comprovar as modificações feitas na mesma.

Assim, de acordo com a Resolução nº 252 de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que prevê limites de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores, as penalidades devem ser aplicadas da seguinte forma: a) para motos fabricadas até 31 de dezembro 1998, o nível máximo de ruído permitido é de 99 decibéis (db); e b) para os modelos de motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 db, de acordo com a cilindrada.

Importante dizer que além de ilegal, esse tipo de atitude de provocar barulho por meio de alteração veicular, prejudica a saúde auditiva das pessoas e, principalmente, do próprio condutor. Além disso, também prejudica o meio ambiente, pois libera muito mais fumaça do que o normal. Contudo, mais do que isso, desrespeita o bem-estar comum de todos, tirando a paz e a tranquilidade da sociedade.

“Cada um que publicou vai ter que arrumar dinheiro para me pagar”, diz vereador Zacarias sobre fake news

Durante o “grande expediente” da Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), onde tem o prazo de 10 minutos para se pronunciar, o vereador Zacarias Marques (MDB) comentou sobre a publicação de fake news envolvendo o seu nome e o nome de seu filho, Augusto Marques, que estão sendo compartilhadas nas redes sociais.

Confira abaixo o vídeo:

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Deixe seu comentário