Publicidade

Celulares ‘piratas’ serão bloqueados a partir de hoje no Pará; veja se o seu está na lista

A última fase da ação de bloqueio de celulares irregulares organizada pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começa neste domingo (24) em São Paulo e outros 14 estados brasileiros, incluindo o Pará.

O bloqueio de aparelhos “piratas” começou a ser feito no ano passado. Na época do anúncio, a Anatel estimou que cerca de um milhão de celulares irregulares funcionavam no Brasil.


Além do Pará, serão bloqueados aparelhos do Amazonas; Roraima; Amapá; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Paraíba; Pernambuco; Alagoas; Sergipe; Bahia; Minas Gerais e São Paulo.

DESCUBRA SE SEU APARELHO É “PIRATA” E SERÁ BLOQUEADO

Para descobrir se o seu celular está na lista de bloqueio, você precisa ter o número do IMEI em mãos. No site da Anatel é possível verificar se o seu aparelho está em uma situação regular ou não.

Clique aqui no site da Anatel e informe o IMEI do seu celular. O site vai fazer uma busca e retornar com o resultado.

Você pode achar o código na caixa do aparelho, em adesivo na parte de trás da bateria ou digitando *#06# e na sequência pressionar a tecla para ligar.

Se seu aparelho comportar mais de um chip, seu celular possui um IMEI para cada um dos simCards.

O QUE É UM CELULAR IRREGULAR?

Celulares passíveis de bloqueio são modelos que não possuem o selo de certificação da Anatel, responsável por fazer testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira.

Além disso, são modelos que possuem certificação estrangeira aceita pela agência ou que tenham tido seu IMEI (espécie de RG do celular) alterado. Sem a aprovação, a Anatel reforça que não é possível garantir a segurança dos celulares em relação a possíveis choques, sobrecarga, radiação e outros riscos ao usuário.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu