Publicidade

Comepa e Semed atuam juntos para melhoria da educação

Na última quarta-feira (23), ocorreu a primeira assembleia ordinária realizada pela nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Parauapebas (Comepa). A reunião, realizada na sede do órgão, teve como pautas a estruturação do Plano de Ação do conselho para o biênio 2014-2015, a escolha dos representantes do órgão no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a apresentação do cronograma de reuniões deste ano, o credenciamento de uma escola de educação infantil e a garantia de visitas às unidades educacionais do município.

De acordo com o atual presidente e conselheiro da instituição nos três últimos anos, José Leal Nunes, o Comepa é um órgão atuante e que muito tem contribuído com a educação parauapebense. “Entre nossas conquistas, legalizamos os 45 dias de férias dos professores no Calendário Escolar e garantimos que todas as escolas do município fossem regularizadas, além de algumas da educação infantil da rede particular”, informa.

Saraiva publicidade

Ainda segundo Leal, uma das propostas da nova diretoria é a reformulação do estatuto do conselho, objetivando garantir a participação de alunos. “Hoje, os alunos não têm representação junto à entidade, e nós precisamos dar voz a esse segmento”, conta, anunciando que visitas às escolas serão frequentes, com vistas a acompanhar as condições de aprendizagem, a estrutura física e a gestão de cada unidade, para que sejam feitas solicitações ou intervenções quando necessário.

A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, destaca o caráter democrático do Comepa, que, por garantir a participação de diferentes segmentos da sociedade, se configura em promotor da gestão democrática. “Como membros, interferimos diretamente nos rumos da educação municipal. Apesar de haver divergência de ideias, como em qualquer grupo, existe consenso no sentido de querermos uma educação de excelência para os estudantes de Parauapebas”, destaca a secretária.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu