Banner Educar


Condutores reclamam da falta de sinalização vertical nas ruas de Parauapebas

Condutores reclamam da falta de sinalização vertical nas ruas de Parauapebas

Indispensável para orientar os condutores pelas ruas da cidade, a sinalização vertical está em falta em Parauapebas. São elas que direcionam os condutores para que lado virar, se deve parar ou poder seguir. Um perigo que pode ser visto em diversas esquinas, mesmo em ruas de grande tráfego. A situação deixa confuso os condutores e expõe a riscos constantes.

Quem não conhece Parauapebas, fica em situação pior, pois, não sabe o que é permitido ou proibido em se tratando de retorno, preferenciais ou paradas.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar conversou com alguns condutores que apresentaram suas queixas. Maxwel Marciel de Oliveira, carreteiro, avalia o trânsito de Parauapebas como difícil pela ausência da sinalização vertical. “Devemos fazer nossa parte como condutores, ciclistas e pedestres, mas, o departamento de trânsito tem deixado a desejar”, reclama Maxwel, dando conta de que há ruas em Parauapebas que é preciso seguir o fluxo, pois, não há nenhuma placa indicativa, qualificada por ele como indispensável para o bom andamento do trânsito.

Mateus Santos, motorista entregador, qualifica como péssima a sinalização nas ruas de Parauapebas. “Se eu não conhecesse esse bairro, teria que parar e perguntar”, explica o condutor, afirmando que a maioria das esquinas está nesta situação.

O mototaxista Eduardo Simões, também fala da dificuldade de trafegar em Parauapebas. “Está precisando fazer a sinalização, pois, estamos todos os dias correndo o risco ser vítimas de acidentes”, diz Eduardo.

 

Outro lado

Nossa equipe de reportagens procurou a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI), que, através do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), é responsável pelo serviço de sinalização nas ruas do município. Na oportunidade, entrevistamos o coordenador do departamento de trânsito, Glauber Mota, e este afirmou ser ciente de que a sinalização é primordial para a orientação dos condutores, e que sua ausência ou ineficiência tem sido em alguns casos, motivos de acidentes. “Ao assumir o DMTT, priorizamos a contratação desse serviço, que temos a felicidade de informar que já foi resolvido”, afirma Mota, comemorando que os contratos de sinalização já foram assinados.

O serviço de sinalização vertical será executado pela empresa A Sinalize; e a Horizontal, pela empresa H2. Mota esclarece que a demora na contratação, se deve em virtude do processo licitatório que em média leva-se 120 dias; portanto, as ordens de serviços de sinalização horizontal já foram entregues e da sinalização vertical, na próxima segunda-feira. “A empresa contratada tem um prazo de cinco dias para dar início aos trabalhos”, mensura Mota.

Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!