Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conferencistas discutem meio ambiente em Parauapebas

Iniciada na noite da última sexta-feira (28) e encerrada no sábado (29), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que este ano trouxe o tema “Política nacional de resíduos sólidos”, destacou-se com os importantes debates das oficinas “Produção e consumo sustentável”, “Redução dos impactos ambientais”, “Gestão de resíduos sólidos”, “Educação ambiental” e “Resíduo sólido e legislação – Novo paradigma (Lei nº 12.305/10)”.

O evento, promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), contou em sua abertura com as presenças do titular da Semma, Zoênio Raimundo dos Santos Silva; vereadora Luzinete Batista; secretária municipal de Educação, Juliana Souza; chefe de gabinete, José Omar; representantes de entidades ligadas ao meio ambiente; servidores municipais, professores, engenheiros e sindicalistas; entre outros.

Ainda na abertura da conferência, houve apresentação musical do Coral do Servidor Municipal e palestra sobre “Resíduos sólidos”, com Bárbara Cristina Fechter (bióloga especialista em Gestão Ambiental e Saúde Pública e consultora na área de limpeza urbana).

No dia seguinte, a partir das 8h30, foi ministrada a palestra sobre “As políticas públicas nacionais, estaduais e municipais em torno do tema”, com Francisco Luiz Rodrigues (engº civil, especialista em Saúde Pública, conselheiro e fundador do Instituto Vital Civilis); e montados os grupos de trabalho (oficinas) por eixo temático, para confecção das propostas para plenária; e inscrição para delegados.

À tarde de sábado (29), ocorreu plenária para leitura das ações e defesa das propostas das oficinas; breve apresentação e eleição dos delegados; leitura final das ações priorizadas e resultado das eleições. Durante as oficinas, os participantes da conferência foram divididos em cinco grupos para discutir e debater calorosamente os.

Por ocasião dos debates, o secretário Zoênio Silva destacou a preocupação do prefeito Valmir Mariano com relação à destinação das cerca de seis mil toneladas/mês de lixo urbano produzidas em Parauapebas, com a instalação de um aterro sanitário, cuja área já foi adquirida pela prefeitura às margens da VS 10, saída da cidade rumo à rodovia PA 160.

A 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente foi encerrada no Ceup com coquetel e apresentação musical do artista local Vamberto Pereira.

Reportagem: Waldyr Silva

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário