Publicidade

Escola municipal poderá ter nome de fundadora do Ivecan

A indicação 353/2018, de autoria da vereadora Joelma Leite (PSD), propôs homenagear a fundadora do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), Edelves Carvalho Araújo.

A homenageada foi professora na rede municipal de ensino desde o ano 2000, período em que lecionou nas escolas municipais Crescendo na Prática, Elisaldo Ribeiro e Gian Piaget, tendo, após descobrir-se com câncer, tornado ativista na causa pela qual fundou a instituição.

Saraiva publicidade

De acordo com a proponente da homenagem póstuma, é justo que a escola em construção no Bairro Tropical seja renomeada para Edelves Carvalho Araújo, pessoa que lutou por notável melhoria em sua cidade, tendo falecido no ano passado, vítima de câncer.

O tratamento de Edelves Araújo, feito fora do município, devido à falta de estrutura local, foi iniciado em 2015, tão logo descobriu o diagnóstico. A doença a estimulou a lutar pela causa, juntamente com outras parceiras, tendo fundado o Ivecan e dedicado, a partir de então, a luta para que Parauapebas tivesse um Centro Oncológico e assim os pacientes com câncer não precisassem mais sair do município em busca de tratamento.

Foi graças aos esforços de Edelves que a primeira clínica oncológica (Oncoradium) chegou ao município em 2017, mas ainda aguarda convênio junto ao SUS. “Desta forma, entendendo ser justo o reconhecimento de dedicação despendida pela homenagem em prol de melhorias à sociedade parauapebense, submeto a presente iniciativa para análise e posterior aprovação dos nobres pares”, concluiu Joelma Leite, na presença de diversas ativistas do Ivecan, que aguardavam a aprovação dos vereadores.

Socorro Plácido, presidente atual do Instituto, se disse agradecida com o reconhecimento à colega, de quem diz querer seguir os exemplos deixados. “Uma pessoa extremamente dedicada e com muitos projetos em favor de seus semelhantes”, conta Socorro, dando a boa notícia de que o Ivecan passa a ter nova sede, agora no Bairro Cidade Jardim.

Os trabalhos da instituição, conforme narrado por Socorro Plácido, não têm parado, tendo realizado campanhas nem só no Outubro Rosa, mas, também, em outros períodos, com assistência a pessoas vivendo com câncer, através de doação de cestas básicas, orientações jurídicas e visitas, além de palestras em empresas, entidades e escolas, levando orientação a respeito da doença.

“Esperamos contar com o apoio dos mandatários, através de políticas públicas, para que o Ivecan se fortaleça cada vez mais, e possamos ter mais êxito nos projetos em prol de quem precisa”, pede Socorro, convidando a população para a reinauguração do Instituto, na próxima sexta-feira (23), no Clube Camarote, localizado na Rua F4, Bairro Cidade Jardim, com homenagens a Edelves Carvalho Araújo.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu