Publicidade

Escola oferece serviços, atrai família e movimenta comunidade rural

Não há dúvidas sobre a importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e jovens. Com o intuito de aproximar as duas instituições, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) garante no calendário escolar quatro encontros anuais intitulados “Dia da Família na Escola”.
No último sábado (5), quem buscou efetivar ainda mais essa aproximação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, localizada na vila Paulo Fonteles, zona rural, ao realizar vasta programação voltada à comunidade local, com apresentações culturais, palestras e diversos serviços sociais (como inscrição e atualização do Cadastro Único do Bolsa Família, emissão de carteiras profissional e de identidade), odontológicos (aplicação de flúor), médicos (consulta pediátrica) e jurídicos (assessoria gratuita).

Segundo a diretora da unidade educacional, Márcia Cunha, o tema “Escola e Família: Uma Parceria que Dá Certo!”, usado nos últimos anos pela instituição, reflete bem o resultado obtido por meio dos encontros. “A ação acontece na escola todo ano, mas nos dois últimos foi intensificada. A comunidade tem participado mais e, consequentemente, contribuído muito para a melhoria da educação dos filhos”, afirma.
Cristiane de Souza é mãe de Joel Souza, aluno do 4° ano, e uma das participantes assíduas do evento educacional. “Aproveito a ocasião para verificar de perto como está o processo de aprendizagem do meu filho e, também, para usufruir de alguns serviços, a maioria oferecida apenas na cidade ou aqui em datas específicas”, informa a dona de casa, comemorando o primeiro documento de identidade do filho Joel tirado ali mesmo. “Nota dez para a programação da escola!”, finaliza.

Saraiva publicidade

ESTRATÉGIA
No entendimento da secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, a participação das famílias à vida escolar de alunos é parte constituinte do trabalho de planejamento educacional da rede municipal. “E é justamente por isso que essa programação consta de nosso calendário escolar”, ressalta. Ela destaca o fato de que, quando a escola investe na compreensão do contexto de vida dos alunos, aumenta a capacidade de comunicação destes e promove a adequação das estratégias didáticas, melhorando as chances efetivas de aprendizado.
Durante o evento, o Departamento de Transporte da Semed oficializou a entrega de 12 ônibus escolares para atender alunos das escolas Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, Jorge Amado e Alegria do Saber, fazendo as rotas das vilas Paulo Fonteles e Sanção, bem como o entorno destas.

PARCERIAS
De acordo com a diretora da escola, a ação não seria bem sucedida se não houvesse parcerias importantes firmadas com as secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa) e da Mulher (Semmu); com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Vale, a Associação de Moradores da Vila Paulo Fonteles, entre outros.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu