Publicidade

Estação Conhecimento cede prédio de escola para Prefeitura de Parauapebas

Na próxima terça-feira (12) a Estação Conhecimento APA do Gelado, que conta com o apoio da Vale e da Fundação Vale, fará a cessão de uso da infraestrutura da Escola Municipal Jorge Amado para a Prefeitura Municipal de Parauapebas. A cessão inclui o prédio da unidade educacional, os alojamentos, campo de futebol, pista de atletismo e vestiários. Para isso, a Estação Conhecimento reformou as instalações da Jorge Amado e ampliou o complexo esportivo este ano. Após a cerimônia de cessão, a prefeitura passa a ter o direito de uso das instalações por meio de comodato de 20 anos, podendo este ser renovado.

Inaugurada em 2009, a Escola Jorge Amado passou a suprir as demandas educacionais dos moradores da comunidade da APA do Gelado que antes estudavam em salas multisseriadas. Nelas, alunos de diferentes idades e níveis estudavam juntos. Eles faziam parte das escolas São José III, Jorge Amado, Lineu Muniz, Santa Maria e Firmino de Oliveira. Atualmente a instituição atende 171 alunos da Educação Infantil ao 9º ano. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Parauapebas vinha fazendo a gestão da unidade escolar com apoio da Vale e a incluindo nos programas oferecidos em toda a rede de ensino municipal.


Por meio de convênio firmado com a prefeitura, serão contratados 17 jovens da APA do Gelado que estão passando por cursos profissionalizantes na Estação Conhecimento e que irão atuar na operacionalização do laticínio que funcionará no local. Além deles, outros 22 profissionais, também cedidos pela prefeitura, já atuam na área rural dando assistência técnica aos produtores da APA do Gelado.

A Vale está comprometida em deixar um legado positivo para as comunidades próximas às suas operações e projetos. E a Fundação Vale tem como função apoiar a atuação social da Vale nos territórios em que a empresa está presente. Ao cumprir esse papel, contribui para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Sobre as Estações Conhecimento
Idealizadas pela Fundação Vale, as Estações Conhecimento (ECs) são centros promotores e irradiadores de vivências e práticas de educação, geração de trabalho e renda, esporte, cultura, convivência e cidadania, que priorizam a participação e a inclusão social e têm como foco a formação integral de crianças e adolescentes, assim como suas famílias e comunidade em geral. As Estações Conhecimento realizam atividades em cinco estados brasileiros: Pará, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo

A Estação Conhecimento de APA do Igarapé Gelado foi a 2ª Estação Conhecimento implantada. As atividades desenvolvidas estão voltadas, em sua maioria, para projetos de geração de trabalho e renda para as famílias da região como bovinocultura, fruticultura, olericultura (hortaliças), avicultura, entre outros.

Serviço:
Evento: Cessão da Escola Jorge Amado à Prefeitura de Parauapebas
Data: Terça-feira, 12
Horário: 9h
Local: Estação Conhecimento APA do Gelado

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu