Publicidade

Governador Jatene entrega novas instalações da Escola Anísio Teixeira em Marabá

O governador Simão Jatene está em Marabá, onde reinaugurou, na manhã desta sexta-feira, 2, a Escola Estadual Anísio Teixeira. O estabelecimento passou por uma reforma completa e ganhou novos espaços, como sala de informática e sala de artes. Entre os compromissos do governador na cidade constam, ainda, a inauguração da Estação Cidadania, que oferece vários serviços à população, como atendimento jurídico e retirada de documentos; e a inauguração da primeira etapa da ampliação do sistema de abastecimento de água de Marabá, que vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas.

Após a cerimônia de inauguração, o governador visitou as novas instalações da escola Anísio Teixeira, que teve o número de salas ampliadas de 12 para 15, e ganhou novo bloco administrativo, biblioteca, área de recreio coberta, cozinha e quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e espaço de apoio para os professores de Educação Física. A Anísio Teixeira passa a contar também com laboratório de informática, sala de artes, sala de mídia e laboratório multidiciplinar.

Saraiva publicidade

“O prédio que estamos entregando hoje é apenas cimento, ferro e concreto. O que dá condição para que isto seja uma escola de verdade são os alunos e professores, que fazem deste lugar uma instituição referenciada. Construir uma nova sociedade é um desafio coletivo, e acredito que todos aqui vão se empenhar para que, juntos, possamos fazer uma sociedade mais justa para todos”, reiterou o governador Simão Jatene, em seu discurso, durante a entrega das novas instalações.

Obras incentivam a melhoria do ensino

Maria Braga, atual diretora de Ensino Fundamental da Anísio Teixeira, trabalhou na escola como professora na época em que o prédio enfrentou diversas enchentes. Ela lembrou que na época das chuvas fortes, as salas eram invadidas pela água e as aulas eram frequentemente suspensas. Após 12 anos de dedicação à docência, Maria Braga se aposentou e, chegou a acreditar que não teria mais a chance de ver o sonho da escola reformada. “Quis o destino que, mesmo aposentada do Estado, eu voltasse para a Anísio Teixeira dirigindo o Ensino Fundamental e pudesse participar desse momento. Hoje é um dia importante para a história dessa instituição e eu me sinto muito feliz e realizada por testemunhar esse momento”.

A aluna do 2º ano, Vantuxa Santos, ficou surpresa quando entrou na escola. “Levei um susto quando cheguei aqui. Nem acredito que agora temos um laboratório e até uma quadra coberta. A escola está maravilhosa e com certeza é a melhor de Marabá, ganha até das particulares”, disse. O aluno Kessio Silva também ficou impressionado com a estrutura e com o conforto das salas de aula. “A nossa escola ficou melhor do que eu imaginava. O legal é ver que o projeto se preocupou em nos dar mais conforto. As salas são amplas e climatizadas. Os laboratórios são equipados e também possuem central de ar. É uma escola totalmente diferente do que a gente tinha antes”.

A Escola Anísio Teixeira funciona nos três turnos e possui 1.200 alunos matriculados, mas tem capacidade para atender 1.500. A diretora da escola, Sinara Cangussu, acredita que o prédio novo vai atrair os alunos que faltam para completar a capacidade do estabelecimento. Ela conta que muitos estudantes pediram transferência quando o prédio entrou em reforma, já que a maioria dos alunos mora no núcleo Cidade Nova e, por conta das obras, foram transferidos para um prédio provisório na paróquia São João Batista, que fica no bairro Laranjeiras.

“A escola Anísio Teixeira é uma das mais tradicionais da nossa cidade e é considerada referência por causa do grande numero de aprovações no vestibular. Quando nos mudamos perdemos muitos alunos, mas a maioria dos pais enfrentou quilômetros de distância para manter os filhos aqui. Eles pagaram o preço da dificuldade de acesso, mas agora podem comemorar porque seus filhos terão as melhores condições e estrutura de ensino”.

A gestora da Anísio Teixeira informou que a mudança para o novo prédio começou a ser feita nesta semana e que as aulas começam já na próxima quarta-feira, dia 7. “Ainda faltam alguns detalhes para concluírmos a transferência, mas faremos isso no menor prazo, pois estamos ansiosos para ocupar as novas instalações. Essa escola é um presente e a comunidade está muito feliz em poder usufruir desse espaço”.

Pacto pela Educação

A reforma da escola Anísio Teixeira faz parte do programa de reformas e construção de escolas previstos no Pacto Pela Educação. Serão 45 novas escolas construídas em todo o Pará, sendo nove delas no sul do Estado. Para o secretário de Educação do Pará, José Seixas Lourenço, apenas através da educação é possível construir uma sociedade melhor. “Acredito no potencial do Pará. Grandes projetos e investimentos se desenvolvem em nosso estado. Teremos grandes progressos sociais, mas para que esses avanços sejam alcançados o único caminho é a educação. Por acreditar nisso é que o governo do Estado investe no Pacto pela Educação nas Escolas”.

Vaias

Durante a solenidade de inauguração da nova escola Anísio Teixeira, o governador Simão Jatene foi vaiado por alguns estudantes de medicina e da região. Na oportunidade, Jatene respondeu da seguinte forma. “Da mesma forma que a maioria que está aqui nos apoiando tem o direito, a minoria pode se expressar e eu não vou impedir isso”, relatou.

Reportagem: Dani Filgueiras
Fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu