Publicidade
Marabá

Hospital regional alerta para os riscos do câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente em 2017, quase 61 mil novos casos devem ser diagnosticados no País. Em geral, a doença é silenciosa e, em estágios mais avançados, provoca dificuldade para urinar, sensação constante de bexiga cheia e retenção urinária aguda.

De acordo com o urologista do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), Cassiano Barbosa, os principais fatores de risco para o surgimento da doença são idade e histórico familiar. ”Não há formas de prevenção da doença, como dieta ou remédio a ser tomado. Por isso é importante consultar o médico pelo menos uma vez ao ano – a partir dos 45 anos – e fazer os exame de sangue e de toque retal. Assim é possível detectar precocemente possíveis alterações”, afirma o médico.

Um dos principais fatores que impedem o diagnóstico precoce da doença é o preconceito em relação ao exame de próstata. Aliado a isso, historicamente, poucos homens procuram os serviços de saúde. Segundo o médico, uma das formas de vencer essa barreira é a informação.

Pensando nisso, neste final de semana o HRSP promoveu um bate-papo sobre saúde do homem com os profissionais da instituição. A programação fez parte da agenda da ”I Semana do Homem”, organizada pela unidade para comemorar o Dia do Homem, celebrado neste sábado, 15 de julho. Durante o encontro, os colaboradores esclareceram dúvidas também sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), ejaculação precoce e disfunção erétil.

O psicólogo Odemir Carvalho Junior foi um dos participantes. ”É fato que raramente o homem consulta um médico. Só quando realmente não está bem. Então, essas orientações servem para a gente se atentar sobre a importância disso, porque mesmo sendo da área da saúde, muitas vezes não nos preocupamos com o nosso próprio bem-estar”, disse o colaborador.

Programação

Realizada entre os dias 10 e 14 deste mês, a ”I Semana do Homem” envolveu colaboradores e usuários em ações como spa da beleza, orientações em saúde, missa e torneio de futebol. A iniciativa teve o objetivo de promover a saúde e elevar a autoestima do público.

Ao longo do ano, o Hospital Regional de Marabá realiza outras ações de orientação em saúde, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida na região. A unidade é pública e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Reportagem: Aretha Fernandes

Publicidade
Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!