Publicidade

ITV abre inscrições para mestrado profissional

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) abre inscrições para a terceira turma do curso de mestrado profissional. As inscrições vão até 14 de novembro e o processo seletivo, com as diversas fases, ocorrerá nos meses de outubro a dezembro. As aulas terão início em março de 2015. Serão ofertadas 20 vagas. As informações e inscrições completas sobre o mestrado estão no edital do curso, disponível no site www.vale.com/itv.

O curso “Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais” é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e será ministrado na sede do ITV, em Belém. O curso tem duração de dois anos, sendo o primeiro ano para obtenção de créditos e conhecimentos e o segundo, para o desenvolvimento da dissertação.

Saraiva publicidade

O mestrado profissional do ITV é o primeiro do gênero a ser oferecido por um instituto vinculado a uma empresa do setor mineral e tem por objetivo formar profissionais aptos a enfrentar questões relacionadas ao aproveitamento sustentável de recursos naturais e atrair e desenvolver talentos com competências voltadas para a mineração.

As duas linhas de pesquisa do mestrado (Sustentabilidade dos Recursos Vegetais e Sustentabilidade na Mineração) são muito abrangentes e o curso aceita profissionais independentemente da formação universitária e que tenham interesse em meio ambiente e sustentabilidade de recursos naturais, como biólogos, geógrafos, geólogos, urbanistas, economistas, engenheiros, entre outros.

O pesquisador associado do ITV e coordenador do mestrado, Everaldo Barreiros, destaca a importância do curso. “Temos a preocupação de formar profissionais especializados, tanto nas necessidades da região onde estamos presentes quanto para o dia a dia da empresa”. Ele também destaca a procura pela formação. “Vamos iniciar a terceira turma do mestrado, prova de que existe uma demanda por esse tipo de formação”.

O perfil interdisciplinar e multifacetado da formação permitirá aos mestrandos seguirem carreira acadêmica ou atuarem no mercado, colocando em prática os resultados de seus estudos e pesquisas.

Instituto Tecnológico Vale (ITV)
O ITV foi criado em 2009 para o desenvolvimento de tecnologia e inovações que possam contribuir para os atuais projetos da Vale e também para desenvolver novas oportunidades de negócios para a Vale. É uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha para criar possibilidades futuras, por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, em parceria com a comunidade científica mundial. Há duas unidades do ITV no Brasil: um em Ouro Preto (MG) e outro em Belém (PA). A unidade mineira é focada em mineração e a paraense, em desenvolvimento sustentável.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu