Publicidade

JIPs 2014: Primeira etapa é concluída com festa e premiação

Depois de muito treino, luta e determinação, que culminaram em disputas acirradíssimas, decididas muitas vezes no último minuto ou mesmo nos pênaltis, a primeira edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs) chega ao final. A cerimônia de premiação, que consagrou os campeões, ocorreu na manhã do último domingo (18), no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, e deixou muito gente com a sensação de “quero mais”.

O maior evento esportivo estudantil do município encontra-se este ano em sua 18ª edição. Nesta primeira etapa, englobou as categorias mirim e pré-mirim, contemplando mais de 500 estudantes com idades entre 8 e 11 anos, de 20 escolas, três particulares e 17 municipais. As modalidades disputadas foram futsal, handebol, mini-handebol e xadrez.


Duas das escolas destaques no evento foram Primavera e Jean Piaget. A primeira conquistou os troféus de 1º lugar na modalidade futsal feminino e masculino, categoria mirim; o 2° e 3° lugares no xadrez, feminino, categorias pré-mirim e mirim, respectivamente. Já a segunda escola foi premiada com os 1° lugares no mini-handebol (pré-mirim) e no handebol (mirim) femininos, e o 3° no mini-handebol masculino (pré-mirim).

Gercivaldo Oliveira Costa, estudante do 5° ano da escola Primavera, foi um dos artilheiros da competição na modalidade futsal, marcando 14 gols. O garoto de apenas 10 anos de idade relata ter participado por três vezes consecutivas dos jogos. Segundo ele, a experiência e os treinos acirrados fizeram com que chegasse ao 1° lugar este ano. “Em 2012 e 2013, joguei pela escola João Prudêncio. No primeiro ano de participação, conquistamos o 3° lugar, ano passado o 2° e agora, finalmente, meu time foi campeão”, comemora.

A professora de educação física de Gercivaldo, Roberta Castro, afirma ter orgulho de lecionar para crianças compromissadas e esforçadas como ele. “Por motivo de força maior, tivemos apenas um mês para treinar, mas foi o suficiente, pois os alunos se dedicaram, e os pais, direção e professores da escola nos apoiaram. Todos fizeram a sua parte para que conquistássemos os títulos”, afirma a docente.

Além de apoiar a participação dos alunos na competição, a diretora da Escola Primavera, Lourivaneide Costa, não perdeu nenhum dos jogos. “Também sou torcedora. Acompanhei todos os jogos em que os times da escola participaram. Vejo minha participação como uma forma a mais de estímulo para os atletas”, relata a gestora, ao destacar orgulhosa que a escola conquistou ouro, prata e bronze nas competições.

“Cada um de vocês deve sentir-se vitorioso, pois tenho certeza que a aprendizagem e o crescimento a cada partida foi imensa. Meus parabéns pelo esforço, dedicação e aprendizagem”, parabenizou a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza.

Próxima etapa

Os confrontos das categorias A e B, correspondentes ao infanto e juvenil, respectivamente, que envolvem estudantes com idades entre 12 e 17 anos, modalidades futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa e xadrez, masculino e feminino, terão início em outubro.

Premiados por modalidades e categorias

CATEGORIA PRÉ-MIRIM

Futsal masculino

1º – Escola Sandra Maria
2º – Escola Paulo Freire
3º – Escola Carlos Henrique

Mini-handebol masculino

1º – Escola Irmã Laura
2º – Escola Faruk Salmen
3º – Escola Jean Piaget

Mini-handebol feminino
1º – Escola Jean Piaget
2º – Escola Paulo Fonteles

Xadrez masculino

1º – Agny Anakin Murari – Escola Milton Martins

Xadrez feminino

1º – Emele Gabriele da Silva – Escola Terezinha de Jesus
2º – Nádila Rebeca da Silva Ferreira – Escola Primavera II
3º – Emilly Sousa Mesquita – Escola Jozias Leão da Silva

CATEGORIA MIRIM

Futsal masculino

1º – Escola Primavera II

2º – Escola Olga da Silva
3º – Escola Terezinha de Jesus

Futsal feminino

1º – Escola Primavera II
2º – Escola Paulo Fonteles
3º – Colégio Evolução

Handebol masculino

1º – Escola Vinicius de Moraes
2º – Colégio Conexão
3º – Escola Carlos Henrique

Handebol feminino
1º – Escola Jean Piaget
2º – Escola Olga da Silva
3º – Escola Carlos Henrique

Xadrez masculino

1º – Marcos Hipólito Pereira – Escola Benedito Monteiro
2º – Antônio Guimarães Machado – Escola Evolução
3º – Maciel Silva Inácio – Escola Terezinha de Jesus

Xadrez feminino

1º – Marta Pereira dos Santos – Escola Benedito Monteiro
2º – Kemily Mota de Sousa – Escola Antônio Matos
3º – Karen Lucas Oliveira Andrade – Escola Primavera II

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu