Publicidade

Joelma Leite solicita posto de saúde e escola para Vila Valentim Serra

Localizada a 25 quilômetros do centro de Parauapebas, a Vila Valentim Serra recebeu atenção especial na sessão ordinária da última terça-feira (7). A localidade foi objeto de duas proposições, ambas de autoria da vereadora Joelma de Moura Leite (PSD).

Inicialmente, Joelma Leite pediu ao Poder Executivo que construa uma unidade básica de saúde no assentamento. A parlamentar explicou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada da população no que tange ao acesso a toda rede de atenção à saúde, onde se promove proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, redução de danos, entre outras ações.


Ao apresentar o pedido, por meio da Indicação nº 117/2019, a legisladora ressaltou que a UBS deve ser instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem. No caso da comunidade de Valentim Serra, a realidade está longe do ideal, uma vez que para ter acesso aos serviços básicos de saúde a população precisa se deslocar até a Vila Rio Branco.

“A iniciativa visa oportunizar, através da construção de uma Unidade Básica de Saúde, acesso à saúde para toda população do Assentamento Valentim Serra, bem como promover ampliação de políticas públicas voltadas à saúde na zona rural do município e, assim, garantir maior qualidade de vida à coletividade”, ressaltou Joelma Leite.

Construção de escola

A vereadora pediu também à administração municipal, na Indicação nº 118/2019, a construção de uma escola no assentamento Valentim Serra.

Para Joelma, a educação é o único caminho para o desenvolvimento contínuo e duradouro de uma sociedade. Sendo que a escola se caracteriza por ser o principal espaço de construção e disseminação do conhecimento, bem como por ser a grande responsável pelo processo de formação de valores, de formação de cidadãos de bem.

A implantação de uma escola na vila vai garantir acesso à educação para os moradores da localidade. “O assentamento é uma importante comunidade rural, com uma população consolidada e de grande contribuição para a economia parauapebense, tendo em vista a produção agrícola e pecuária desenvolvida”, destacou a vereadora.

A pretensão da construção de uma escola em Valentim Serra visa fortalecer os vínculos dos produtores rurais no local, uma vez que possibilitará que seus filhos possam ser devidamente instruídos próximos às suas moradias, situação essa que garantirá maior qualidade de vida e consequentemente afastará o fenômeno do êxodo rural.

A vereadora ainda contou que é grande o poder de organização da comunidade local que, por meio da Associação dos Agricultores e Agricultoras do Projeto de Assentamento Valentim Serra, já tem disponível o local para a instalação da futura escola.

Para promover melhoria significativa na vida de todos os moradores da região de Valentim Serra, tendo em vista a necessidade de se oferecer políticas públicas educacionais na zona rural e a disponibilidade de terreno adequado para construção de uma unidade educacional no local, os vereadores aprovaram as indicações, que agora serão enviadas ao Poder Executivo para que se promova a análise financeira para implementação dos pedidos.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu