Publicidade

Liminar que pedia reintegração de posse da “Área do Linhão” é suspensa por 6 meses

Depois de iniciarem uma série de manifestações que teve como pontapé  a interdição da portaria de acesso à Carajás no dia 22 de setembro, depois acampamento montado na Prefeitura de Parauapebas e por fim manifestação na Câmara Municipal de Vereadores, moradores que residem na “Área do Linhão”, localizada no bairro Tropical II, conseguiram a suspensão de liminar que pedia a reintegração de posse da invasão, solicitada pela mineradora Vale e ordenada pela Justiça no último dia 15.

Após as manifestações, uma comissão dos manifestantes formada por cerca de dez pessoas foi recebida em uma série de reuniões com representantes da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Vale e Vereadores.
Na oportunidade ficou definido que a liminar que solicita a reintegração de posse da “Área do Linhão” será suspensa pelo prazo de seis meses e que em 60 dias a Secretaria Municipal de Habitação de Parauapebas (SEHAB), apresente um relatório sobre o número real de famílias que estão na área, bem como apresentar soluções para que as famílias que estão na área saiam com segurança e sejam remanejadas para outro local.


Dr. Líbio Moura foi um dos articuladores da manifestação
Dr. Líbio Moura foi um dos articuladores da manifestação

De acordo com o Juiz de Direito da Comarca de Parauapebas Líbio Araújo Moura, as negociações foram tranquilas, porém, a movimentação na cidade não pode parar por conta de protestos. “Parauapebas é uma das poucas cidades que já trabalhei e vi que os diálogos entre as partes são levadas à sério e conduzidas de forma responsável e sem confusões, porém, a cidade não pode parar. Sugiro aos senhores que desarmem os barracos que foram montados em frente à Prefeitura de Parauapebas, lá estão vários policiais que estão mantendo a ordem, porém, as outras pessoas em vários bairros estão sendo prejudicadas pela ausência desses homens nas ruas, destacou o Juiz em reunião realizada na sala da presidência da Câmara de Vereadores de Parauapebas.

Próxima reunião
No dia 26 de novembro os moradores da “Área do Linhão” se reunirão novamente com representantes da Mineradora Vale, Câmara de Parauapebas e Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro é debater sobre a situação das famílias que moram na área, e se chegar a um denominador comum, tendo em vista que o risco de vida para as pessoas que moram na localidade é evidente.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu