Banner Educar


Pará promoveu mais de 3600 acordos na Semana da Conciliação

Pará promoveu mais de 3600 acordos na Semana da Conciliação

De acordo com a coordenadora da ação no Estado, juíza Kédima Pacífico Lyra, das 12.427 audiências de conciliação agendadas, foram realizadas 10.701 (86%), resultando em um montante de R$ 12.084.818,04 em valores homologados.

Com o slogan “o caminho mais curto para resolver seus problemas”, a semana é uma das principais ações institucionais promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. O judiciário paraense mobilizou 695 magistrados, 1.213 conciliadores, 1.923 colaboradores para a ação que ainda contou com 31 eventos paralelos.

De acordo com a juíza Kédima Pacífico Lyra, o objetivo foi conciliar o maior número de possível de processos, visando disseminar e fortalecer a culta da paz e do diálogo entre as partes, por meio da conciliação. “A campanha reforçou a ideia de que a conciliação é uma forma pacífica, rápida, eficaz e definitiva de solução de conflitos. À exemplo dos anos anteriores, o TJPA aderiu a campanha no 1º e 2º grau de jurisdição, com participação dos juízes, conciliadores, advogados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público”, comemorou a magistrada.

Varas da capital e do interior, inscritas no evento, realizaram audiências de conciliação em ações processuais e pré-processuais, garantindo ao jurisdicionado o direito a uma justiça célere e efetiva.

Para a Juíza Kédima Lyra, cada acordo celebrado merece ser comemorado, especialmente pelo Poder Judiciário, garantidor dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. “Quando as duas partes de uma questão entram em acordo, todos saem ganhando. Está provado que esse caminho é o mais curto e eficaz para a solução de problemas, seja na Justiça ou mesmo quando o caso ainda nem se transformou em processo judicial”, declarou.

Reportagem: Vanessa Vieira

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!