Publicidade
Canaã dos Carajás

Paraenses já pagam conta de energia com reajuste

Os aumentos históricos nas contas de energia elétrica do consumidor residencial paraense, desde a privatização da Celpa, impressionam, chegando a mais de 410%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (02) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).

O balanço é divulgado em um momento em que os paraenses sentem os impactos das primeiras contas de energia elétrica mais caras, após os reajustes propostos pela Celpa e autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto passado.

Segundo o Dieese, o atual reajuste de 34,34% para a tarifa dos consumidores residenciais e de 36,41% para consumidores comerciais e industriais foi o maior realizado desde a privatização da concessionária, mas seguem um histórico de aumentos que superam em muito a inflação: a elevação acumulada nas contas de energia para o consumidor residencial, desde a privatização da companhia, alcançam 417%, contra um aumento de 176% da inflação medida para o mesmo período.

Para os grandes consumidores (indústria e comércio), o aumento histórico foi igualmente expressivo, alcançando 261% nos últimos 12 anos. O reajuste deste ano também foi o maior para o setor industrial desde a privatização da empresa.

A elevada tarifa para os industriais e comerciários ainda deve causar um segundo impacto para o consumidor paraense, já que deve ocasionar um aumento no preço de diversos produtos, segundo o Dieese.

O atual reajuste está em vigor desde o dia 07 de agosto de 2014 e é o 15º autorizado pelo Governo Federal desde a privatização da Celpa, em 1998. A nova tarifa deve atingir cerca de dois milhões de residências no Pará.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!