Publicidade

Parauapebas, 26 anos: Anuário traz mineração sustentável como tema

O prefeito Valmir Mariano participou na noite desta quarta-feira (7) de mais um evento em comemoração ao aniversário de 26 anos de Parauapebas: o lançamento da 3ª edição do Anuário de Mineração, que aconteceu no auditório da Prefeitura.

Elaborado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), o anuário tem como proposta levar à sociedade informações acerca do setor, mostrando as contribuições econômicas e sociais para o estado, e informando os destinos e valores das exportações paraenses e exemplos da aplicação do minério no dia a dia.


Segundo o presidente do Simineral, José Fernando Gomes, o objetivo do anuário é difundir as informações sobre o setor, para que a população se aproprie desse conhecimento. “Acreditamos no potencial dessa ferramenta para formar futuras gerações para a mineração”, aposta o sindicalista.

Durante o lançamento, a administração municipal recebeu um exemplar impresso do Anuário de Mineração e 60 CD’s para serem distribuídos às bibliotecas das escolas municipais. A edição traz como tema “Mineração sustentável. Um legado para nossa gente”.

Para o prefeito Valmir Mariano, a principal preocupação é com o destino da mineração. “Sabemos que o minério é essencial para o cotidiano, mas é preciso minerar com desenvolvimento e sustentabilidade. Este é o principal desafio das empresas mineradoras e órgãos governamentais: projetar o município para o futuro”, destacou o gestor municipal.

Como exemplo da preocupação do município em contribuir para o desenvolvimento, durante seu pronunciamento o prefeito anunciou a concretização de projetos estruturais.

Na tarde de quarta-feira (7), a Prefeitura de Parauapebas assinou convênio com o Governo do Estado para a instalação de um polo da Universidade Estadual do Pará (Uepa) na cidade e a regionalização do Hospital Municipal.

“Além de aprimorar o atendimento em saúde, a intenção do governo municipal é fazer de Parauapebas, também, um centro de educação e inteligência, atraindo empresas de tecnologia”, concluiu Valmir Mariano.

Reportagem: Lisane Bitencourt
Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu