Publicidade

Professores aprovados em concurso público são empossados em Parauapebas

O time de educadores da rede pública municipal de ensino de Parauapebas foi reforçado com a posse de 90 novos professores concursados, realizada na manhã desta sexta-feira (12). Eles foram aprovados no processo seletivo que ocorreu no primeiro semestre e devem assumir seus postos de trabalho na próxima semana.

Dos 290 candidatos aprovados, foram convocados 114 nessa primeira etapa, todos das disciplinas de português e matemática, alguns não se apresentaram e outros solicitaram prorrogação no prazo para posse, conforme permitido pelo Estatuto do Servidor.
De acordo com a Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) da prefeitura, os candidatos aprovadas para ministrar aulas de História, Artes, Geografia, Ensino Religioso e Inglês já foram nomeados e tomarão posse no próximo dia 25 de setembro. Já os professores de educação física e pedagogia serão convocados em dezembro desse ano. A prefeitura tem o prazo de até dois anos para realização das convocações, conforme estabelecido pelo edital do concurso.


De acordo com levantamento realizado pela secretaria municipal de Administração (Semad), 78% dos novos servidores vieram de outra cidade. Danúzia Araújo, professora de português, veio de Santo Antonio do Tauá no Pará para vivenciar novas experiências profissionais.

“Todo o processo desse concurso me encantou, tudo muito organizado. Achei interessante que a equipe da secretaria de educação vai nos dar todo apoio durante a transição em sala de aula, isso vai ajudar os profissionais e também aos alunos. Acho que escolhi um bom lugar para trabalhar e viver”, destacou a nova professora da rede.

Por conta da delicadeza do processo de mudança de professor, a gestão decidiu fazer a convocação dos aprovados por etapas. “Nós estamos preparando tudo para que ocorra com tranquilidade e segurança. Imagina mudarmos os professores de várias disciplinas de uma só vez, geraria muitos transtornos para os alunos, por isso optamos por uma mudança gradativa”, informou Juliana Souza, secretária de educação.

A secretária de educação também falou rapidamente como o trabalho é desenvolvido pela rede municipal de ensino. “Nós temos uma grande responsabilidade, temos um cuidado especial com a educação e a aprendizagem das crianças, por isso desenvolvemos uma rotina de planejamento e formação” destacou Juliana de Souza.

O prefeito Valmir Mariano deu as boas vindas aos novos servidores e fez um apanhado geral dos investimentos realizados na educação, uma das prioridades do seu governo, assim como reforçou o compromisso com as metas estabelecidas e com a garantia de aprendizagem dos alunos.

“Queremos o primeiro lugar do Ideb no Brasil. É por isso que vocês estão aqui, é por isso que nós estamos aqui, para fazermos a diferença”, enfatizou o prefeito durante o seu discurso, compartilhando com os novos servidores o desafio de alcançar o desenvolvimento da cidade por meio da educação.

Regiane Oliveira, professora de português, mora em Parauapebas e disse que se sentiu muito acolhida. “Chamou-me a atenção a maneira como o município se preocupa com a educação construindo escolas, investindo em formação e até disponibilizando o curso de pós-graduação para os professores”, acrescentou Regiane Oliveira.

Já o professor de matemática Anderson Pinheiro, empossado na sexta, mas que já atuava na rede pública de ensino, elogiou o nível do concurso. “Acho que o nível de exigência da prova está alinhado com a proposta do governo de fazer o melhor”, destacou o novo concursado.

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu