Publicidade

“Projeto Quelônios” em Piçarra devolve mais de 6,2 mil filhotes ao Rio Araguaia

Participaram do evento o Prefeito Wagne Machado, a secretária de Educação Laane Barros, o secretário de Meio Ambiente Nivaldo Venâncio, o ambientalista do município César Peres, além de convidados especiais do município de Canaã dos Carajás, como a secretária de Educação Jaqueline Moura e o assessor de Gabinete Emerson Lucena.

Parte integrante do projeto ‘Araguaia, nosso rio, nossa vida’, iniciativa pública desenvolvida em parceria com o município de Canaã dos Carajás, que tem por finalidade principal bem cuidar das espécies nativas da fauna e flora do Rio Araguaia, às margens do município de Piçarra, o projeto ‘Quelônios’, objetiva preservar espécies de tartarugas e tracajás. Desde 2013, com a assinatura do termo de convênio com Canaã, a quantidade de quelônios devolvida ao rio tem aumentado bastante.


Nivaldo Venâncio explicou a importância do “Projeto Quelônios” para o equilíbrio ecológico do Rio Araguaia e agradeceu a presença de todas as pessoas e entidades presentes em um dos mais bonitos eventos do município de Piçarra. “Juntos conseguimos devolver mais de 6,2 mil filhotes ao rio, provando que é possível preservar, basta querer, obrigado Canaã dos Carajás por também estar conosco neste constante desafio”, disse Nivaldo. César Peres, ambientalista com 21 anos de experiência na bacia do Rio Araguaia, sobretudo no manejo de quelônios, destacou que o projeto foi concluído com êxito porque houve envolvimento das comunidades. “Não foi uma ação exclusiva do poder público, mas nós fizemos com que a população também se envolvesse na ação, entendendo que a preservação é fundamental para a continuidade das espécies no rio, e deu certo, para o ano que vem a previsão é de soltar cerca de 10 mil filhotes, e o nosso trabalho já começou”, disse César.

Jaqueline Moura, que veio supervisionando uma caravana de alunos da rede municipal de Canaã dos Carajás para participar da soltura dos quelônios, afirmou que a eficácia do ‘Projeto Quelônios’ tem vários motivos, dentre eles, o fato de que é uma ação que movimenta a educação em toda a sua amplitude. E quando o assunto é educação, tem que ser prioridade, ela recitou uma frase de Paulo Freire e parabenizou o prefeito Wagne Machado porque, assim como Canaã, tem entregado o que há de melhor na área da educação ao povo. “A educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela”, disse Jaqueline.

Representando o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, o assessor de Gabinete Emerson Lucena destacou que o município de Canaã tem muito prazer em investir nesta iniciativa. “O projeto do qual somos parceiros é tão importante, tanto para Piçarra, quanto para Canaã, que nós iremos manter este convênio, e é possível que o valor de repasse aumente para que mais ações como esta possam ser realizadas em prol do nosso maior patrimônio: a natureza. Parabéns piçarrenses por terem o gestor que Piçarra precisa para crescer, um forte abraço em nome do prefeito Jeová Andrade”, disse Emerson.

Wagne Machado evidenciou a sua alegria em concluir mais uma etapa do ‘projeto Quelônios’ e disse que está cada vez mais comprometido com as ações do projeto, inclusive na etapa de coleta dos ovos em situação de riscos, fase que ocorre somente durante as madrugadas. “Devolver mais de 6,2 mil filhotes de tartarugas e tracajás ao Rio Araguaia nos deu um sentimento de alívio e de dever cumprido! Foi um momento singular ver tanta família reunida em prol desta causa que é tão nobre! Quero agradecer a cada um que esteve presente conosco na vila Itaipavas, principalmente os meus parceiros do município de Canaã dos Carajás, sem os quais, isso não seria possível! Mas o prefeito Jeová Andrade, tanto quanto eu, entende a importância deste projeto”, encerrou Wagne.

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu