Publicidade

Secretaria de Cultura realiza palestra inédita com geólogo que descobriu a Serra dos Carajás

Curiosidade e atenção tomaram conta do auditório do Centro Universitário de Parauapebas na noite desta quinta-feira, 22. Fotos históricas, momentos surpreendentes e muita informação sobre o passado da região estiveram presentes na palestra do geólogo Breno Augusto dos Santos, um dos pioneiros no sudeste do Pará e descobridor das minas ferríferas em Carajás.

Autoridades, imprensa e estudantes tiveram o privilégio de saber como foi o trabalho de exploração e o descobrimento do local no ano de 1967. “Foram muitas as aventuras que eu, juntamente com a equipe de geólogos que me acompanhava, enfrentamos para verificarmos a existência de toda essa riqueza. Já que na época não tínhamos toda a estrutura aérea e os equipamentos que possuímos hoje”.

Saraiva publicidade

Para o operador de som, Eliésio Costa, participar da palestra foi presenciar um momento histórico. “A exposição de todo o percurso foi fabulosa, principalmente para os jovens que estiveram presentes na palestra e que não conheciam a história sobre o início do nosso município. Foi uma noite de muito conhecimento”, contou Eliésio.

Ao final da palestra Breno falou de suas esperanças e expectativas para os próximos anos na região. Segundo o geólogo investimentos em educação e uso adequado dos recursos financeiros devem ser aplicados com maior afinco. “Eu sei que muito já foi feito, mas ainda há vários setores que necessitam de atenção. O setor da educação merece ser tratado com mais carinho, pois só é possível o desenvolvimento e diminuição da desigualdade com oportunidade e ensino” concluiu Breno.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como gestor o senhor Fernando Veras, que assumiu a Secult a pouco tempo, porém, já vem desenvolvendo um excelente trabalho à frente da pasta.

Secretário de Cultura Fernando Veras vem se destacando à frente da pasta que assumiu recentemente
Secretário de Cultura Fernando Veras vem se destacando à frente da pasta que assumiu recentemente

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu