Publicidade

Segunda audiência pública é realizada para discutir criação da orla do Rio Parauapebas

A segunda audiência pública para apresentação do projeto de macrodrenagem e revitalização da orla do Rio Parauapebas foi realizada na noite da última quinta-feira (9) nas dependências da Escola Municipal Paulo Fonteles, contando com a presença do Secretário Municipal de Obras, Raimundo Queiroga; presidente da Câmara, Josineto Feitosa; Procurador Geral do Munícipio, Marcones Santos; chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Frederico Drumond.
O prefeito Valmir Mariano se ausentou do encontro em decorrência de uma reunião com a presidência da Vale.

De acordo com o projeto apresentado, são mais de 17 quilômetros de áreas, incluindo a obra de macrodrenagem e a orla. A primeira etapa compreenderá o percurso que tem início na portaria de acesso a Floresta Nacional de Carajás até a Chácara da Lua. “Em alguns postos não se vai ver o rio porque ele ficará 100% canalizado”, disse Queiroga.


O representante do ICMBio declarou apoio à obra pelo fato de respeitar o meio ambiente e os animais.

Para causar menos transtorno no trânsito, o titular da Semob informou que a maior parte das obras será feita no período noturno.
Houveram várias participações da comunidade, principalmente nas áreas de intervenções diretas.

O vereador Major da Mactra classificou a obra como um presente merecido para a cidade e pediu para que o esgoto não passe pelo canal. Queiroga declarou na ocasião que um convênio com Caixa Econômica Federal foi assinado para projetar o esgoto da cidade. “Não adiantaria nada ter um canal bonito se por dentro dele passar poluição que infectará os rios e igarapés da região”, pontuou o secretário.

O início da obra está previsto para o mês de outubro. Segundo o secretário ainda não tem um estimativa de quando a obra completa custará devido o certame licitatório que ainda está sendo realizado para definir a empresa que executará o projeto.

Reportagem: Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu