Pesquisar
Close this search box.

Educação: Casa do Aprender beneficia comunidade de Parauapebas

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Fundação Vale e a Comunidade Escolar da Ação Comunitária (CEDAC), já vem colhendo bons frutos através da Casa do Aprender, que antes era chamada de Espaço Pedagógico.

Em evento realizado este mês, na sede do órgão que fica localizada na Rua “C”, bairro União, a Coordenadora da Casa do Aprender, Maria Vania, recebeu educadores e profissionais que trabalham no órgão para debater estratégias que serão usadas para beneficiar a comunidade em geral.

Ainda quando a Casa do Aprender se chamava Espaço Pedagógico, apenas funcionários públicos que atuavam na área da educação eram beneficiados pela entidade, porém, com a mudança, a Casa do Aprender irá beneficiar o público em geral, sendo que a Casa oferecerá briquedoteca, biblioteca e acesso à internet grátis para quem procurar o local.

De acordo com Maria Vania, atual Coordenadora da Casa do Aprender, “estão sendo feitos estudos para oferecer à comunidade um variado acervo na biblioteca e até mesmo usar espaços para outras atividades da educação voltadas para a comunidade. Aos poucos com a colaboração da SEMED e até mesmo da população, o ambiente será tornado em um espaço de acolhimento comunitário”, destaca.

CASA DO APRENDER
A Casa do Aprender é um espaço de aprendizagem, troca de experiências, integração e convívio entre educadores, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade em geral.
Em suas dependências, são realizadas atividades culturais, educativas e sociais, todas gratuitas, para crianças, jovens e adultos, adaptadas às demandas e características locais.
A Casa do Aprender apoia a formação inicial e continuada de professores, oferece tutoria e orientação pedagógica, disponibiliza materiais didáticos e recursos tecnológicos, que possibilitam inclusive acesso ao Portal de Aprendizagem.
Na biblioteca, aberta também ao público, os frequentadores da Casa têm acesso a materiais de formação continuada para professores e gestores escolares, literatura infantil e adulta, bem como títulos relacionados a diferentes áreas do conhecimento.

Reportagem: Bariloche Silva / Foto: Frank James

Vereadores recebem estudantes e professores da rede estadual que estão em greve

Após a Sessão Ordinária desta terça-feira, 24, os vereadores Ivanaldo Braz (PDT), Euzébio Rodrigues, Israel Pereira Barros, o Miquinha (ambos do PT), José Francisco Amaral Pavão (PTB), Bruno Soares (PP), Irmã Luzinete (PV), Maridé Gomes (PSC) e o presidente da Casa, Josineto Feitosa (PSDC) receberam os representantes do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Pará – e alunos da Escola Estadual Marluce Massariol.

Os professores do Ensino Médio inciaram uma greve nesta segunda-feira, 23, para reivindicar qualificação aos docentes, melhorias do transporte escolar, reforma e construção das escolas, distribuição efetiva da merenda escolar e, no caso da escola Marluce Massariol, climatização das salas de aula. De acordo com a professora Luciene Moutinho, uma das representantes do Sintepp, as condições das escolas são precárias. “A escola Irmã Dulce, por exemplo, chegou a ser interditada pela defesa civil. Mesmo sem greve as aulas tiveram que ser paralisadas. Além disso a falta de professores é constante, o que prejudica o aprendizado dos alunos”.

Para o estudante da Escola Marluce Massariol, Elton Batista, os alunos estão chegando ao final do ensino médio despreparados. “Temos apenas quatro dias de aulas porque não tem professores para cobrir os horários. Vamos ficar em desvantagem no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e na hora do vestibular”, desabafou Elton.

Ao ouvirem as solicitações de alunos e professores, os vereadores separaram as comissões permanentes de Direitos Humanos, composta pelos vereadores Miquinha (PT), Maridé (PSC) e Braz (PDT); e a Comissão Permanente de Educação formada pelos vereadores Antônio Chaves, o Major da Mactra (PSDB), Eliene Soares (PT) e Irmã Luzinete (PV), para acompanhar as ações e apoiar as reivindicações. As propostas e problemáticas também serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Educação. Na sexta-feira, 27, os vereadores visitarão todas as escolas estaduais e os prédios onde são ministradas as aulas para o Ensino Médio, para verificar de perto as necessidades do ensino na cidade e buscar, mais rápido possível, uma solução.

Reportagem: Josiane Quintino / Foto: Bariloche Silva

Cadeirantes dão “puxão de orelha” em vereadores durante sessão na Câmara de Parauapebas

Os vereadores Bruno Soares (PP), Devanir Martins (PP), Josineto Feitosa (PSDC), Eiene Soares (PT) e Charles Borges (PSD), levaram literalmente na tarde da última terça-feira (24), um “puxão de orelha”, por parte de cadeirantes que na oportunidade participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas para falar um pouco da importância da V Semana de Luta da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, que vem ocorrendo desde sábado (21).

Com o uso da palavra, quase no final da Sessão Ordinária, o cadeirante de prenome Jeová, solicitou que os vereadores acima citados ficassem em pé na frente dele, na oportunidade, o cadeirante solicitou que cada parlamentar sentasse em cadeiras de rodas e dessem uma volta pelo plenário da Casa de Leis. “Todos podem observar que os documentos da Câmara Municipal afirmam que este prédio é todo acessível para os deficientes e cadeirantes, porém, infelizmente esta realizada aqui é outra, como os próprios vereadores podem observar”, destacou Jeová.

Cadeirantes pegaram os vereadores de surpresa e cobraram mais acessibilidade na Câmara Municipal
Cadeirantes pegaram os vereadores de surpresa e cobraram mais acessibilidade na Câmara Municipal

Na oportunidade, alguns vereadores comentaram sobre o “puxão de orelha” dado pelos deficientes na Câmara Municipal de Parauapebas. Confira:

Euzébio Rodrigues: “Antes de cobrar melhorias de acessibilidade da Prefeitura de Parauapebas em nossa cidade, precisamos primeiro nos unir e fazer as melhorias necessárias aqui na Câmara Municipal de Parauapebas”.

Devanir Martins: “Hoje senti na pele o que esses cadeirantes sentem e na próxima Sessão, irei apresentar um requerimento solicitando que a presidência da Câmara de Vereadores faça as adequações de acessibilidade para que os deficientes se sintam a vontade nesta Casa de Leis”.

Miquinha: “Em quatro anos e nove meses como vereador nesta Casa de Leis, essa foi a Sessão Ordinária mais importante que participei. Nenhum sofrimento é comparado ao que os cadeirantes sofrem no dia-a-dia em Parauapebas. A gente achava que a Câmara era grande coisa, mas hoje vimos que não é. Sei que a culpa da estrutura não foi de nosso atual presidente, pelo contrário, vem do passado. Hoje recebemos uma aula e eu saio daqui com o dever de lutar para que essas acessibilidades realmente cheguem até esta Casa de Leis”.

Bruno Soares: “Foi uma experiência marcante, e esta Casa de Leis urgentemente tem que repensar nas acessibilidades que estão faltando no prédio, afinal, esses cadeirantes e qualquer outro deficiente tem que ser bem atendido, até porque aqui é a casa do povo”.

Josineto Feitosa: “Hoje vocês nos deram uma lição muito importante e eu vou ser sincero que há muito tempo não tinha feito um esforço grande como fiz hoje ao subir a rampa do plenário conduzindo uma cadeira de rodas. Essa lição que recebemos hoje mostra que nós parlamentares temos que abrir os olhos para muitas coisas aqui nessa cidade. Tenho certeza que cada um de nós vereadores vai refletir muito sobre essa lição que recebemos hoje por parte dos cadeirantes de Parauapebas”.

V Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
O encerramento da V Semana de Luta da Pessoa com Deficiência acontecerá nesta sexta-feira (27), às 17 horas, em frente ao quartel da Polícia Militar, com caminhada seguindo até a Praça de Eventos. A caminhada terá a participação especial do judoca paralímpico Antonio Tenório, que irá competir nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Uma das principais finalidades de toda a programação que integra a V Semana é sensibilizar a sociedade quanto aos assuntos que envolvem pessoas com deficiência, reafirmando o seu direito de cidadania. A Prefeitura de Parauapebas é parceira do evento por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Obras, Educação e Saaep, além de ONGs e entidades do município.

Reportagem: Bariloche Silva / Deicharles Damascena

Vereador solicita criação de um Centro de Tratamento do Rim

Na ultima Sessão Ordinária desta terça-feira, 24, os vereadores solicitaram melhorias para o trânsito da cidade de Parauapebas, bem como a construção de um Centro de Tratamento do Rim e a doação de uma área para a Associação dos Animais e do Meio Ambiente.

De autoria de Bruno Soares o Requerimento Nº99/2013 pede ao prefeito Valmir Mariano que seja construído um Centro de Tratamento do Rim – CTR – no município contendo 40 dialisadores. Segundo o vereador dezenas de pessoas do município necessitam de fazer hemodiálise. “Atualmente 17 pacientes de Parauapebas estão indo três vezes por semana para Marabá fazer hemodiálise, mas isso não quer dizer que são apenas 17 pessoas na cidade que precisam desse serviço”, ressaltou Bruno.

A solicitação da doação de uma área mínima de 1.200m² à ONG AAPAMA – Associação dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas – é também de autoria do vereador Bruno Soares (PP). Ele ainda requer que o Poder Executivo celebre Termo de Convênio para repasse de recursos financeiros. “Atualmente os serviços são realizados nas casas dos voluntários da ONG, em veterinária de parceiros e com recursos financeiros de doações. O esforço que esta instituição vem desenvolvendo em nosso município merece uma atenção especial pelo Poder Executivo”, disse o parlamentar.

Trânsito
O vereador Dr º Charles Borges (PSD) através do Requerimento Nº100/2013 solicitou que sejam tomadas providências no sentido de coibir o trânsito de carreta e bitrens nas ruas e avenidas do Município de Parauapebas, ficando restrito somente às rodovias estaduais. Segundo o parlamentar esse tipo de veículo causa engarrafamentos, além de provocar danos no asfalto. “É normal hoje às cidades de médio e grande porte tenham na entrada garagem para receber veículos de carga e efetuarem o transbordo para veículos de pequeno porte e assim percorrerem as ruas e avenidas do município”, explicou Dr º Charles.

A Indicação Nº159/2013 de autoria do parlamentar Antônio Chaves de Sousa, o Major da Mactra (PSDB), pede a implantação de sinalização de trânsito e redutores de velocidade nas principais avenidas e ruas do bairro Vila Rica. O vereador justificou a indicação dizendo que a viabilização dessa proposição vai “melhorar a segurança dos pedestres que transitam nas ruas e avenidas do Bairro Vila Rica, e ainda moralizar o trânsito de veículos naquele perímetro minimizando os constantes acidentes e colisões entre veículos”.

Transporte
Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), José Arenes, Israel Pereira (Miquinha) e Eliene Soares, solicitaram a iluminação de todos os pontos de paradas de vans/ônibus do centro urbano incluindo os localizados nas Vilas Palmares Sul e Palmares II. Para eles essa ação vai “garantir a segurança de todos os cidadãos e cidadãs usuários dos pontos de paradas de vans/ônibus, principalmente os alunos, e trabalhadores que no período da noite necessitam deste espaço para aguardarem sua condução”.

Já a Indicação Nº157/2013 de autoria do vereador Major da Mactra (PSDB) solicita que o Poder Executivo viabilize transporte para empregadas domésticas e jardineiros que prestam serviços no núcleo Urbano de Carajás, visto que “essa classe de trabalhadores, têm muita dificuldade para se deslocar ao seu local de trabalho, por motivo da deficiência dos transporte que realizam o trajeto entre Parauapebas e Carajás”, justificou o parlamentar.

Todos os requerimentos e indicações foram aprovados.

Reportagem: Renê Silva / Foto: Bariloche Silva

Parauapebas: Comasp tem novo presidente

Foi eleito na última quinta-feira (19) George Augusto da Silva Rodrigues como novo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp).
O processo eleitoral aconteceu no auditório do Sine, com a presença de representantes de organizações governamentais e não governamentais que compõem o Comasp. O novo presidente representa a entidade Gente Livre, e foi eleito com a maioria dos votos. O mandato será de dois anos, sendo válido até março de 2015.

A eleição aconteceu devido à renúncia do então presidente Lúcio de Oliveira, que precisou se afastar por motivos pessoais.
De acordo com o novo presidente, será dado continuidade aos trabalhos que vinham sendo executados e elaborar junto ao grupo novas parcerias, visando o controle social da política de assistência de forma mais efetiva.
“É tudo novo, mas estou tranquilo, sabendo que o presidente não é absoluto. O pleno do Comasp é formado por pessoas com opinião, sabedores da importância do seu papel na sociedade e juntos podemos superar a todos os desafios, que são muitos. Temos que trabalhar unidos com os conselheiros, pois só assim a política de Assistência Social poderá alcançar seus objetivos”, finalizou George Rodrigues.
A nova diretoria é composta pelo presidente George Rodrigues, vice-presidente Irenilde Soares Barata e secretária Gildete Prates dos Santos.

Reportagem: Deicharles Damascena

Deixe seu comentário