Pesquisar
Close this search box.

Dia da Gentileza é comemorado nas ruas de Parauapebas

Já em sua reta final, o “Maio Amarelo” promoveu hoje o Dia da Gentileza no trânsito, com o objetivo de promover a paz no trânsito.

Durante todo o dia, agentes do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), e servidores da SEMSI (Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão) estiveram em diversos pontos da cidade onde entregavam, além de uma rosa, mensagem para o condutor pedindo a eles que fossem mais tranquilos e gentis ao dirigir.

De acordo com Milton Lima, coordenador do NET (Núcleo de Educação no Trânsito), o mais importante neste ato é a mensagem da rosa oferecida que é a Paz e a Harmonia. “Com isso mostramos também que o DMTT não é apenas fiscalização e punição, mas também educador”, explicou Milton, detalhando que as ações de conscientização continuam ainda com palestras nas escolas e no domingo um grande passeio ciclístico com o objetivo de chamar a atenção para o uso de bicicletas. O passeio terá saída na Praça de Eventos, no Cidade Nova às 8 horas e previsão de chegada no bairro Alvorá por volta das 9h30.

 

SOBRE O MAIO AMARELO

Com o intuito de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), realizam até o dia 28 de maio a campanha Maio Amarelo. Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, durante 13 dias serão realizadas blitz educativas, palestras, apresentações teatrais, passeios ciclísticos e o Dia da Gentileza no Trânsito.

A campanha foi lançada na manhã do dia 11 de maio, na Praça de Eventos do bairro Cidade Nova e contou com várias autoridades do Município e uma apresentação teatral voltada a educação de condutores de Parauapebas. A encenação foi realizada por agentes do Núcleo de Educação no Trânsito. (NET).

O Secretário Municipal Adjunto de Segurança Institucional, Francinaldo Lima, disse ter notado grande receptividade por parte da população durante todo o mês de maio. “Temos notado que os altos índices de acidentes têm reduzido e sabemos que isso é graças às campanhas do NET e o trabalho de toda a SEMSI”, afirmou Francinaldo, mensurando que a redução foi de 30% no número de acidente de janeiro até agora, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a SEMSI a campanha continuará mesmo depois que terminar o Maio Amarelo através de blitz e palestras.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Moradores pedem que Semob resolva problemas de rua no Cidade Jardim

Durante a tarde desta sexta-feira (26), moradores de uma rua que fica estrategicamente logo atrás da PA-160, fundos da Escola Estadual de Ensino Médio Janela para o Mundo, no Bairro Cidade Jardim, entraram em contato com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar para denunciar as péssimas condições em que se encontra a via.

De acordo com os populares, eles já fizeram a reclamação junto a Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas (Semob), porém, os problemas só pioram e as autoridades competentes não resolvem nada.

“O único jeito que achamos de chamar a atenção da Semob foi acionando a imprensa, para que a secretaria possa tomar alguma atitude, afinal, a situação desta rua está complicada, ainda mais pelo motivo de aqui próximo ter uma escola e o movimento de pessoas e veículos só aumenta”, relatou a dona de casa Maria Aparecida Rego.

Alunos estão sendo obrigados a conviver com o lamaçal e buracos

 

Outro lado

A equipe de reportagem entrou em contato com Secretaria Municipal de Obras (Semob), que informou que já está ciente dos problemas que estão ocorrendo na via e que em breve irá resolver a situação, tendo em vista que os trabalhos de recuperação já se encontram inseridos dentro do cronograma de ações da Semob.

Peça gigante se ‘desprende’ de carreta na PA-160

Durante esta sexta-feira (26) mais um acidente foi registrado nas dependências da PA-160, rodovia que liga os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, duas potências minerais do Pará.

Dessa vez, o acidente foi registrado no perímetro urbano de Parauapebas, próximo da garagem da empresa Júlio Simões.

De acordo com informações enviadas por um internauta ao Portal Pebinha de Açúcar, uma carreta estava transportando uma peça gigante, porém, em uma curva suave na PA-160, os cabos que seguravam a peça acabaram se desprendendo e a mesma veio a tombar para um dos lados da pista, permanecendo parcialmente com uma parte na carreta e outra no asfalto.

Apesar do susto, felizmente ninguém se feriu no acidente, porém, o fato é preocupante, tendo em vista que em menos de um mês, na mesma PA-160 um trator que estava sendo transportado em cima de uma carreta acabou se desprendendo e por pouco não fez uma vítima fatal, como pode ser observado em uma matéria publicada AQUI no Portal Pebinha de Açúcar.

Campanha de doação de sangue acontece neste fim de semana em Parauapebas

Será amanhã, sábado (27) e domingo (28) que a Agência Transfusional de Parauapebas receberá os doadores tendo como objetivo coletar pelo menos 350 bolsas de sangue; número que, segundo Aline Amorim, biomédica, coordenadora da agência, tem sido alcançado em todas as campanhas realizadas.

O consumo de Parauapebas, de acordo com dados fornecidos pela agência, é de, pelo menos, 180 bolsas por mês, número que quando ultrapassa o estoque é fornecido por outros Municípios através do HEMOPA em Marabá, responsável por avaliar o material coletado, armazenar e distribuir para a região de acordo com a necessidade.

Quanto a quantidade em relação à demanda, Aline diz que são necessárias, pelo menos, duas campanhas por ano. Mas admite que a solução será a implantação de um núcleo de coleta em Parauapebas, dependendo para que isso aconteça, segundo ela, do alinhamento da gestão da saúde com o HEMOPA.

SOBRE A DOAÇÃO

A coleta se dará sábado, de 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; já no domingo, será apenas de 8h00 às 12h00. O interessado em doar deve apresentar documento com foto comprovando ter entre 16 e 60 anos de idade; passar pela triagem, fazer exames e em seguida fazer a doação.

Em caso de doador entre 16 e 18 anos, estar acompanhado pelos pais ou responsáveis, e ser submetido aos mesmos procedimentos dos demais doadores. “A maior concentração por faixa etária é entre 30 e 45 anos”, mensura Aline, detalhando que muito são funcionários de empresas que se mobilizam para contribuir; outros são grupos religiosos e individuais.

A campanha ocorrerá no Pronto Socorro de Traumas do HGP – Hospital Geral de Parauapebas, entrada pela Rua 5, no Bairro Cidade Nova.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Prefeito ouve sugestões de populares sobre possíveis melhorias para a FAP 2017

Durante a tarde da última quinta-feira (25), o prefeito municipal de Parauapebas, Darci José Lermen, abriu um debate através de alguns grupos de WhatsApp, sobre a importância da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) para o município, e pediu a opinião de populares sobre possíveis mudanças com o objetivo de melhorar o evento, o tornar popular e fazer com que a feira seja uma das maiores da região, trazendo assim um ganho econômico para a cidade.

Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ), a Feira de Agronegócios (FAP) é um dos principais eventos da cidade que acontece tradicionalmente no mês de setembro.

De acordo com Darci Lermen, por mais que a prefeitura não seja a organizadora geral da FAP, o poder público precisa contribuir para que o evento se torne referência na região e melhore ainda mais. “Nós como poder público precisamos sim investir em eventos como a FAP, mas temos que pensar mais em nosso povo, e por esse motivo, tomei a iniciativa de ouvir sugestões, para que em uma futura reunião com a diretoria do SIPRODUZ, nossa equipe da prefeitura possa apresentar as propostas de contribuições para este importante evento”, relatou Lermen, que divulgou uma lista de sugestões feitas por populares durante o debate realizado ontem, veja abaixo:

 

  • Focar no agronegócio como as feiras de Marabá e Xinguara;
  • Desvinculamento político da feira;
  • Aumentar espaço de exposição para pequenos produtores;
  • Reduzir o valor do ingresso;
  • Definição se a FAP é um evento público ou privado;
  • Ofertar transporte gratuito para o evento;
  • Realização de evento infantil durante o dia;
  • Espaço para exposição do artesanato local;
  • Buscar inovações tecnológicas para o campo;
  • Melhorar o critério de conteúdo dos stands;
  • Renegociar a taxa para as barracas;
  • Manter grandes atrações nacionais;
  • Organizar o desapego do pós-FAP, dos materiais que sobraram para ONGs;
  • Firmar parceria da CDL com a FAP;
  • Firmar parceria com a UFRA;
  • Evento totalmente gratuito;
  • Stand da prefeitura no evento, com orientações sobre uso de preservativo, trânsito, violência contra a mulher e etc.;
  • Cobrar apoio da Vale;
  • Produtos internos com valores mais acessíveis;
  • Ampliar o número de expositores;
  • Exposição dos produtos do Polo Moveleiro;
  • Stand do ICMBIO para expor as alternativas de turismo da cidade;
  • Palco alternativo para cantores locais;
  • Espaço para o CAP;
  • Maior organização na cavalgada;
  • Semana de super descontos nos impostos, no stand da Sefaz dentro da FAP;

Pró-Saúde abre sete vagas em Marabá (PA)

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar está com vagas abertas para os cargos de digitador, técnico em Enfermagem, enfermeiro, agente transfusional, oficial de Marcenaria e oficial de Manutenção no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA). Todas as vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). A candidatura é feita no site www.prosaude.org.br/trabalheconosco até o dia 30/5.

Cargo: digitador

Número de vagas: 01 (uma).

Descrição das atividades: digitar e arquivar laudos, conferir dados, realizar fechamento e estatística diária, dentre outras.

Pré-requisitos: ensino médio completo; conhecimentos em Informática; capacidade de solucionar conflitos e postura de trabalho voltada para o alcance de resultados.

Experiência: desejável curso de digitação avançada.

Benefícios: salário + VT.

Horário: 180h mensais.

Escala de trabalho: manhã ou tarde.

Cargo: agente transfusional

Número de vagas: 01 (uma). 

Descrição das atividades: realizar exames laboratoriais da área de Imuno-hematologia; participar do controle de qualidade interno e externo na área; auxiliar na supervisão e execução de atividades relacionadas à Hemoterapia no hospital e na Agência Transfusional (AT), dentre outras. 

Pré-requisitos: ensino médio completo; formação em técnico de Laboratório; registro no conselho de classe; conhecimento em Informática e domínio técnico no manejo de aparelhos, equipamentos e instrumentos para execução dos trabalhos.

Benefícios: salário + VT. 

Horário: 180h mensais. 

Escala de trabalho: tarde.

Cargo: técnico em Enfermagem 

Número de vagas: 02 (duas).

Descrição das atividades: participar do atendimento ao usuário em todas as unidades de assistência.

Pré-requisitos: ensino médio completo; curso técnico em Enfermagem; registro profissional ativo e regular; conhecimentos em Informática; habilidade no manejo de aparelhos, equipamentos e instrumentais utilizados na assistência, além de conhecimentos técnicos para executar procedimentos e cuidados de rotina.

Benefícios: salário + VT.

Horário: 180h mensais.

Escala de trabalho: manhã ou tarde.

Cargo: enfermeiro(a) 

Número de vagas: 01 (uma).

Descrição das atividades: participar do atendimento ao usuário em todas as unidades de assistência.

Pré-requisitos: ensino superior em Enfermagem; registro profissional ativo e regular; conhecimentos em Informática e no manejo de aparelhos, equipamentos e instrumentos utilizados na execução dos trabalhos; capacidade de análise crítica, apresentação e implementação de soluções; liderança e postura de trabalho voltada para o alcance de resultados. 

Benefícios: salário + VT.

Horário: 180h mensais.

Escala de trabalho: manhã ou tarde. 

Cargo: oficial de Manutenção

Número de vagas: 01 (uma).

Descrição das atividades: executar trabalhos de carpintaria em geral; realizar serviços de pedreiro e em instalações sanitárias e hidráulicas; pintura; revestimento de tetos paredes, pisos e outras partes de edificações com material apropriado, dentre outras.

Pré-requisitos: ensino médio completo, curso técnico em Edificações (Predial) e experiência compatível com a função. 

Benefícios: salário + VT.

Horário: 220h mensais.

Escala de trabalho: integral. 

Cargo: oficial de Marcenaria

Número de vagas: 01 (uma).

Descrição das atividades: analisar a peça a ser fabricada consultando desenhos, modelos, especificações ou outras instruções; trabalhar a madeira riscando, cortando, torneando entalhes com ferramentas e máquinas apropriadas; pintar e envernizar as peças e móveis confeccionados; colocar ferragens como dobradiças, puxadores e outros nas peças e móveis montados, dentre outras.

Pré-requisitos: ensino médio completo, dinâmica, facilidade para trabalho em equipe e postura de trabalho voltada para o alcance de resultados. 

Benefícios: salário + VT.

Horário: 220h mensais.

Escala de trabalho: integral. 

Forma de candidatura: cadastre o currículo no www.prosaude.org.br/trabalheconosco, até o dia 30/5.

A Pró-Saúde tem 50 anos de história, promove e valoriza a diversidade, igualdade de direitos e de oportunidades. A instituição contrata profissionais experientes, pessoas com deficiência ou que buscam a primeira experiência no mercado de trabalho.

Confira esta(s) e outras vagas no Portal de Carreiras da Pró-Saúde:  www.prosaude.org.br/trabalheconosco

 Sobre o Hospital Regional do Sudeste do Pará

Localizado em Marabá, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) é referência em atendimento de média e alta complexidades para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios. Possui perfil cirúrgico e é habilitado pelo Ministério da Saúde em Traumato-ortopedia.

Desde a sua inauguração, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em uma década, o HRSP realizou mais de 2,6 milhões de atendimentos. 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar possui quase 50 anos de atuação e é considerada uma das maiores instituições de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em todas as regiões do Brasil, a entidade tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos.

Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, a Pró-Saúde é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde. Tal reconhecimento oficial pelo Ministério da Saúde reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços.

Sua atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, além da gestão de serviços de ensino.

Assentados recebem o novo Cadastro Ambiental Rural em Marabá

Na última sexta-feira (19), sessenta famílias de agricultores assentados receberam os certificados do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR). A entrega foi realizada na Vila Santa Fé, localidade próxima aos assentamentos Bom Jardim da Voltinha, Carajás Tamboril, Murajuba e Voltinha do Itacaiúnas, todos no município de Marabá (PA). Os cadastros foram elaborados em parceria com a empresa Agroatins, prestadora contratada pelo Incra para dar assistência técnica nos assentamentos.

Na ocasião, o diretor da Agroatins, Ilker Moraes, explicou o que é o novo CAR. “Antigamente, o cadastro era gerenciado pelo governo do estado, através do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), no caso do Pará. Hoje, o CAR é emitido pelo Governo Federal, através do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).” explica Ilker. É definido como um sistema eletrônico de âmbito nacional destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País.

Durante a reunião, o engenheiro agrônomo do Incra, José de Sousa Costa Júnior, falou sobre a importância do CAR. “É um documento que serve para o controle da gestão ambiental e para o ordenamento fundiário. Permite a comercialização de produtos agrícolas, assim como o acesso a linhas de crédito como o Pronaf A, exclusivo para assentados da reforma agrária.” afirma José Júnior.

O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento.

O contrato com a prestadora prevê ainda, ações de entrega de cadastros nos projetos de assentamento Benfica, Borracheira, Cuxiú, Dourada, Jatobá e Lago Vermelho. Todos na região da estrada do Rio Preto. Serão, no total, 717 cadastros.

Reservatório do Cidade Jardim recebe limpeza nesta sexta-feira, 26

Nesta sexta-feira, 26, ocorre a limpeza do reservatório de água do bairro Cidade Jardim que atende as etapas 4ª, 5ª e 6ª.  A execução do serviço exigirá paralisação do fornecimento de água das 6h às 18h, do mesmo dia.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) solicita aos moradores que reservem água para evitar transtornos e ressalta que o fornecimento de água no restante das etapas se dará de forma normal.

Deixe seu comentário