Pesquisar
Close this search box.

Ossada humana é encontrada no Bairro Cidade Jardim

Durante este sábado (26), uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo Sargento Valtônio e Cabo Feitosa se deslocaram até a Rua S-1, quadra 196, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas para apurar a denúncia de que uma ossada humana teria sido encontrada por populares em um matagal nas proximidades.

Ao chegar no local indicado, os militares encontraram a ossada, através de informações que foram enviadas ao Centro de Controle Operacional (CCO).

Na oportunidade, os policiais acionaram investigadores da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas e do Instituto de Criminalísticas Renato Chaves para que os procedimentos cabíveis sejam instaurados e que o corpo seja identificado e posteriormente o caso seja investigado.

 

Moveng Engenharia abre vagas de emprego para Parauapebas

A MOVENG ENGENHARIA está selecionado currículos para as vagas abaixo com contratação imediata para trabalhar em na Serra dos Carajás, em Parauapebas.

– Motorista de Caminhão Basculante
– Técnico de Qualidade
– Soldador MIG/ER

Interessados deverão enviar currículo para curriculo@moveng.com.br

Pró-Saúde está com oportunidade de emprego para farmacêutico em hospital de Parauapebas

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, está com vaga de emprego para farmacêutico no Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas. Os interessados devem possuir registro no Conselho de Classe ativo e experiência mínima de 6 meses na área. Todas as informações complementares, como requisitos básicos para candidatura, modalidade de contratação, jornada de trabalho e benefícios, estão disponíveis no site da entidade.

Como se inscrever

No site da Pró-Saúde, acesse o menu “Trabalhe Conosco” e, em seguida, busque pela opção “Conheça nossas oportunidades”. Clique na vaga desejada e realize a inscrição.

Os currículos irão passar por triagem e os selecionados serão contatados pelo próprio Hospital para a realização das próximas etapas do processo, como provas e entrevistas. Vale lembrar que todas as etapas são eliminatórias.

Polícia age rápido e prende acusado de matar homem a cadeiradas no Liberdade

Por volta das 16 horas da última sexta-feira (25), a Polícia Civil realizou a prisão de Raimundo Nonato da Silva, conhecido como “Rai”, acusado do homicídio que vitimou Dielson Oliveira no Bairro Liberdade, em Parauapebas, como foi noticiado AQUI no Portal Pebinha de Açúcar.

Nas primeiras horas da manhã, a Polícia Civil tomou ciência acerca do homicídio de Dielson Oliveira numa residência localizada no Bairro Liberdade.

No local do crime descobriu-se que a vítima havia sido morta por repetidos golpes na madeira na cabeça que terminaram por arrancar parte de sua caixa craniana, provocando perda encefálica. Para a prática do crime, o autor utilizou um banquinho de madeira que restou completamente desmontado.

 

Imediatamente, de posse do vulgo do suspeito, os policiais passaram a diligenciar em busca dele e, por volta das 16 horas, terminaram por localizá-lo, dando a ele voz de prisão, sendo o criminoso apresentado ao plantão da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, onde foi autuado em flagrante.

Depressão pode acometer também as crianças, alerta médico pediatra

“Saúde mental é um assunto que deve ser pensado desde cedo”, orienta o médico pediatra do Grupo Hapvida, Dr. Guilherme Vernachi, recomendando que desde a gravidez é importante que se prepare um ambiente para que o recém-nascido possa ter, por exemplo, um sono tranquilo.

Como resultado de conviver em um ambiente sem tranquilidade, conforme orienta o médico, é a possibilidade de desenvolver, precocemente, depressão ou outros distúrbios mentais. “Se engana quem pensar que, ainda na infância, não se possa desenvolver depressão. E isso pode ser notado no comportamento da criança sendo um deles o baixo rendimento escolar ou o desinteresse por atividades antes interessantes”, explica Guilherme, detalhando que a criança deixa de interagir com as demais em brincadeiras antes interessantes ou de participar das atividades na escola, não fazendo nem respondendo perguntas como antes mudando completamente a maneira de se relacionar.

O médico explica que não há registros de suicídios cometidos por crianças, porém, ocorrem reações similares que é a automutilação do tipo ficar batendo a cabeça na parede ou engolindo objetos perigosos como, por exemplo, uma pilha. “A ideia de morte vem após os 12 anos de idade quando já começa a entender que tipo de ação traz como consequência a morte. Mas, há também o abuso de álcool e droga que, relacionado há um problema psicológico, termina no desejo e consumação de suicídio”, relata Dr. Guilherme, dizendo estar ficando comum também em adolescente do gênero feminino, motivado, quase sempre, pela insatisfação com a aparência física que pode trazer o bulling.

Na análise do médico pediatra, Dr. Guilherme Vernachi, antes não se acreditava na possibilidade de uma criança ser acometida por depressão. No entanto, é três vezes maior a chance de uma criança ser acometida por esse mal se os pais também tiverem; o que pode ser evitado estabelecendo limites, não sendo extremamente radical e nem cedendo muito.

“A criança precisa saber que em uma família tem os pais que mandam e estabelecem as regras. Mas, os pais não devem apenas impor regras sem nada em troca como, por exemplo, carinho e momento de diversão”, recomenda Guilherme, alertando para que os pais fiquem atentos aos sinais físicos que podem ser apresentados por uma criança ou adolescente, podendo ser, nos menores, perca de peso ou dificuldade de falar, nos maiores, ganho repentino de peso. “Se confunde muito alguns sintomas com AUTISMOS ou TDH, mas, pode ser sinais claros de depressão. Mas, no exame físico não se identifica muitas coisas”, especifica o médico, contando que a depressão não depende apenas de um fator psicológico, mas, também neurológico e que os pais devem cuidar da saúde mental dos filhos da mesma forma que cuida dos dentes, que cortam as unhas ou que oferecem bens de custo financeiro.

Ex-presidentes da Câmara de Canaã dos Carajás e empresários são investigados por suspeitas de fraude em processo licitatório

De acordo com informações vindas do Ministério Público, foi instaurado Procedimento Investigatório Criminal – PIC, em 23 de janeiro de 2020, objetivando investigar fatos ilícitos que teriam sido praticados no âmbito da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás, cidade situada no sudeste do Pará, no período de 2014 a 2018, tendo por referência processos licitatórios que tiveram por objeto a prestação de serviços de locação de veículos envolvendo a empresa LOCAN – LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS.

No PIC consta que decorrer do pleito, diversas supostas ilegalidade que teriam sido cometidas, dentre elas sobrepreço em contratos de locação de veículos, direcionamento de procedimentos licitatórios e frustração ao caráter competitivo dos certames, com ilegalidades nos aludidos procedimentos, assim como violação a diversos princípios basilares que lhes são aplicáveis.

Como parte do processo, o Ministério Público do Pará (MPPA) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), diligências da Operação Locus no município de Canaã dos Carajás. O objetivo é apurar a existência de uma organização criminosa envolvendo agentes públicos e um grupo empresarial; sendo as empresas concorrentes LOCAN – LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS LTDA e CANAÃ TRANSPORTES E LOCAÇÕES DE MÁQUINAS LTDA – EPP pertenceriam a um mesmo grupo familiar, posto que, à época dos fatos, a empresa LOCAN estaria registrada em nome de MIGUEL DE ALMEIDA E SILVA NETO e NIRACY DA SILVA PINHEIRO, sendo que ambos constam como empregados da empresa concorrente CANAÃ desde 01/04/2009 e 01/04/2012, respectivamente.

Além disso, segundo também narrado pelo MP, MIGUEL e NIRACY seriam irmãos do investigado GILVAN DA SILVA PINHEIRO, que teria sido sócio originário da empresa LOCAN e consta como sócio administrador da concorrente CANAÃ, havendo notícia nos autos, também, de que o telefone registrado no CNPJ da empresa LOCAN é utilizado pela empresa CANAÃ, bem como de que a empresa LOCAN está atualmente registrada no mesmo endereço registrado pela empresa CANAÃ à época do certame licitatório, além do que as custas registrais da empresa CANAÃ TRANSPORTE E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS LTDA teriam sido pagas pela empresa LOCAN.

O representado WELINGTON FERNANDO BONFIM DA SILVA teria sido o pregoeiro e presidente da comissão de Pregão no período de 2016 a 2018, tendo participado ativamente, ainda conforme o parquet, de toda a licitação que gerou contratação no Pregão de 2017 e do aditivo de 2017, que teve sua vigência até 30 de setembro de 2018.

No que toca ao representado AILSON, alude o MP que sua participação fora imprescindível para a instalação do esquema criminoso na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, posto que a primeira licitação vencida pela empresa LOCAN, no âmbito daquela Casa legislativa, ocorreu à época em que o referido investigado ocupava o cargo de vereador e era Presidente da Câmara, havendo notícia nos autos, ainda, de que, após o término de seu mandato, passou a integrar o quadro societário da empresa TALISMÃ LOCAÇÕES E SERVIÇOS LTDA, empresa que, também conforme o MP, teve como sócia FERNANDA MARIA DA SILVA, esposa de AILSON, que administrou a empresa no período em que AILSON ainda era vereador daquele município.

Ressalte-se, outrossim, que, ainda de acordo com o MP, a empresa TALISMÃ seria a antiga GPF UNIVERSO CONSTRUTORA LTDA, que, inicialmente, fora registrada em nome do representado JEFFERSON RENAN PINHEIRO LACERDA, que seria sobrinho do investigado GILVAN e, no período de 01/04/2013 a 30/04/2016, teria sido empregado da empresa CANAÃ TRANSPORTES E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS LTDA, recebendo remuneração incompatível com o capital social da empresa GPF UNIVERSO CONSTRUTORA LTDA.

Em relação ao investigado JEAN CARLOS RIBEIRO DA SILVA, destaca o MP que o mesmo fora presidente do Poder Legislativo Municipal nos anos de 2015 e 2016, época na qual foram homologados e executados dois aditivos para que a empresa LOCAN continuasse a prestar os serviços de locação de veículos àquela Câmara Municipal.

Quanto ao investigado ZILMAR COSTA, que atualmente continuaria exercendo o mandato de vereador em Canaã dos Carajás, aponta o parquet as irregularidades e ilegalidades ocorridas durante a sua gestão, como ordenador de despesas e Presidente da Casa Legislativa, beneficiando a empresa LOCAN, anotando-se, ainda conforme o MP, a evolução patrimonial ZILMAR COSTA, sendo que, em 2008, quando concorreu ao cargo de vereador no Município de Canaã dos Carajás pela primeira vez, os bens declarados somavam R$ 135.000,00; nas eleições de 2012, também a vereador, os bens totalizaram R$ 605.000,00 e, na última eleição para vereador, no ano de 2016, os bens teriam dobrado de valor e pulado para R$ 1.044.000,00, sendo que, atualmente, o salário bruto de um vereador de Canaã dos Carajás é de R$ 7.596,20.

Deste modo, busca e apreensão, quebra de sigilo e extração de dados de aparelhos celulares dos investigados, laptops, HDs e demais aparelhos eletrônicos em questão é medida necessária e imprescindível para a busca da verdade real, melhor elucidação dos fatos e o aprofundamento das investigações, sendo certo, ademais, como bem pontuado pelo parquet, que a medida faz-se necessária em virtude do fator surpresa, impedindo-se interferências, ocultação, manipulação, montagem e alteração da prova, encontrando-a no estado em que se encontra.

Ressalte-se que, neste instante, não se está condenando ou absolvendo alguém, este não é o momento para isso, apenas se está deferimento medidas em um contexto onde há indícios de ilegalidades, já mencionadas, para o necessário e imprescindível aprofundamento das investigações pelo Ministério Público.

Deixe seu comentário