Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Agricultores de Parauapebas fazem intercâmbio na região sul do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após 60 horas de viagem, produtores rurais da Palmares II de várias associações chegaram em Santa Catarina, região sul do Brasil, onde iniciam o intercâmbio em busca de mais conhecimento. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), que entende ser esta uma oportunidade para fomentar a economia local através do aumento da produção.

Na programação da viagem, a caravana visitará os acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a iniciar pelo Assentamento Vitória na Fronteira, no município catarinense Flores da Serra, onde a chegada dos produtores ocorreu às 18h00 deste domingo (24), sendo recebidos pelos membros do assentamento.


Já nesta segunda-feira (25), a programação inicia com a visita à Cooperativa de Produção Agropecuária União do Oeste (Cooperunião), do Assentamento Conquista na Fronteira, uma área de 1.198 hectares tendo 54 famílias assentadas trabalhando de forma coletiva e desenvolvendo atividades produtivas em bovinocultura de leite à base de pasto, complementado com silagem e ração, tratamento homeopático; cultivos de erva mate e produção de grãos como, por exemplo, milho e soja em cultivo tradicional; produção de alimentos orgânicos como verduras, frutas, arroz, feijão, etc.; agroindústria, abatedouro/frigorífico de aves com capacidade de 3.500 aves por hora e produção de peixes L

A permanência da caravana neste local encerra ao meio dia, de hoje, após o almoço, seguirão para o município de São Miguel D’Oeste, também em Santa Catarina, onde visitarão a Agroindústria da Cooperativa Regional de Comercialização do Estremo Oeste (COOPEROESTE).

A próxima parada será no município Gaúcho de Veranópolis, onde na terça-feira (26), no Instituto Josué de Castro. Na tarde do mesmo dia os agricultores visitarão a fábrica de sucos em Cotiporã, também no Rio Grande do Sul. Outro município gaúcho que também receberá a visita da caravana é Bento Gonçalves, para conhecer a indústria vinícola Aurora.

O grupo chega na região da capital gaúcha, na quarta-feira (27), com a visita ao Assentamento Capela, no município de Nova Santa Rita; ali visita a Cooperativa de Produção Agropecuária que realiza cadeia produtiva e industrialização de arroz orgânico, além da criação e abatedouro/frigorífico de suínos e produção leiteira; produção sem agrotóxicos, social e ambientalmente responsável.

Ainda em Rio Grande do Sul, Eldorado do Sul, a visita será no Assentamento Lanceiros Negros, onde visitarão a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região Porto alegre.

O intercâmbio termina com a visita à Cooperativa de Produtos Agropecuários do Assentamento de Charqueados (COPAC).

Participantes

A Caravana de Intercâmbio não é formada apenas por produtores, mas, também, por estudantes universitários e técnicos que dizem buscar enriquecer seus currículos agregando conhecimento. Uma delas é Natalia Bianca, Zootecnista mestranda pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). “Com certeza quero conhecer tudo o que eles utilizam seja de tecnologia ou o sistema que aplicam; absorver o máximo de conhecimento, aprender, conversar, discutir e poder trazer para nossa região o que for possível aplicar em nossa realidade”, explica Natália.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, vários vereadores e o Secretário Adjunto de Produção Rural, Claudenor de Almeida, popularmente conhecido como “Fera” também fazem parte da caravana de intercâmbio.

Publicidade

Veja
Também