Publicidade

Encontro discute estratégias formativas na Educação de Jovens e Adultos

O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) realizou na última quarta-feira (29), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, o primeiro encontro com professores e coordenadores da modalidade em 2014. O evento faz parte da programação da Jornada Pedagógica, que engloba, além de palestras e oficinas, momentos de planejamentos específicos para cada área de atuação dos educadores da rede.

A temática abordada no encontro foi “Estratégias formativas”. Segundo a coordenadora geral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Diva Aparecida dos Santos, o principal objetivo consistiu em compreender a importância do conjunto de ações, atitudes e comportamentos que devem ser assumidos por todos no exercício da profissão na EJA, a fim de garantir a qualidade social da educação.


“Trabalhamos para um público muito especial, composto por várias gerações, da tradicional, dos nascidos até a década de 1950, até a Y, nascidos depois de 1980. Atuar com essa diversidade é um desafio muito grande, por isso, precisamos estar preparados pedagogicamente e munidos de conhecimentos sobre os alunos para fazermos uma educação inclusiva e de excelência”, afirma Diva Aparecida.

No evento pedagógico foram apresentados dados e estatísticas a respeito da EJA no município, como também a missão, visão e valores da educação de adultos, além de discutido o conceito de pedagogia e andragogia e a diferença entre eles, sendo que o maior enfoque foi dado à andragogia, ciência que estuda como os adultos aprendem.

“Nós, professores, precisamos nos adequar a esse público e as formações e encontros são fundamentais às nossas práticas”, relata Jocivan Dias, professor de geografia e educação artística de 3ª e 4ª etapas. Sobre o comportamento dos adultos em sala de aula, ele afirma: “Eles têm objetivos definidos, são dedicados aos estudos e disciplinados”.

Reportagem: Messania Cardoso – Foto: Luzandra Vilhena

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu