Publicidade

Parauapebas lança campanha de combate à hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta semana, a campanha municipal de combate à hanseníase. Em parceria com o Ministério da Saúde, a ação marca o período mundial de luta contra a Hanseníase.

Dentre as ações desenvolvidas está o esforço para intensificar a identificação de casos da doença. “Todos os pacientes usuários das unidades de saúde no município passarão por uma avaliação médica”, afirma a coordenadora dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e Tuberculose, Michele Ferreira.

Saraiva publicidade

Apesar dos números em Parauapebas terem caído de 171 em 2012, para 126 em 2013, a secretaria tem intensificado as ações de combate à doença. “Nós fazemos palestras e exame corporal em empresas e escolas o ano todo”, afirma a coordenadora. Além disso, são realizadas visitas domiciliares para a avaliação das pessoas que tiveram contato com o portador da doença.

Com o tema “Hanseníase tem cura”, a campanha visa ao diagnóstico precoce e também à disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Parauapebas, a campanha conta com apoio de peças publicitárias desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e veiculadas nos pontos de maior circulação de pessoas.

De acordo com o Diretor da Vigilância em Saúde, Marcelo Monteiro, a massificação da campanha é mais um reforço no alerta sobre a existência da doença. “A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil. Nós já desenvolvemos o combate durante todo o ano. Agora estamos tendo mais este reforço”, disse o diretor.

Os principais sintomas da doença são manchas dormentes pelo corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dores nas articulações, lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

Reportagem: Márcia Pajeú

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu