Publicidade

Prefeitura amplia abastecimento de água em mais de 100%

Só no ano passado, mais de 4.100 casas receberam novas ligações realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). Os bairros atendidos foram Altamira, Liberdade I, Rio Verde, Vale dos Carajás, Nova Vida, Jardim Canadá e Bela Vista I e II.

Quem já recebia água tratada em casa também percebeu a melhoria no serviço, já que o volume distribuído passou de 20 milhões para aproximadamente 41 milhões de litros de água por dia. Foram mais de 11,6 bilhões de litros de água produzidos e tratados nas duas Estações de Tratamento de Água do município em 2013. A quantidade é suficiente para atender a 180 mil habitantes, segundo os técnicos do Saaep. O abastecimento é complementado pelos caminhões pipa, que distribuíram 324 milhões de litros de água no ano passado.


Foram aproximadamente R$ 34 milhões investidos em ações como a ampliação do sistema de captação, aquisição de bombas, aquisição de produtos químicos, substituição do sistema adutor, construção de reservatórios, construção de redes de distribuição de água, perfuração de poços, tanto na zona urbana como na zona rural, e interligação de rede de água principal.

Mas a preocupação não está apenas na oferta de água em grande quantidade. O Saaep realiza diariamente análises laboratoriais na água tratada pelas ETAs e considera aspectos como cor, turbidez, pH e cloro residual. O acompanhamento é criterioso e garante que a população receba água tratada e de qualidade, conforme os parâmetros exigidos pela portaria 2914 de 2011 do Ministério da Saúde.

Segundo o gestor do órgão, Gesmar Costa, a previsão para investimento em 2014 será de mais de R$ 80 milhões. “Nosso grande desafio em 2014 é dobrar novamente a produção e chegar aos 80 milhões de litros de água diários”, afirma. Já está prevista a ampliação da capacidade das ETAs 1 e 2. A primeira passará dos atuais 32,16 para 43,2 milhões e a segunda de 17,5 para 24 milhões de litros de água por dia, o complemento virá do sistema alternativo de abastecimento de água.

Acompanhe as próximas reportagens e veja as ações que já estão em curso para garantir o abastecimento regular de água em todo o município.

Reportagem: Diego Pajeú / Foto: Anderson Souza / Irisvelton Silva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu