Publicidade

Presidente da Câmara de Parauapebas busca orientações do TCM

A Câmara tem passado por uma série de mudanças nos últimos anos, tanto na parte administrativa, quanto orçamentária e de pessoal . O número de vereadores passou de 11 para 15, a quantidade de servidores também cresceu e até as instalações mudaram para um prédio novo e maior. Consequentemente mudaram também os serviços, os contratos e as despesas, entre outros.
Desta vez, a visita ocorreu em Marabá, na semana passada, onde o TCM realizou o “Encontro Regional de Capacitação”, mas Professor Josineto informou que sempre que visita Belém, vai ao órgão esclarecer dúvidas quanto a administração da Câmara. “Procuro saber como nós temos que direcionar nosso trabalho na parte administrativa e na ordenação de despesas, para que todas as nossas ações tenham respaldo legal”. O parlamentar ressaltou ainda o quanto é importante e até necessário manter esse contato com o TCM. “Muitos acham que o Tribunal de Contas dos Municípios é um órgão que só serve para punir, mas é justamente o contrário. A principal função dele é orientar os gestores para que suas ações sejam feitas de uma forma legal.”

Capacitação dos servidores
O “Encontro Regional de Capacitação”, realizado na quarta e quinta-feira (22 e 23) da semana passada, foi direcionado à prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários e servidores públicos de 19 municípios da região sudeste do Pará.
Além dos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas, participaram dos cursos também servidores das áreas de licitação, contabilidade, controladoria e jurídico.
Segundo o presidente do TCM, José Carlos Araújo, esses encontros tem como objetivo qualificar os recursos humanos municipais em prol de uma gestão pública tecnicista, ética, eficiente e eficaz. Para tal, o TCM leva capacitação em Controle Interno, Execução Orçamentária e Financeira, Licitação, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).


Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu