Banner Educar


Reunião em Brasília discute questão da Terra Indígena São Félix do Xingu

Reunião em Brasília discute questão da Terra Indígena São Félix do Xingu

Está marcada para esta terça-feira (14) no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, uma reunião para tratar questões da Terra Indígena (TI) Apyterewa, localizada no município de São Félix do Xingu.

O superintendente regional do Incra Sul do Pará, Asdrúbal Bentes, participará das tratativas a convite da associação dos ocupantes da área. Recentemente, o superintendente esteve na região e ouviu as demandas dos pequenos produtores, que reivindicam a legitimação de suas ocupações, visto que estão na área há vários anos, produzindo e cumprindo a função social da terra.

De acordo com o superintendente, o Ministério da Justiça tem condições de solucionar a questão dessa parte da Apyterewa. “Basta que se observe o que dispõe o Artigo 231 da Constituição Federal, que estabelece as condições para a definição de posse indígena”, analisa Asdrúbal.

Ainda em Brasília, haverá reunião na Sede do Incra, na quarta-feira (15), para abordar a situação do Projeto de Assentamento Belauto, que recebeu agricultores oriundos da desintrusão da TI Apyterewa. O Assentamento Belauto tem área de 25 mil hectares e capacidade para 412 famílias.

Outra demanda de São Félix do Xingu, que será discutida em Brasília, é a regularização fundiária. O superintendente tem por objetivo, buscar recursos para realizar a titulação dos assentamentos da região Sul e Sudeste do Pará.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!