Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Trabalho da Emater resgata agricultura urbana em Marabá

Desde janeiro deste ano, a equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vem desenvolvendo um trabalho de resgate da agricultura na zona urbana de Marabá, sudeste do estado, com um projeto piloto de atendimento direcionado a 15 famílias do bairro Nossa Senhora de Aparecida, mais conhecido como bairro da Coca-Cola.

As famílias, compostas por trabalhadores sem vivência anterior com agricultura, já trabalhavam nos seus quintais por conta própria há cerca de dois anos, na produção de alface, açaí e galinha caipira, mas sem qualquer noção de preparo de solo, controle contábil ou comercialização sanitária.

“São cultivos aleatórios, no que diz respeito ao manejo e a tratos culturais. As famílias usam essa produção para subsistência. Elas chegam a comercializar esses itens na Feira da Folha 28, mas a rigor nem sabem se têm lucro”, explica o engenheiro agrônomo da Emater, Weberson Rodrigues.

Os objetivos principais com a orientação são a segurança alimentar e a ampliação e profissionalização do modelo produtivo. Por meio de reuniões, as famílias foram divididas em três grupos de interesses: olericultura, avicultura e fruticultura. Essa divisão vai facilitar o trabalho em equipe e o foco das capacitações.

O ciclo de cursos será iniciado no mês de março. Outra etapa é a intermediação pela Emater junto aos bancos de crédito rural, da linha Amazônia Florescer e linha B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Reportagem: Aline Miranda

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário