Publicidade

Vendas de automóveis voltam a registrar queda em abril

O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/AP) divulgou o resultado da venda de veículos novos no estado em abril. Segundo os dados, foram comercializadas 7.944 unidades em âmbito local no mês passado, ante as 9.804 unidades de março. No acumulado do ano, foram emplacados 34.925 veículos, contra 45.657 no mesmo período do ano passado, representando queda de 23,51%.

Com exceção de caminhões, todos os outros setores diminuíram as vendas em abril. O setor de caminhões tinha fechado o mês de março com queda nas vendas e voltou a ganhar fôlego no mês passado. Para Leonardo Pontes, presidente do Sincodiv PA/AP, “esses dados precisam ser analisados com cautela. São situações específicas que ocasionam o aumento de vendas nestes setores, como caminhões, por isso a cada mês o balanço é diferente. Mas no geral a expectativa é de estagnação neste ano para o setor”.

Saraiva publicidade

Municípios – Entre os municípios paraenses, Belém continua tendo a maior participação no volume de vendas, com pouco destaque apenas nas vendas de ônibus. Os municípios com destaque nos emplacamentos de ônibus foram Marabá e Ananindeua, assim como ocorreu em março. Marabá foi o principal responsável pelo crescimento nas vendas, com 40%.

No setor de automóveis, a capital respondeu por 47,98% dos emplacamentos, seguida do município de Ananindeua, com 9,55% das vendas. Na parte de caminhões, a capital paraense teve 48,44% de participação nas vendas, sendo seguida pela cidade de Ananindeua, que apresentou 7,81% do volume de vendas. Belém também liderou na venda de motocicletas, com 13,08% dos emplacamentos, seguida novamente de Ananindeua, com 4,98% das vendas. Em março, com exceção da capital, Marabá foi o município de maior destaque nas vendas. Já em abril, o destaque foi pra Ananindeua, pois obteve evidência nas vendas de automóveis, caminhões, motos e ônibus.

Ranking – Dentre as cinco marcas de automóveis que mais venderam no Pará em abril, a GM fechou o mês na primeira colocação novamente. Foram 1.384 carros emplacados, com destaque para os modelos Onix e Prisma. Em segundo lugar, a Fiat fechou o mês com 628 emplacamentos, com seu modelo Palio como o mais vendido. Hyundai, Volkswagen e Toyota fecham o ranking das cinco marcas mais vendidas no último mês, mesmo ranking de março.

Confira, a seguir, mais detalhes do resultado dos emplacamentos do Pará em abril:

Automóveis e comerciais leves

No total, foram emplacadas 2.734 unidades de automóveis e comerciais leves em abril. O número representa queda de 10,51% na comparação com março deste ano e recuo de 32,63% em relação a abril de 2015. Na comparação entre o acumulado deste ano com o anterior, os segmentos registraram retração de 30,61%.

Caminhões e ônibus

Segundo o Sindicato, 148 caminhões e ônibus foram emplacados em abril, mesmo valor registrado em março. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o número, no entanto, representou queda de 35,93%. No acumulado do ano, as categorias apresentaram desempenho 42,69% abaixo do verificado de janeiro a abril de 2015.

Implementos rodoviários

Foram vendidos 33 veículos da categoria no mês. O segmento apresentou diminuição de 8,33% nas unidades emplacadas na comparação com março e recuo de 26,67% ante o mês de abril do ano passado. Na comparação do acumulado de janeiro a abril deste ano com o mesmo período de 2015, houve queda de 20,49%.

Motocicletas – No mês passado, o mercado de motocicletas registrou 4.917 emplacamentos contra 6.425 em março, representando queda de 23,47%. Entre as montadoras mais vendidas, o primeiro lugar absoluto é da Honda.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu