Pesquisar
Close this search box.

Pará apresentou saldo positivo de contratações nos primeiros sete meses deste ano

Obras como Salobo III, da Vale, geram mais oportunidades

O Pará apresentou saldo positivo de contratações nos primeiros sete meses deste ano. Entre os municípios, Parauapebas teve 3.500 admissões a mais do que demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados (CAGED). Um dos fatores que pode ter contribuído para este momento favorável são as obras do Salobo III, o projeto de expansão da operação de cobre Salobo, subsidiária da Vale, com mina em Marabá, sudeste paraense. Com o projeto de expansão, Salobo vai saltar a produção de 24 milhões para 36 milhões de toneladas por ano de minério a ser processado com a construção de uma terceira linha de beneficiamento.

Obras de Salobo III garantem mais oportunidades de empregos

 

O líder do projeto Salobo III, Plínio Tochetto explicou que a valorização de pessoas da região é um dos focos da empresa. “A gente sabe do nosso compromisso com o Estado e com a região. Acho que o primeiro compromisso é ser eficiente naquilo que a gente faz e outro grande compromisso é efetivamente estar absorvendo e dividindo com a população local e comunidades”, contou.

O aumento de empregos gerados no estado é um dos destaques do Balanço Vale+ Pará*, que apresenta os principais investimentos da empresa no estado, no segundo trimestre de 2019.

Quer conhecer outros detalhes do Vale+ Pará – 2º trimestre de 2019, clique aqui. 

https://youtu.be/QGL_XoDCpWg

 

O relatório é trimestral e tem como objetivo apresentar as ações de comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

 

 

Rodeio Show e Cavalgada de Curionópolis movimentam economia local

A Cavalgada Ruralista e Rodeio Show, uma festa tradicional e agropecuária, realizada pela Prefeitura de Curionópolis durante os dias 26 a 28 de setembro, além de fortalecer o setor cultural, rendeu um impulso econômico no município.

A estrutura montada no Loteamento Serra Leste recebeu a população em que marcou presença em grande número nos três dias de programação. A Companhia de Rodeios Dydayr Parreira comandou a festa com a competição de montaria em touros e garantiu ao vencedor do rodeio uma vaga para representar o município de Curionópolis na final, realizada no maior palco de rodeio do Brasil durante a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos/SP.

Quem acompanhou o rodeio também prestigiou os animados e dançantes shows das bandas Forró Anjo Azul e Rodrigo Mendes & Forró dos Top’s.

Comerciantes, ambulantes, caxeiros e empreendedores participaram do evento oferecendo serviços alimentícios, bebidas e entretenimento, na praça de alimentação preparada para receber a comunidade.

“Foi muito bom esse evento, três dias de movimento que deu muita gente, e para nós que trabalhamos como ambulantes, é um dinheiro a mais no orçamento”, disse a comerciante Cleia Santos.

A Prefeitura também adiantou a primeira parcela do 13° Salário para o funcionalismo público na quinta-feira, 26.

“É bom para nós em questão, de todo ano ter esse evento e compensa no final da noite. Dá pra tirar uma renda boa, cobrir as despesas e sair tranquilo”, explicou o comerciante Antônio Moura.

 

O comércio local também sentiu reflexo da realização do evento com o aumento das vendas nos setores de vestuário, calçados e artigos agropecuários.

“Além do incentivo à cultura, economicamente, o evento trouxe uma injeção financeira para os pequenos comerciantes e ambulantes e isso é muito importante para fomentar emprego e renda no município”, explicou o prefeito Adonei Aguiar.

Crianças de seis a 59 meses devem receber dose de Vitamina A

As famílias que tiverem crianças na faixa etária de seis a 59 meses (4,9 anos) devem procurar as Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural, das 7h às 11h e das 13h às 17h, durante todo ano.

Os pais ou responsáveis deverão estar munidos de documentos como cartão SUS, carteira de vacinação e documentos pessoais, para receber as doses, conforme o calendário preconizado pelo SUS.

O procedimento é necessário para evitar o aparecimento de doenças oculares, comuns nessa faixa etária, conforme orienta a Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005.

Governo do Pará e Vale discutem parceria na área ambiental

Na manhã desta segunda-feira (30) o governador Helder Barbalho esteve na sede da empresa Vale, no Rio de Janeiro, para tratar sobre parcerias e apresentar projetos na área ambiental. O objetivo é discutir com a mineradora alternativas que ajudem a preservar três milhões de hectares da Amazônia Legal, que se situam dentro do Estado do Pará.

“Temos discutido com a Vale soluções que promovam a manutenção da floresta. Estamos falando de uma possível parceria com ações práticas entre proprietários de terras e empresas com incentivos para manter a floresta de pé”, ressaltou o governador.

Acompanharam o chefe do Poder Executivo Estadual na reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’ de Almeida. O governador e comitiva foram recebidos pelo diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo; pelo gerente Executivo de Relações Governamentais, Luiz Ricardo Santiago; e pelo diretor de Estratégia, Exploração, Novos Negócios, Tecnologia e Carvão, Juarez Saliba de Avelar.

Polícia espera ter chegado à associação criminosa em Parauapebas

Apresentados pela Polícia Militar na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, os suspeitos de ser donos “da mercadoria” deverão responder por tráfico de entorpecentes; crime previsto no artigo 33 da Lei 11.346, que traz jurisprudência a respeito desse tipo de crime, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Tratam-se de Fábio, Élisson de Oliveira Feitosa e José Jandeilson de Sousa Silva, em cujo poder foram encontradas 72 cabeças de cracks prontas para ser comercializadas e mais uma pedra pesando em média 100 gramas.

De acordo com o narrado pela Polícia Militar, tudo iniciou quando, por volta das 15 horas de domingo (29), foi feita a abordagem aos passageiros que estavam em um táxi, no momento em que Élisson tentava negociar um aparelho celular com o taxista identificado como Israel Soares de Sousa, como forma de pagamento pelo serviço prestado, que foi trazer de Marabá para Parauapebas sua namorada, a menor de ideia de iniciais G. L. C. M.; de 17 anos.

Porém, perguntado pela nota fiscal do aparelho, ele disse que estava com seu patrão, José Jandesilson. A guarnição militar pediu para ser guiada até a residência do citado, no Bairro Caetanópolis, onde, ao chegar teve autorização do proprietário da residência para entrar na casa, e este foi logo contando onde estava estocado o entorpecente.

 

No local ainda foram encontrados balança de precisão, máquina para cobrança via cartão e uma pequena quantia em dinheiro. O dono da residência não estava, porém, a polícia foi informada pelo sobrinho como que estando na casa da namorada naquele mesmo bairro. Sendo encontrado no lugar citado, o acusado confessou ser o dono da droga e dos demais objetos encontrados.

De acordo com o delegado plantonista Fernando Oliveira, foram presos três indivíduos, sendo um deles o dono da droga e outros dois comparsas responsáveis pela venda. Além de outros três, apresentados na mesma seccional, sendo dois suspeitos de ser compradores e um taxista que já tem passagem pela polícia; porém, não foram encontrados elementos que os vinculassem ao crime de tráfico de entorpecentes.

Os que estavam no táxi não foram indiciados por não ter comprovadamente envolvimento com o flagrante.

No Pará, adolescente de 15 anos mata ex-namorado a facadas

Uma adolescente de apenas 15 anos foi apreendida em flagrante por ato infracional análogo a homicídio na madrugada deste domingo (29) no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, região do Xingu paraense. A jovem teria assassinado seu ex-namorado, Henrique Sousa dos Santo, de 22 anos, a facadas. Segundo testemunhas, a adolescente atacou pois estava sendo ameaçada pelo rapaz, que tentava agredi-la.

Segundo a Polícia Civil, por meio da Superintendência Regional do Tapajós, o crime foi por volta de 4h40, antes do sol nascer no distrito cortado pela rodovia BR-163, que fica a cerca de 1000 quilômetros da sede de Altamira. A jovem foi apreendida em flagrante por policiais militares do Comando de Policiamento Regional 8, logo depois de matar Henrique, e levada à seccional do município.

Os policiais militares contaram que receberam o chamado e foram à cena do assassinato, mas encontraram a vitima já sem vida. A adolescente não fugiu, permanecendo no local após esfaquear seu ex-namorado e, por isso,  foi apreendida em flagrante. Com ela, a polícia encontrou a arma branca utilizada para tirar a vida de Henrique, e a faca também foi apresentada na delegacia. A adolescente apreendida será apresentada nesta segunda-feira (30) no Ministério Público em Novo Progresso para as providências judiciais.

Vale inscreve para Programa Global Trainee até amanhã

Encerra amanhã (1/10), o prazo de inscrições para o Programa Global Trainee da Vale. São 120 vagas para o Brasil. A novidade deste ano é que no ato da inscrição o candidato poderá escolher se quer atuar em áreas funcionais ou da cadeia produtiva. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/trainee.

O pré-requisito para atuar na cadeia produtiva (mina, ferrovia ou porto), no Brasil, é ter se formado em Engenharia ou Geologia entre julho de 2016 e dezembro de 2019. Já para as áreas funcionais – como Finanças, Recursos Humanos, Jurídico, Suprimentos, TI, Vendas, Marketing, etc. – é possível ser formado em qualquer curso de graduação entre julho de 2016 e dezembro de 2019.

O Programa Global Trainee da Vale tem como objetivo atrair e desenvolver talentos que serão preparados para ocupar posições estratégicas no futuro e irão apoiar a transformação cultural da empresa. A ideia é que os trainees ajudem a construir a Vale do futuro, uma empresa focada em segurança e pessoas, com maior colaboração e integração entre as áreas, agilidade e mindset global. Para ambos os perfis é preciso ter inglês fluente e disponibilidade para viagens.

Os estagiários têm a oportunidade de participar ativamente da rotina e dos projetos da empresa

Programa de Estágio

O Programa de Estágio 2020 da Vale está com inscrições abertas. Estudantes de nível técnico e superior podem se inscrever até o dia 14 de outubro pelo site www.vale.com/estagio. São mais de 230 vagas para as operações da empresa no Pará, em Belém, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte.

Na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, às 15h, os candidatos poderão assistir a uma transmissão ao vivo pela internet com Eduardo Migliano, CEO da 99jobs, consultoria responsável pelo recrutamento. Será um bate papo sobre as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que o estagiário terá na Vale e os candidatos poderão tirar dúvidas durante a live.

Engenharias, Geologia, Administração, Direito e Economia são alguns dos cursos superiores aceitos. Já no nível técnico, há vagas para mais de 20 cursos diferentes, dentre eles Técnico em Mecatrônica, Mineração, Portos, Mecânica e Logística.

O Programa de Estágio da Vale oferece ao estudante a oportunidade de conhecer e participar dos desafios de uma empresa global. Os estagiários vivenciam o dia a dia da profissão por meio de experiências práticas, participando ativamente da rotina, dos processos e dos projetos da empresa. O estágio possibilita, ainda, que o estudante desenvolva e aprimore habilidades teóricas e comportamentais que serão fundamentais durante sua jornada profissional.

Informações sobre o edital, pré-requisitos e processo seletivo estão no portal www.vale.com/estagio. Ao todo são cerca de 1.000 vagas em diversas cidades de sete estados: Pará, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

A Vale preza pela diversidade e está comprometida com a inclusão das diferenças. O Programa de Estágio 2020 também está aberto a pessoas com deficiência

Serviço

Programa Global Trainee
Período de inscrições: até amanhã, 1/10
Como se inscrever: www.vale.com/trainee

Programa de Estágio da Vale
Período de inscrições: até 14/10
Como se inscrever: www.vale.com/estagio

Com R$ 24 mil em premiações, inscrições para o 9º Festival de Música de Parauapebas iniciam nesta terça

As inscrições para o 9º Festival de Música de Parauapebas (Fempa) iniciam nesta terça-feira, 1º, e seguem até 25 de outubro (abaixo, veja o edital). O Fempa ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2019, na Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova. O candidato poderá inscrever uma música que deverá ser inédita e original.

Podem participar candidatos de todo o país. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas via ficha de inscrição, conforme modelo disponibilizado no site da Prefeitura ou na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), no CDC, localizado na rua F, quadra especial, Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ao todo, serão selecionadas 24 músicas para as eliminatórias, das quais 8 irão para a grande final. Entre os critérios para participação no Festival, na Etapa Municipal, está o tempo de moradia em Parauapebas: os candidatos – compositores e intérpretes – devem residir há no mínimo 6 meses município.

 

PREMIAÇÃO

O grande vencedor do Fempa irá receber R$ 8 mil. O 2º lugar, R$ 6 mil, e o 3º lugar, R$ 4 mil. A melhor Letra será premiada com R$ 1 mil, assim como, o (a) Melhor Intérprete. Haverá prêmio extra, de R$ 5 mil, para a Voz da Nossa Gente. Além da premiação em dinheiro, os vencedores irão receber troféu.

Conforme o artigo 26° do regulamento, o critério de avaliação da premiação para a Voz da Nossa Gente será por voto popular, sendo que os participantes serão somente os artistas classificados para final.

O Fempa tem como proposta fortalecer, valorizar e incentivar a criação musical dos artistas de Parauapebas, como também descobrir novos talentos, despertar o interesse da população e valorizar o repertório dos artistas.

EDITAL FEMPA 2019

FICHA DE INSCRIÇÃO 

Potro é atropelado e fica agonizando sem cuidados no Cidade Jardim

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar recebeu durante a manhã desta segunda-feira (30), várias ligações de populares que estão preocupados com o sofrimento de um potro que acabou sendo possivelmente vítima de um atropelamento nesta madrugada no Bairro Cidade Jardim e continua sem nenhum tipo de atendimento, sofrendo bastante em uma área sem sombra.

O animal está jogado, sofrendo e com fraturas em um terreno que fica localizado nas proximidades da Churrascaria Sabor Goiano, na Avenida dos Ipês, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

Os populares que tentaram prestar ajuda ao animal informaram à reportagem que já ligaram para vários órgãos para que o potro fosse resgatado, porém, não obtiveram sucesso e ele continua sofrendo muito com o baque.

https://youtu.be/1rp_K76uZ_Y

 

Nossa reportagem entrou em contato com a Associação dos Protetores dos Animais e Meio Ambiente de Parauapebas (APAMA), porém, como a entidade é muito limitada para atender animais desse porte, afirmou que iria entrar em contato imediatamente com veterinários da Secretaria Municipal de Produção Rural de Parauapebas (SEMPROR).

Oxalá que esse animal possa ser socorrido o mais breve possível, afinal, está sofrendo muito e precisa urgentemente de cuidados especiais.

Concurso do TRE terá vagas para ensino superior, técnico e médio com salários a partir de R$ 8 mil

O novo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) deve ser feito ainda em 2019, conforme informado pelo presidente da comissão do certame, Rodrigo Augusto Valdez, por meio da assessoria de comunicação do órgão.

Valdez afirmou que a intenção é realizar o concurso o quanto antes, inclusive para já ter o reforço para o pleito das eleições municipais do ano que vem. “Os procedimentos adotados no momento são a definição do quadro, a confecção do projeto básico e a contratação da organizadora”, afirmou.

Apesar de não ter revelado a previsão exata para o lançamento do edital, no momento ele informou que trabalha na elaboração do projeto básico com todos os detalhes da disputa, para que então possa ser definida a empresa organizadora. A carreira de técnico aceita ensino médio ou curso técnico, dependendo da área, e apresenta salário inicial de R$ 8.501,45, exceto a especialidade de segurança e transporte, cujo vencimento corresponde a R$ 9.608.52.

Com relação ao analista, que requer formação superior em Direito, o tribunal paga mensalmente R$ 13.365,38 ao servidor. No caso da área do oficial de justiça, o valor sobe para R$ 15.181,77. Vale ressaltar que os salários contam com o auxílio-alimentação e as gratificações.

Valdez confirmou que algumas das áreas a serem oferecidas no edital, como a de analista e de técnico na área administrativa, podem ter lotação inicial em zonas eleitorais do interior do Estado. O último certame para o tribunal ocorreu em 2013 e abriu oito vagas imediatas, mais o cadastro reserva, com 17 mil inscritos.

Confira as vagas de emprego ofertadas nesta segunda-feira (30) em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas informa vagas de emprego para hoje, 30. O Sine fica na rua 11, entre as ruas E e D – Cidade Nova. O horário de atendimento é de 8h às 14h.

PCdoB realiza encontro visando se fortalecer para as eleições de 2020

O Diretório Municipal de Parauapebas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou no último domingo (29) sua 13° Conferência Municipal, onde foram aprovadas a resolução partidária e a nova direção partidária, dentre outras pautas.

Nos discursos, foi enfatizado a necessidade de renovar o partido no município, os novos dirigentes terão a missão de abrir as portas da sigla para a população de Parauapebas, movimentos sociais, pré-candidatos a vereador e discutir com todos um modelo de gestão participativa para o município.

 

Na oportunidade, a ex-governadora do Pará, Ana Julia Carepa, disse que Parauapebas é uma cidade estratégica do ponto de vista político e necessita de fortalecimento para o partido nesse sentido, por isso, os novos dirigentes deverão a partir de agora conversar com todos que queiram contribuir com a cidade, sobretudo, os que tenham posicionamentos no campo humanista. “Estes terão no Partido Comunista do Brasil de Parauapebas as condições e oportunidades necessárias para as candidaturas de 2020”, enfatizou Carepa.

Hospital Yutaka Takeda realiza campanha de sustentabilidade

A dinâmica da “Pescaria Sustentável” promovida pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), aplicada para os colaboradores da unidade, foi a estratégia da Comissão de Sustentabilidade do hospital, para sensibilizar a todos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Durante dois dias, 26 e 27/9, toda a equipe da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participa de atividades lúdicas que promovem o debate e a reflexão sobre ações sustentáveis aplicadas na unidade. Além disso, entre as atividades, foi realizado um bate-papo sobre o que é sustentabilidade e, para reforçar os princípios e valores, foram exibidos vídeos educativos sobre o tema.

“Nosso intuito foi disseminar os três principais pilares da sustentabilidade para a equipe, que são as atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. Alinhado a isso, relembrar como preservamos o nosso meio ambiente por meio de cada projeto e ação que realizamos no nosso hospital”, disse a presidente da Comissão de Sustentabilidade do HYT, Gildete Lopes.

O Hospital Yutaka Takeda tem como um dos seus princípios institucionais a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados com o meio ambiente e a vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promove a troca de copos descartáveis por canecas.

Todo resíduo gerado na unidade recebe destinação correta como a reciclagem ou compostagem. Além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetros contendo mercúrio. Outra iniciativa de destaque é o projeto “Crescer”, que incentiva o plantio de árvores, ofertando uma muda árvore para a família de cada bebê nascido na unidade, uma iniciativa dos membros da Comissão de Humanização do HYT.

Em alinhamento com esta temática, recentemente o HYT aderiu ao projeto Hospitais Saudáveis e dos Objetivos Globais, que é uma iniciativa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e da Organização Internacional Saúde sem Dano.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Deixe seu comentário