Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Rede Cidadania comemora cinco anos em Parauapebas

O Instituto Rede Cidadania é uma Organização da Sociedade Civil – OSC-, fundada no dia 20 de junho de 2018, que visa principalmente à garantia dos direitos sociais, atuando com a promoção de projetos de relevância social nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e assistência social. Os projetos do Instituto Rede Cidadania são destinados ao atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias, em especial aqueles em situação vulnerabilidade.

HISTÓRIA
No ano de 2018, um grupo de amigos e simpatizantes das causas sociais reuniram-se para criar uma instituição sem fins lucrativos com objetivo de desenvolver projetos sociais para o atendimento das demandas da juventude do município de Parauapebas. Neste sentido, no dia 20 de junho de 2018, fundou-se o Instituto Rede Cidadania, tendo seu registro aprovado em cartório e na Receita Federal. O primeiro Diretor Executivo foi o assistente social Francisco Cleiton Oliveira de Sousa. A sede provisória do instituto situava-se a Rua Arara, Quadra 108, Lote 25, no Bairro Parque dos Carajás, onde foram realizadas as primeiras reuniões e planejamento das suas principais ações.

No ano de 2018, o Instituto Rede Cidadania começou a realizar suas primeiras ações sociais, com foco no desenvolvimento humano, social e comunitário. Entre as primeiras ações está o Projeto Dia de Lazer com a Juventude, evento realizado por profissionais educadores e assistentes sociais, no Clube Doce Norte, localizado no Núcleo Urbano de Carajás, onde mais 70 adolescentes e jovens tiveram um dia de ações com lazer, palestras e oficinas de sensibilização dos direitos de cidadania, empoderamento e convivência familiar e comunitária. O instituto seguiu promovendo suas ações sociais, fazendo palestras temáticas do Setembro Amarelo, capacitação sobre Tecnologias Sociais e Ações em Rede.
A partir do ano de 2019, o Instituto iniciou suas atividades no município de Canaã dos Carajás, onde realizou formação sobre a escuta especializada aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos – SGD. Iniciou também o Projeto Viver Bem, com objetivo de levar ações de saúde às comunidades nos bairros da cidade.

Acompanhando o grande sucesso das ações sociais em favor dos que mais precisam e pensando no futuro dos projetos sociais foi que, no ano de 2019, o Instituto comprou um lote no bairro Parque dos Carajás e, em dezembro de 2020, iniciou a construção de sua sede própria, onde hoje ocorrem suas principais ações.

Nas atividades realizadas, o ano de 2023 tem sido um dos mais frutífero e próspero para o Instituto, que está em andamento e alinhando vários projetos. A filial de Canaã dos Carajás, por exemplo, está executando a terceira edição do Projeto Viver Bem Mais Saúde, que já atendeu mais de 1.500 famílias, levando ações de consulta de vista, entrega de óculos e serviços médicos, com clínico geral, ortopedista, oftalmologista e outros serviços. Em Parauapebas, o Projeto Educar Artes, pelo segundo ano seguido (2022/2023), promoveu ações esportivas e culturais, com oficinas de karatê, ballet, zumba e capoeira, atendendo cerca de 340 usuários.

Comemoração:

Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e do Partage Shopping, o Instituto Rede Cidadania realizou o “Arraiá do Rede”, evento que marcou a comemoração dos cinco anos da organização que, tendo como um dos slogans “Mãos que promovem o bem”, tem desenvolvido diversas atividades que buscam a garantia de direitos sociais.

O fundador do Instituto Rede Cidadania, Francisco Cleiton, fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos e as parcerias que possibilitaram o desenvolvimento dos projetos e ações do instituto. “São cinco anos de muitas ações sociais na comunidade e de relevância pública que melhora a vida das pessoas. Estou muito feliz e agradecido por dividir, junto com todos, esse momento e pelas parcerias que conseguimos consolidar até aqui. Que cada vez mais possa ser frutífero o nosso trabalho e que possamos entregar para a sociedade um trabalho digno”.

Duas apresentações marcaram a festança que reuniu agradecimentos, tradição, fé e muita alegria. Além dos convidados, outras pessoas que estiveram no Partage Shopping puderam assistir o Arraiá do Rede.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário