Publicidade

Caratecas de Parauapebas fazem bonito no Sul Americano e recebem homenagem

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) a homenagem aos atletas da Seleção de Karatê de Parauapebas que participaram do Campeonato Sul-Americano, realizado em São Paulo nos dias 29, 30, 31 de maio e 01 de junho.

O ato solene aconteceu no auditório da prefeitura contando com a presença do prefeito, Valmir Mariano; Marcel Nogueira, gestor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel); Josberto Girão, diretor técnico e coordenador geral da Associação Girão de Artes Maciais; vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD); além dos secretários das demais pastas e dos atletas da delegação.


“O campeonato foi uma convocação feita às federações registradas e reconhecidas na Confederação Brasileira de Karatê, no qual alguns atletas convocados já foram medalhistas em campeonatos locais. Foi um evento internacional com 15 países participantes, levamos 80 atletas e voltamos com mais de 50 medalhas, sendo que vinte delas são de ouro”, comemorou o carateca Josberto Girão.

“Falar do Karatê é muito fácil porque o trabalho que é desenvolvido no município é muito intenso. São várias associações que trabalham com esta modalidade, além da própria Semel que também tem seu núcleo. A prefeitura apoia a ideia através dos convênios fazendo com que os resultados apareçam”, enfatizou o titular da Semel, Marcel Nogueira.

Segundo Girão, a próxima competição é o Campeonato Brasileiro, que excepcionalmente este ano será realizado em setembro e em seguida o Campeonato Mundial de Karatê disputado Polônia. “O Karatê visa principalmente a disciplina e o respeito. Por ser um esporte de luta, as pessoas pensam que os atletas só aprendem a brigar, e é exatamente o contrário, é um esporte que educa, que exige um bom comportamento. A gente fica muito feliz com o resultado”, explicou.

Valmir Mariano aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de um grande Centro de Referência Esportiva que custará cerca de 25 milhões de reais. “É um dos projetos mais audaciosos da região norte, será composto por cinco quadras cobertas, piscina de hidroginásticas, pista de bicicróss, campo de futebol, pista de atletismo, espaço de convivência, hotel para abrigar os atletas de outras delegações que virão competir aqui, além da nova sede da Semel”, declarou o prefeito.

De acordo com Marcel Nogueira, o projeto está em fase de licença ambiental e licitação, simultaneamente. O secretário afirma que em setembro os serviços já estarão iniciados. “Os resultados que já são bons hoje, serão melhores nos próximos dois anos quando este centro estiver pronto. O esporte está sendo levado a sério, é compromisso com responsabilidade”, pontuou finalizando.

Reportagem e foto: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu