Publicidade

IVECAN cobra melhorias no atendimento oncológico em Parauapebas

Em um ato pacífico e silencioso, integrantes do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN), compareceram na Câmara Municipal de Parauapebas para pedir providências do Governo Municipal no que tange atendimento oncológico através de parceria com clínicas e convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do IVECAN, Socorro Plácido, falou das dificuldades enfrentadas por tantas pessoas que, ao ser diagnosticadas com câncer, precisam ir para outras cidades em busca de tratamento. “Quando vem o diagnóstico positivo para câncer, a primeira luta é saber onde se tratar, e geralmente, as pessoas vão para Belém ou Araguaína. Mas, até para conseguir uma transferência, se passa muito tempo”, conta Socorro, detalhando que não há convênio com o SUS, e que o convênio tão esperado com a ONCORADIUM ainda não foi efetivado, não tendo nem liberação para funcionar.

Saraiva publicidade

 

Socorro lembra que há um ano o prefeito Darci Lermen trouxe a esperança ao se comprometer em trazer o tratamento para o município através do SUS o que, segundo ela, ainda não aconteceu. “Viemos hoje na Câmara para aproveitar a presença do prefeito aqui e perguntar o que está acontecendo ou porque isso ainda não aconteceu; qual a dificuldade para trazer o serviço”, questiona Socorro.

Resposta trazida pelo prefeito Darci Lermen, que, entrevistado em seguida por nossa equipe de reportagens, esclareceu que está tomando todas as medidas para cumprir o compromisso feito com a entidade, tendo inclusive um espaço adequado no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), onde funcionará o Centro de Oncologia. Sobre o convênio com o SUS e a clínica ONCORADIUM, ele diz que está tramitando e cumprindo todos os passos necessários. “Não podemos fazer as coisas de forma atropelada para não termos problemas com a justiça nem trazer com qualidade inferior. Não paramos de lutar para trazer este serviço, que reconhecemos ser tão importante para a população”, explica Darci Lermen.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu