Publicidade

Projeto Prevenção à Gravidez na Adolescência premia alunos

A premiação dos sete alunos vencedores do concurso de desenho e produção de texto sobre a temática gravidez na adolescência marcou o Projeto Prevenção à Gravidez na Adolescência, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Prevenção e Saúde nas Escolas (PSE). O evento, que contou com a participação de alunos, professores, gestores das escolas municipais e representantes das secretarias de Saúde e Educação, ocorreu no auditório da Prefeitura, na manhã da última segunda-feira (29).

Realizado no município desde 2013, o projeto tem por objetivo promover ações voltadas à prevenção da gravidez na adolescência, por meio da disseminação do conhecimento sobre educação sexual, incluindo os métodos contraceptivos, a conscientização sobre a importância do planejamento familiar, além de sensibilização dos jovens para a tomada de decisões de forma consciente e segura.
Em 2014, contemplou 16 mil estudantes (adolescentes com idade entre 10 e 15 anos) do 3º e 4º ciclos de 28 escolas públicas municipais. Segundo Raimundo Felix, coordenador técnico pedagógico de ciências do 3º e 4º ciclos da Semed, o conteúdo relacionado à gravidez na adolescência já faz parte da proposta curricular dos anos finais do ensino fundamental. Contudo, o projeto veio reforçar o trabalho realizado. “Com a implantação do projeto em 2013, conseguimos ampliar as discussões a cerca da temática, garantindo aos estudantes mais informações e conscientizando-os a cerca da importância da prevenção”, garante Raimundo Felix.


Os alunos Isaac da Silva, da escola Elisaldo Ribeiro, e Juliana dos Santos, da Antônio Matos, participaram do concurso e conquistaram as primeiras colocações, ele na categoria desenho e ela na produção de texto. Ambos ressaltaram a importância das ações realizadas nas escolas para a aquisição de novos conhecimentos e, consequente, conscientização dos riscos e formas de prevenção.
“Acredito que a falta de orientação é uma das principais causas da gravidez na adolescência. Hoje tenho conhecimento suficiente sobre o assunto, tanto para prevenir o problema quanto para orientar meus colegas. Quanto ao concurso, foi uma oportunidade única de juntar o que aprendi com a arte que pratico. Amo desenhar, e no desenho retratei o que acontece na maioria das vezes quando a adolescente engravida: todos se afastam dela”, relata Isaac da Silva.
Também marcaram presença no evento o secretário-adjunto da Educação, Rui Santos Amorim; a diretora técnica pedagógica da Semed, Tereza Cristina; a coordenadora geral da divisão de 3º e 4º Ciclos, Valdelice Cardoso; e o coordenador do PSE, Gilvanilson Teixeira.

DADOS PREOCUPANTES

Segundo o estudo Juventudes Brasileiras, realizado pela Unesco em 2006, 25% das meninas que engravidam na adolescência abandonam a escola. De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 2011, a cada 100 bebês que nascem no Brasil 19 são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Já em Parauapebas, dos 3.351 nascidos vivos, no período de janeiro a agosto deste ano, 790 foram de mães adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.
Silvana Manito, coordenadora da saúde do adolescente de Parauapebas, falou sobre o desafio de levar a promoção à saúde aos adolescentes e sobre a importância da colaboração de todos em prol da causa. “A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que precisa ser visto por todos, educadores, profissionais da saúde, organizações governamentais e não governamentais, mas principalmente pelos pais dos jovens. Só unindo forças poderemos fazer muito mais, inclusive diminuir o índice que atualmente ainda é de 23% no município”, relata a coordenadora.

VENCEDORES DO CONCURSO

Desenho

* 1º Lugar – Isaac da Silva – Escola Elisaldo Ribeiro (tablet e medalha)
* 2º Lugar – Waddyson Henrick – Escola Elisaldo Ribeiro (medalha)
* 3º Lugar –Brenda Brito – Escola Novo Horizonte (medalha)
* 4º Lugar – Marcos Vinicius – Escola Elisaldo Ribeiro (medalha)

Produção de texto

* 1º Lugar – Juliana dos Santos – Escola Antônio Matos (tablet e medalha)
* 2º Lugar – Wesley das Neves – Escola Plácido de Castro (medalha)
* 3º Lugar – Gabriel Avelino – Escola Chico Mendes II (medalha)

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu