Pesquisar
Close this search box.

Parauapebas recebe primeiro encontro de aeromodelismo da região

Durante os dias 27,28 e 29 de maio de 2016 o município de Parauapebas foi palco de um evento inédito na região. Trata-se do 1º Aeropebas – Encontro de Aeromodelismo, que nada mais é do que a arte de planejar e edificar aeromodelos – miniaturas de aeronaves utilizadas com objetivos experimentais, esportivos ou recreativos, sendo que a atividade envolve a manipulação e a manobra destes objetos de pequena dimensão – aviões, helicópteros, entre outros, construídos pelos aeromodelistas.

O evento foi realizado pelo Clube de Aeromodelismo de Parauapebas (CAP) e contou com uma boa participação de populares que ficaram encantados com as apresentações.

Na sexta-feira (27), a abertura do encontro contou com voos livres para ajustes, já no sábado (28), os participantes disputaram em seis categorias, sendo os destaques: Rasante – Antônio de Sousa; Rasante de Dorso – Iraja Junior; Rasante de Jato – Patrick Rezende; Escala – Gleiksson Gomes;
3D – Matheus Dias; Urubu Flay – Toniclei de Sousa.

Após a competição foi realizado o sorteio de uma rifa no valor de R$ 2 mil, sendo o vencedor Rodrigo de Matos.

Ainda no sábado, na parte da noite, o evento continuou com o espetáculo por conta do piloto Marcelo Batata, realizando as super manobras em seu helicóptero 3D.

No domingo (29), o I Aeropebas contou com voos livres para recreação e o evento foi finalizado com muita festa e empolgação por parte dos organizadores, participantes e público em geral.

PP confirma pré-candidatura de Edilei Lopes à prefeitura de Curionópolis

Curionópolis contou com grande festa de lançamento da pré-candidatura de Edilei Lopes no último sábado (28). O evento aconteceu no Clube Natural Bosque e por volta das 20h00, estiveram presentes os presidentes das câmaras municipais Jocenilde de Oliveira, PMDB de Curionópolis e Valmir do Gravatá, PP de Eldorado do Carajás, além do vereador de Curionópolis Luiz Girão PMDB, os pré-candidatos a prefeito Miguel Cassio, do PR e Rui do Posto, do PSDB, presidente do PP em Parauapebas Andréia Lima, o conselheiro tutelar Valrismar Nascimento, além do Deputado Federal e presidente estadual do Partido Progressista Beto Salame.

Na abertura do evento, falou aos presentes Andréia Lima, que deu destaque à atuação da secretaria da mulher, onde precisa ter mais apoio com relação à violência doméstica e outros tipos de violência que existe contra as mulheres. Já os outros que usaram a palavra foram unanimes em dizer que apesar de estarem concorrendo em outras siglas, reconhecem o grande trabalho que a vereadora Edilei Lopes faz pelo povo de Curionópolis desde o seu primeiro mandato.

Já o deputado Federal Beto Salame, foi mais incisivo no seu discurso e disse que vai inserir o município nos projetos e emendas, o qual tem direito na Câmara Federal. Salame também disse que apesar de estar há pouco tempo no partido, já conhecia o trabalho de Edilei Lopes, e ela só não era candidata à prefeita pela legenda PP, se não quisesse, e que a partir daquele momento estava lançada a pré-candidatura de Edilei Lopes a prefeitura de Curionópolis pelo PP.

A vereadora Edilei Lopes assim que abriu sua fala ao microfone, foi muito aplaudida pelo público presente, falou da sua luta que enfrenta no dia a dia, para socorrer o povo da sua cidade, principalmente no tocante a saúde, lembrou-se do amigo fiel de longas datas Gerson Peres, que já autorizou formar mais de 1.000 alunos nos cursos profissionalizantes do SENAI, do exemplo de deputado aos longos dessas décadas. Edilei disse também do amor que ela tem por aquela cidade, sendo que já são 35 anos que reside na cidade e tem três mandatos de vereadora. “Quero dizer ao povo de Curionópolis que me sinto preparada para governar essa cidade, conheço todos os problemas dela, onde mora cada munícipe, suas necessidades, e ainda digo mais, ninguém aqui ama essa cidade mais que eu, eu venho dando as provas, por isso cuido com carinho e atenção desse povo sofredor de Curionópolis e Serra Pelada”, desabafou Edilei.

Ao final do discurso Edilei Lopes pediu ao deputado Beto Salame, aos vereadores, aos pré-candidatos a prefeito que estavam na mesa de honra, que pudessem dar as mãos em torno de uma coalizão e deixar a cidade nas mãos de quem ama ela de verdade.

Reportagem: Carlos Refribom

Grupo “Avanti Verdão” realiza festival de chopp dia 11 de junho em Parauapebas

A animação do Festival de Chopp ficará por conta da Banda Som de Bar e DJ’s, além de área para crianças brincarem com piscina, pula-pula, pipoca e algodão doce.

O ingresso da direito à caneca de porcelana do evento e garante seu passaporte para beber, comer churrasco e se divertir com amigos e familiares, além claro, de participar do sorteio de diversos brindes oficiais do clube, 4 cartões vale presente das farmácias Farmabem, no valor de R$ 100 reais cada e o sorteio de todas as taxas das aulas do curso teórico e prático para tirar CNH na categoria AB.

De acordo com os organizadores, a finalidade do evento é angariar fundos para legalizar a “Associação Avanti Verdão de Parauapebas” e futuramente desenvolver um trabalho social com crianças de baixa renda da cidade através de escolinha de futebol de campo de forma gratuita.

Os ingressos do Festival de Chopp estão disponíveis nas farmácias Farmabem, Eva Lanches, Nosso Bar (Bar do Cabeludo) e com os membros da diretoria do grupo.

5166ef8f-dc52-49dc-9928-a96bc0302e2a

Secretaria de Saúde realiza ação contra a Dengue em Curionópolis

Durante a manhã desta segunda-feira (30), vários servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Curionópolis, iniciaram no Bairro da Paz um grande mutirão de combate à Dengue.

Na oportunidade, os profissionais de saúde saíram de casa em casa e fizeram um verdadeiro “arrastão”, coletando em todos os quintais das residências vários objetos que podem servir para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente contaminar os moradores com o vírus que transmite várias doenças.

Quem também participou do mutirão que percorrerá todos os bairros do município, foi a Secretária Municipal de Saúde Elizeth Abreu, que em conversa com nossa equipe de reportagens, comentou sobre a importância dos moradores contribuírem com a ação. “A parceria dos munícipes é mais que importante para que a nossa campanha traga bons resultados. Juntos, com certeza poderemos ganhar a guerra contra o mosquito que tanto faz vítimas e é perigoso”, comentou Elizeth.

Sobre o mosquito

Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego αηδής: “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”) é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado, uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.

O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.

Atualmente, foi descoberto que a fêmea não se reproduz somente em água limpa e parada, pelo contrário. O mosquito pode se reproduzir em águas com altos níveis de poluição, como esgoto. A fêmea observa vários fatores influenciáveis ao crescimento das larvas, como a temperatura, luminosidade e resquícios de matéria orgânica. As larvas do aedes são sensíveis à luz, o que faz com que se desenvolvam bem em águas turvas.

As fêmeas, para realizar a hematofagia, podem percorrer até 2 500 m. É considerado vector de doenças graves, como dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya. O controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública.

Prefeito comenta

Em declarações prestadas à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, o prefeito Wenderson Chamonzinho (PMDB), comentou sobre a importância de campanhas educativas e até mesmo de prevenção para que os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças sejam eliminados. “Não podemos brincar com o mosquito, afinal, apesar de pequeno, ele mata”, relatou o prefeito que determinou que a Secretaria de Saúde de Curionópolis intensificasse as ações contra a dengue no município.

Encontro no Hospital Yutaka reúne mais de 400 profissionais de saúde

Mais de 400 profissionais participaram do 1º Encontro de Enfermagem promovido pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT). O evento teve por objetivo contribuir para a melhoria contínua da assistência aos usuários e para a capacitação dos técnicos da área. A programação foi realizada na última sexta-feira (27/5), no Cineteatro de Carajás.

Com o tema “Segurança e Qualidade Assistencial é coisa séria”,a programação incluiu palestras, mesa de debate e apresentação teatral. Entre os assuntos abordados estão o gerenciamento de riscos e a importância do cumprimento de todos os processos contidos nos protocolos clínicos e de segurança do paciente. Além de debater sobre a forma de atuação de uma equipe multiprofissional dentro da unidade hospitalar e seu benefício para uma assistência de qualidade.

Construído pela Vale há 30 anos, o Hospital é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e tem capacidade para atender casos de até média complexidade. Entre as especialidades atendidas estão anestesilogia, angiologia, arlegologia, cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia buco-maxilo-facial, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, neurologia, nutricionista, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumopediatra, psicologia, psiquiatria e urologia.

O Hospital Yutaka Takeda realiza agendamentos para consultas, de segunda a sexta, de 7h às 18h, através da central 94 3352-4600. Em casos de urgências e emergências possui pronto socorro 24 horas. A unidade hospitalar atende aos convênios AMS e Unimed e particular.

O encontro marcou ainda as comemorações pelo Dia Mundial do Enfermeiro e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, respectivamente 12 e 20 de maio.

Altamira arrecadou R$ 111,7 milhões em impostos com Belo Monte

Altamira é uma das cidades que mais se beneficiaram com os impostos gerados pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na região do Xingu, no Pará. Do total de R$ 885,9 milhões pagos, entre 2011 e abril de 2016, R$ 111,7 milhões entraram nos cofres do município. Os tributos foram recolhidos pela Norte Energia, responsável pelo empreendimento, entre 2011 e 2016.

Altamira é o principal município da Transamazônica e, além dos tributos municipais pagos pela Norte Energia, recebeu também parte dos impostos estaduais e federais recolhidos pela Norte Energia no mesmo período, repassados pela Fazenda Estadual e pela União. Além das obrigações fiscais, a empresa também investiu em Altamira com as obras do Projeto Básico Ambiental (PBA), cujo total para a região de Belo Monte chega a R$ 4,2 bilhões.

Dentre as principais obras e ações do PBA no município, estão cinco novos bairros construídos, o Hospital Geral de Altamira, sete das 30 unidades básicas de Saúde, as redes de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, além das oito pontes e duas passarelas, do Parque Municipal Altamira, seis atracadouros e das obras do Centro Integrado de Pesca Artesanal.

No ano de instalação dos canteiros de obras de Belo Monte, em 2011, a Norte Energia pagou aproximadamente R$ 1,058 milhão para o município. Em 2012, os valores chegaram a R$ R$ 7,5 milhões e, em 2013, R$ 12,5 milhões. No ano seguinte, a empresa recolheu R$ 48 milhões e, em 2015, R$ 34,4 milhões. Já nos quatro primeiros meses de 2016, foram R$ cerca de R$ 5 milhões.

Para os cinco municípios da Área de Influência Direta e sete municípios da Área de Influência Indireta da hidrelétrica, foram pagos R$ 564,3 milhões. A Norte Energia recolheu ainda R$ 149 milhões em impostos estaduais e R$ 172,1 milhões em várias contribuições e tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, COFINS, etc.

Trabalhadores de trânsito fazem ato nacional pela segurança

A falta de condições de trabalho dos profissionais que exercem a segurança viária na fiscalização de trânsito dos municípios e dos estados está cada dia mais grave. Na última sexta, (27/05), o Agente de Trânsito e Transporte Agenilson Pereira Jorge foi assassinado enquanto trabalhava na cidade de Araguaína, Tocantins.

Visando chamar a atenção de autoridades em geral e comunidade, os agentes de fiscalização de trânsito de todo o Brasil, acompanhando o dia e horário da manifestação a ser realizada durante a manhã desta segunda-feira (30) em Araguaína, farão atividades em suas cidades.

Os profissionais de trânsito do Brasil acompanham e se manifestam por solidariedade e em luto, mas também para demonstrar insatisfação perante a falta de condições de trabalho que todos os agentes de trânsito estão submetidos.

Em Araguaína-TO o evento iniciou por volta das 9h00 e conta com apoio da Prefeitura, do órgão municipal de trânsito (AMTT), do Governo do Estado, do Detran/TO, da PRF, SAMU, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e várias outras instituições como associação dos taxistas e moto-taxistas além de organismos da sociedade.

Assim, nesta mesma hora em todo o país, os trabalhadores de trânsito farão ato em defesa da VIDA e por melhores condições de trabalho.

Na capital paraense, Belém haverá adesão ao ato nacional, sendo que comboios saíram em direção à Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, para realização de um CIRENAÇO que terá a participação de agentes de fiscalização do Detran -PA, bem como de vários agentes municipais da SEMOB, onde na oportunidade, todos levarão um fita preta no braço esquerdo no que já está sendo considerado o “MAIO DE LUTO”.

Em abril e maio deste ano foram assassinados em Ananindeua e Abaetetuba respectivamente, os Agentes Raimundo Soares e Rui Rebelo, em decorrência do exercício de suas atividades funcionais pela segurança viária.

Profissionais que atuam na fiscalização de trânsito no sul e sudeste paraense também aderiram à manifestação que acontece no município de Marabá. De Parauapebas, se deslocaram ao município vizinho alguns agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Onda de assassinatos faz do município um dos mais violentos do Brasil

O município de Parauapebas é a maior ilustração do legado deixado por grandes projetos que consolidam – além da exploração de nossas riquezas naturais – populações migrantes alvoroçadas. Depois de crescer desenfreadamente, o município sofre agora com índices de violência típicos da desordem de que foi espécie.

Em menos de 24 horas, de sexta-feira (27) para sábado (28), três pessoas foram liquidadas. De boa ou má índole, elas são causa e ou consequência da criminalidade, estando ou não a serviço do crime. E todos (ou qualquer um) cidadãos de bem podem ser vítimas dessa onda de violência estúpida e brutal.

Em 2016, em cada grupo de 10 mil parauapebenses, oito pessoas vão morrer por arma branca ou arma de fogo, conforme estudo mais recente do Mapa da Violência. É uma das mais elevadas taxas de homicídio entre os 5.570 municípios do Brasil – a 54ª, para ser mais exato.

Nove anos atrás, a taxa de homicídios de Parauapebas era de seis mortos a cada grupo de 10 mil e ocupava a 78ª colocação. Ou seja, de 2007 para cá, a violência cresceu mais rápido que a taxa de crescimento populacional e tem se agravado pelo fato de, nos últimos 16 meses, o município ter recebido 8.250 novos desempregados. A força de trabalho com carteira assinada decresceu terrivelmente por conta da onda de demissões.

Para piorar, a violência local prolifera e prevalece entre os jovens. Em cada grupo de 10 mil parauapebenses com idade entre 15 e 29 anos, 12 serão eliminados. É uma matança que coloca Parauapebas na 73ª colocação nacional. Nove anos atrás, o município via morrer por assassinato dez jovens, em média, e de lá para cá avançou 29 posições entre os mais violentos do Brasil, um verdadeiro horror.

Enquanto a violência reina no seio juvenil, Parauapebas tem 75% de seus jovens com idade de trabalhar de cara para cima e com a mente vazia – verdadeiras oficinas do diabo. A falta de ocupação favorece o contato com drogas, o convívio com criminosos e a “necessidade” da prática de delitos.

A situação é tão grave que, ao comparar a situação de Parauapebas com a de Marabá (que já chegou a figurar no topo da violência homicida do país), verifica-se que, nos últimos nove anos, enquanto as taxas de criminalidade de Marabá decresceram, as de Parauapebas trilharam o caminho inverso. Em termos de homicídio, os números de Marabá ainda são elevados, mas permaneceram estáveis nos últimos anos.

Hoje, se Parauapebas fosse um país, ostentaria o 2º lugar geral, atrás apenas de Honduras, cuja taxa de assassinato geral é de dez pessoas a cada grupo de 10 mil. Nem nos países do Oriente Médio, como Irã, Iraque, Israel e Palestina, é registrada proporcionalmente uma matança tamanha como na “Capital do Minério”. Parauapebas está em guerra diária, e o poder público em suas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) não se dá conta.

Quem será o candidato que vai propor, neste ano de eleição, políticas públicas eficientes que resgatem a juventude (e seus 33.800 jovens eleitores) do caminho da perdição que se lhe oferece gratuitamente? A porta do caminho da perdição é muito mais larga que a do caminho da retidão e, em termos proporcionais, os jovens de Parauapebas tem escolhido o caminho mais largo.
Chega de impunidade e omissão. A sociedade espera medidas eficazes.

Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar

Atacantes decidem, e Brasil vence Panamá em último teste

A Seleção Brasileira não teve dificuldades para vencer o Panamá por 2 a 0 na noite deste domingo, no Dick’s Sporting Goods Park, em Denver, nos Estados Unidos, no último amistoso antes do início da Copa América Centenário. Os gols da equipe foram marcados pelos atacantes Jonas, do Benfica, e Gabriel, do Santos, um em cada tempo.

A facilidade do confronto foi tamanha que o 2 a 0 acabou aquém do esperado para os brasileiros. Mesmo desperdiçando algumas chances, a produção ofensiva não correspondeu às expectativas pré-jogo, principalmente do técnico Dunga, que apostou em um estilo ofensivo e aumentou a capacidade de atacar ainda mais com as substituições. Atrás, ajudado pela falta de qualidade do rival, o time só teve pequenos problemas nas bolas paradas.

O Brasil agora se concentra na disputa da Copa América Centenário, com estreia marcada para o dia 4 de junho, sábado, na cidade de Pasadena. O duelo contra o Equador está marcado para as 23h (de Brasília) e abre a disputa no Grupo B, que ainda conta com Peru e Haiti. Na chave D, os panamenhos terão pela frente a Bolívia na estreia, mas ainda encaram Argentina e Chile.

No torneio, o segundo oficial de Dunga desde que reassumiu o comando da equipe (afora a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo), o time ainda terá os reforços do lateral esquerdo Filipe Luís e do volante Casemiro, que jogaram a final da Liga dos Campeões da Europa, no sábado. Rafinha, com uma lesão muscular na coxa, ainda pode ser cortado. Seu provável substituto seria o atacante Gabriel Jesus, do Palmeiras.

Começo bom, mas sem empolgação

O primeiro tempo parecia destinado a mostrar uma goleada do Brasil devido aos primeiros dois minutos, tempo que demorou para o placar ser aberto. O gol, por sinal, saiu em uma bela jogada trabalhada, com participação de sete atletas diferentes. Luiz Gustavo tocou para Coutinho, que jogou para Renato Augusto, na entrada da área. O meia rolou para Elias, que abriu para Daniel Alves, na intermediária. Ele cruzou e Douglas Santos, pelo lado esquerdo da área, evitou a saída da bola cruzando rasteiro para o meio. Elias foi travado por Baloy, mas Jonas, de canhota, chutou firme para marcar.

Na sequência, a Seleção poderia ter ampliado com facilidade, tanto pela frágil defesa do rival quanto pela qualidade demonstrada pelo setor ofensivo. Primeiro Philippe Coutinho evitou a saída de bola já dentro da área, pela esquerda, saiu com muita facilidade da marcação adversária e chutou quase sem ângulo, exigindo boa defesa de Penedo.

Na sequência, aos 20 minutos, Daniel Alves abteu falta de longe e acertou o ângulo esquerdo do goleiro panamenho, mas o arqueiro praticou bela defesa. Depois, com facilidade para armar o jogo, Renato Augusto resolveu se aventurar na frente e quase deixou o seu. Willian cruzou na segunda trave, da direita para a esquerda, e o armador entrou livre cabeceando, mas mandou para fora.

Fraco na armação e na marcação, o Panamá conseguiu sobreviver aos primeiros 45 minutos sem sofrer gols e resolveu ir à frente pouco antes do intervalo, apostando nas bolas alçadas na área. Na mais perigosa, já aos 43, Baloy ganhou dos zagueiros e cabeceou com perigo, mas não conseguiu igualar o marcador.

Dunga não pode ouvir nas análises da partida que faltou ousadia nas suas mudanças. Talvez incomodado com o placar magro diante de um rival tão fraco tecnicamente, ele promoveu a entrada de Hulk no lugar do volante Luiz Gustavo logo de cara. Dessa forma, Renato Augusto foi deslocado para a função de segundo volante, Elias para a de primeiro, e o atacante passou a formar dupla com Jonas.

A aposta do comandante quase foi justificada aos 12 minutos do segundo tempo. Philippe Coutinho, dessa vez pelo lado direito, ganhou a jogada dentro da área e, antes da bola sair, descolou cruzamento na medida para Hulk. Sem qualquer marcação, no entanto, ele cabeceou fraco, no alto, nas mãos do goleiro Penedo, que voltava para fazer a defesa.

Com vontade de observar o maior número possível de atletas, o treinador então resolveu acionar a dupla santista Lucas Lima e Gabriel. Mesmo sem grandes lances, os dois conseguiram aumentar a produção ofensiva e, quase que naturalmente, tiveram chances de concluir. A primeira, muito bem aproveitada, foi de Gabigol, aos 28 minutos. Após bola rebatida, na parte da direita da área, ele dominou e tocou de chapa, no canto oposto, rasteiro, sem chances para Penedo.

Até o final do jogo, Dunga ainda aproveitou para dar ritmo aos olímpicos Fabinho e Rodrigo Caio, além do experiente Kaká. Já em um ritmo mais lento do que o resto do jogo, os três tiveram poucas oportunidades para aparecer. Na melhor, o meia, campeão da Copa do Mundo em 2002, dominou dentro da área, girou e chutou no canto, mas Penedo defendeu e assegurou o 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 PANAMÁ

Local: Estádio Dick’s Sporting Goods Park, em Denver (Estados Unidos)
Data: 29 de maio de 2016 (Domingo)
Horário: 22h30(de Brasília)
Árbitro: Armando Oviedo (Honduras)
Assistentes: Jesús Álvarez e Omar Zeron (ambos de Honduras)
Cartões amarelos: Amílcar Henríquez e Godoy (Panamá); Willian, Daniel Alves, Miranda e Gil (Brasil)

Gols:
BRASIL: Jonas, aos dois minutos do primeiro tempo, e Gabriel, aos 28 minutos do segundo tempo

BRASIL: Alisson; Daniel Alves (Fabinho), Gil, Miranda e Douglas Santos; Luiz Gustavo (Hulk), Willian (Lucas Lima), Elias, Renato Augusto (Rodrigo Caio) e Philippe Coutinho (Kaká); Jonas (Gabriel)
Técnico: Dunga

PANAMÁ: Jaime Penedo, Adolfo Machado, Felipe Baloy, Roderick Miller e Luis Henriquez (Pimentel); Gabriel Gómez, Amílcar Henríquez (Godoy), Armando Cooper (Quintero), Miguel Camargo (Arroyo) e Ricardo Buitriago (Cummings); Luis Tejada (Blas Pérez)
Técnico: Hernán Darío Gómez

Reportagem: Portal Terra

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje (30)

Começam hoje (30) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu.

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas.  Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho.  Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

Deixe seu comentário