Pesquisar
Close this search box.

Produtor sai à procura de bodes e encontra corpo em estado de decomposição

A polícia, em Parauapebas,  está trabalhando na identificação de um cadáver do sexo masculino encontrado na tarde desta quarta-feira (27), por volta das 16 horas, na invasão do Bairro Nova Carajás, quilômetro 20, próximo ao viaduto. A vítima estava em adiantado estado decomposição.

O sargento Pinto e o soldado Rafael Silva da PM foram acionados por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) sob informação do achado do corpo.

Chegando ao local os PMs souberam que um produtor rural que procurava uns bodes foi quem encontrou o cadáver em meio ao matagal. Assustado, o trabalhador logo tratou de acionar a polícia.

O cadáver estava usando um short e um par de sandálias havaianas.

Funcionários do Instituto Médico Legal (IML) realizaram a remoção do corpo e peritos vão analisar se a vítima foi morta ou morreu por causas naturais. Caso se confirme o homicídio, analisarão como ela foi morta.

 

Empresa privada e Sebrae promovem cursos para fomentar empreendedorismo rural na região de Marabá

A Buritirama Mineração e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Pará, SEBRAE/PA, oferecerão capacitação aos trabalhadores e pequenos proprietários rurais na região de abrangência da empresa ao longo da Estrada do Rio Preto, município de Marabá. Após apresentação do projeto aos moradores das vilas União, São Raimundo, Santa Fé e Capistrano de Abreu, o SEBRAE iniciou, em novembro, um diagnóstico das vilas próximas à Buritirama para atuar de forma mais assertiva.

As aulas serão realizadas de forma gratuita nas próprias comunidades atendidas pelo convênio entre Buritirama e Sebrae, visando o desenvolvimento socioeconômico da região.

Wlademir Marques, Especialista em Relações Comunitárias da Buritirama Mineração, explica que o plano da empresa com esta inciativa “contempla a realização de ações de cooperação técnica na promoção do desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e no fomento ao empreendedorismo, por meio de atividades de capacitação de empreendedores rurais”.

Segundo o especialista, as ações serão executadas em quatro vilas no município de Marabá́, situadas ao longo da Estrada do Rio Preto, área de atuação da Buritirama Mineração. As comunidades beneficiadas serão Vila Santa Fé, Três Poderes, Capistrano de Abreu e Vila União. 200 empreendedores de atividades rurais e urbanas serão contemplados.

Maria Luzineuza Maia, Analista Técnica do Sebrae e responsável pelo projeto, afirma que “a iniciativa trará grandes benefícios para a comunidade, pois juntos podemos levar conhecimento às pessoas que não tinham acesso a novas tecnologias para desenvolver seus negócios. Nós iremos onde está o produtor rural para diagnosticar as suas necessidades de capacitação e desenvolver o setor agrícola e outras possíveis vocações locais das regiões”.

Com a capacitação oferecida, pequenos produtores rurais terão acesso ao conhecimento especializado para atuarem como empreendimentos rurais, valorizando sua terra e seu trabalho. Todo o projeto será gratuito à população e qualquer pessoa poderá participar.

As atividades começaram em novembro, quando um consultor contratado foi à campo para apresentar o projeto nas vilas. Durante as reuniões, acontecerá a seleção dos participantes de cada comunidade.

Sobre a Buritirama Mineração

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros. Acesse: https://www.buritirama.com/.

Coluna do Alípio Ribeiro: Honestidade X Necessidade

A necessidade justifica a desonestidade? A honestidade envolve um conjunto de características de uma pessoa, como falar a verdade, não ficar calado diante de uma situação que sabe ser inverídica. Quem é honesto detesta, rejeita a malandragem e aquele que gosta de levar vantagem em tudo. Hoje em dia, a honestidade está em baixa, os honestos são chamados de otários e, até, humilhados por pessoas desonestas ou de pouca honestidade.

Fiz um teste de honestidade numa escola de ensino médio. Eu não planejei isto. Foi por acaso. Antes de entregar as provas para os alunos e corrigi-las com eles, eu já tinha lançado as notas no sistema. Um aluno, por uma rede social, havia me perguntado a nota dele da prova. No entanto, ao acessar o sistema, ele percebeu que a nota estava abaixo da que eu passara para ele. Ao ser informado do assunto, corrigi a nota. Imediatamente me veio a ideia de alterar algumas notas para mais de alguns alunos. Então, aleatoriamente, alterei as notas, nas provas, de 05 alunos por turma. Nas salas, pedi aos alunos que acompanhassem a correção das provas, verificassem se havia algum erro nas somas dos valores das questões e me informassem. Ainda salientei que, se o erro fosse para prejudicar o aluno, ou seja, se os alunos tivessem acertado 06 questões e eu tivesse dado a nota de 04 acertos, eles, certamente, viriam pedir para corrigir as notas baixas e aumentá-las. Mas, que eu duvidava se algum aluno honesto viria pedir para baixar a nota por eu ter errado e lançado uma nota maior.

Você, leitor, já deve imaginar o resultado. Fiz isto em 06 turmas. 05 alunos por turma, ou seja, 30 alunos entre uns 200. Eu, realmente, não esperava que qualquer deles viesse pedir para corrigir a nota maior, haja vista que o aluno tirara uma nota menor. Para minha surpresa, uma aluna, bem discretamente, veio até mim e me disse: “professor, o senhor errou minha nota. Eu acertei só uma questão. Minha nota é 0,5 e o senhor me deu 4,5. Fiquei com 9,5, mas não mereço. Minha nota tem que ser 5,5.” O nome desta aluna, que me autorizou citá-la, é DANIELE BEZERRA FERRAZ. Eu fiquei sem ação diante daquela postura humilde e honesta. Ela parecia ter vergonha da honestidade, pois sairia prejudicada por isto. Discretamente também, corrigi a nota dela, mas dei-lhe 7,5 no lugar de 5,5. Ela sorriu feliz.

Na semana seguinte, depois de todas as provas corrigidas e de ter reforçado para os alunos que informassem algum erro na soma dos valores das questões, li um texto sobre honestidade para eles. Depois da leitura, que fiz ao término da aula, eu disse: “Meus queridos, eu alterei as notas, para mais, de 30 alunos desta escola! Dei-lhes a oportunidade de me procurarem para corrigir o “erro”. Eu temia pelo resultado. Apenas 02 alunas me procuraram para dizer que as notas lançadas estavam maiores. 28 de vocês foram desonestos. Como estes 28 vão educar os filhos que tiverem? Como poderão lutar contra a corrupção ou fazer uma oração na igreja? Eu vou rasgar a folha onde anotei os nomes deles. Mesmo porque lancei no sistema as notas corretas. Repensem a atitude de vocês. Que sirva de lição para que prossigam com honestidade. Eu sei, pois foi um teste que fiz com vocês. Mas não se preocupem. Além de mim e de vocês, só Deus para saber. Mas quero que reflitam. Quem furta um real de um rico é tão ladrão quanto quem furta um real de um pobre? Quem mente dizendo que estava na casa de um amigo, mas estava na rua namorando é tão desonesto quanto quem diz que estava na escola e estava na rua praticando crimes? ” Virei as costas e saí. As turmas ficaram em silêncio profundo.

Apenas a Daniele permitiu a divulgação do nome. Outra aluna também me procurou para dizer que a nota dela era mais baixa que a que constava na prova. Uma adventista, mas pediu para não ser citada.

O objetivo de minha experiência foi fazer com que os alunos refletissem sobre o assunto. Ninguém foi prejudicado. Aliás, foram beneficiados. Nem me lembro mais dos alunos que não foram honestos. Joguei a lista fora. Mas eles sabem. O que eles farão daqui pra frente dependerá da educação familiar que tiverem. Talvez eu tenha contribuído para a formação de caráter deles. Quem sabe?

Operação “Gás Legal” apreende botijões e fecha depósitos em Parauapebas

Durante esta quarta-feira (27), através de ação da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) foi desencadeada no município de Parauapebas a operação “Gás Legal”, que visa combater a revenda irregular de gás de cozinha por depósitos e outros estabelecimentos comerciais que não tem autorização para tal.

Revendas clandestinas de gás em botijão são as que não têm autorização da ANP para operar. Não cumprem requisitos de segurança e são desleais em relação aos concorrentes autorizados. É crime (pela Lei nº 8.176/1991, que determina até cinco anos de prisão), a venda irregular de gás em botijão – seja em casa de família, farmácia, mercearia, padaria ou em qualquer local não autorizado. As denúncias sobre revendas clandestinas devem ser encaminhadas à Polícia Civil ou ao Corpo de Bombeiros.

A operação foi coordenada pelo Delegado Aurélio Paiva, que informou ao Pebinha de Açúcar que ações como essas são realizadas todos os meses em todo o Pará e que irão continuar. “Esse tipo de operação estamos acostumados a fazer, os vendedores são conscientes que estão errados, mas alegam a situação financeira do país, entretanto se acontecer alguma situação ou tragédia, certamente eles serão responsabilizados e irão se arrepender”, disse.

Delegado Aurélio Paiva

 

Em Parauapebas, a operação autuou pelo menos 12 pontos clandestinos e apreendeu mais de 100 botijões de gás que foram encaminhados para o pátio da 20ª Seccional de Polícia Civil.

Operário morre ao cair de hipermercado em construção na PA-160

Era por volta das 8h30 da manhã desta quarta-feira (27), quando investigadores da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas foram acionados via Centro de Controle Operacional (CCO), sobre um acidente que teria ocorrido em uma obra que fica localizada na PA-160, em Parauapebas.

Ao chegar no local, os policiais constataram que um operário identificado como Leonardo Martins Rosa acabou perdendo a vida em um acidente registrado na obra de construção de um hipermercado.

De acordo com as informações repassadas à polícia, Leonardo Martins caiu de uma altura de aproximadamente 13 metros, no momento em que trabalhava na instalação do teto da obra.

Homens do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram acionados, se deslocaram até o local do acidente, porém, infelizmente a vítima não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar visando sempre fazer um jornalismo sério, esteve no local do acidente, procurou por um engenheiro identificado pelo prenome de André, porém ele não quis falar sobre o ocorrido.

Nossa reportagem está à disposição da Assessoria de Comunicação do Grupo Mateus, que diga-se de passagem é uma empresa muito séria e que em breve irá comentar sobre o assunto que infelizmente terminou com uma vítima fatal.

Homem é brutalmente assassinado dentro de lava jato em Parauapebas

Durante a manhã desta quarta-feira (27), uma equipe da 20ª Seccional de Policia Civil de Parauapebas recebeu a informação de um suposto homicídio que havia sido registrado no Bairro Bela Vista, na “Capital do Minério”.

Ao chegar no local indicado, em um lava jato que fica localizado na Avenida Bom Jardim, foi identificado um corpo sem vida como sendo de Lucas Braga de Lima. De acordo com informações, Lucas era funcionário e dormia no lava jato, sendo que segundo testemunhas, ele estava com vida por volta de 00h00 desta quarta-feira (27), quando o patrão dele e outros funcionários fecharam o estabelecimento.

Por volta das 9h00 da manhã de hoje (27), quando os funcionários se preparavam para iniciar o expediente, o corpo de Lucas Braga foi encontrado sem vida e com marcas que podem ser de golpes de um “pé de cabra” desferidos na região da cabeça em um cômodo que ele dormia no local de trabalho.

 

Os investigadores iniciaram a investigação para tentar desvendar o crime e uma das linhas de investigação, é que ele tenha sido vítima de um latrocínio, roubo seguido de morte, tendo em vista que mercadorias do lava jato foram reviradas e uma televisão foi roubada, além do celular da vítima fatal não ter sido encontrado.

Testemunhas relataram para à reportagem que dois elementos morenos que estavam de bermuda, circulavam pelas proximidades do lava jato e utilizaram entorpecentes em uma mata que fica bem próxima do local onde ocorreu o crime.

Darci Lermen afirma que não pediu afastamento da prefeitura de Parauapebas

Durante esta quarta-feira (27), os “ânimos políticos” amanheceram agitados na “Capital do Minério”. É que logo cedo começaram a circular por vários grupos de WhatsApp um áudio gravado por uma mulher ainda não identificada, dando conta que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) teria pedido afastamento, inclusive com publicação no Diário Oficial.

Ainda no áudio, a mulher informou que o vice-prefeito de Parauapebas, Sérgio Balduíno já tinha assumido oficialmente a prefeitura e que Maquivalda Barros, esposa do vereador Ivanaldo Braz, haveria assumido o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).

Também através das redes sociais, o prefeito Darci Lermen afirmou através de áudio que não procede a informação que ele pediu afastamento do cargo. “Podem ficar tranquilos que não existe nenhum pedido de afastamento meu, apenas passei o cargo no final de semana porque estou em caravana com agricultores de Parauapebas nas agroindústrias do Rio Grande do Sul e por isso fiz a passagem do cargo, uma coisa absolutamente normal e que não tem nada a ver com afastamento”, relatou Darci.

Campanha de conscientização e luta contra AIDS será lançada nesta sexta-feira (29) no Cidade Jardim

Todos os anos, no dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Para marcar essa data, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Coordenação Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, irá lançar nesta sexta-feira, 29 de novembro, na Feira Livre do Bairro Cidade Jardim, na Av. H entre as Av. D e D5 , das 08h às 12h, a campanha “Dezembro Vermelho – Mês de Conscientização e Luta contra a AIDS”.

De acordo com Gilberto Laranjeiras, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação tem como público alvo, jovens, adultos e idosos e visa alertar sobre a epidemia do HIV/Aids, informando acerca das formas de prevenção contra a infecção pelo HIV, bem como as medidas de controle para diminuir os casos de óbitos por causa Aids. “Cuidar do nosso povo é uma prioridade determinada pelo nosso prefeito Darci Lermen e por esse motivo estamos nos empenhando ao máximo para que a saúde de Parauapebas possa ser referência em todo o Brasil”, relatou Laranjeiras.

De acordo com a Diretora de Vigilância e Saúde – VISA, Michele Ferreira, “O Governo Municipal vem sempre oferecendo a detecção precoce, ofertando testagem para HIV e ISTs em todas ações de saúde, e parcerias com outras Secretarias. Aproveitando as oportunidades onde há uma grande circulação de pessoas. Dando continuidade a essas ações durante o ano, estaremos neste momento alusivo na Cidade Jardim alertando a população quanto ao HIV/AIDS”.

No lançamento da campanha, serão realizadas ações como testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites “B” e “C”, panfletagens e orientações quanto à prevenção das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Durante o mês de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural realizarão atividades educativas e testagem rápida.

Indicadores em Parauapebas

Segundo dados registrados no Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE, em Parauapebas, foram cadastrados 6.714 prontuários, destes, 855 (13%), são HIV/Aids em tratamento e a faixa etária mais atingida é entre 20 e 35 anos.

De janeiro a novembro de 2019, foram registrados 122 novos casos de HIV/Aids, sendo em casos femininos 19 (AIDS) e 21 (HIV) e para os casos masculinos são, 33 (AIDS) e 49 (HIV).

Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (27) em Parauapebas

Nesta quarta-feira, 27, o Sine oferta 55 vagas. Destaque para vagas de motoboys, pintores industriais e vagas para PCDs. O Sine fica na rua 11, entre as ruas E e D – Cidade Nova. O horário de atendimento é de 8h às 14h.

Pró-Saúde abre vagas de emprego no Hospital Regional em Marabá

As oportunidades são para atuação no novo Centro de Hemodiálise da unidade, que já está em funcionamento

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, está com diversas vagas de trabalho abertas no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA). As oportunidades são para complementar o quadro de colaboradores que vão atuar no novo Centro de Hemodiálise, inaugurado nesta terça-feira, e que já está em funcionamento. Os interessados devem cadastrar o currículo no site da entidade (https://www.prosaude.org.br/trabalhe-conosco).

As vagas são para os cargos de Psicólogo Clínico, Nutricionista, Auxiliar de Farmácia, Maqueiro, Agente de Portaria, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Assistente Social e Auxiliar de Serviços Gerais. Para participar da seleção para Psicólogo Clínico o candidato deve possuir curso superior na área e registro no conselho de classe, além disso, é desejável pós-graduação. Os cargos de Auxiliar de Serviços de Limpeza, Agente de Portaria e Auxiliar de Farmácia exigem ensino médio completo. Para Maqueiro também é necessário ensino médio completo e experiência anterior na área.

A vaga de Técnico em Enfermagem requer registro no conselho de classe e curso técnico de enfermagem. Já para Enfermeiro é preciso ter ensino superior completo, registro no conselho de classe e é desejável pós-graduação. Para a vaga de Técnico em Enfermagem do Trabalho, é necessário registro ativo no conselho, curso de técnico de enfermagem do trabalho e experiência na função. A vaga de Assistente Social requer nível superior na área e registro no conselho de classe, pós-graduação será um diferencial. Para Nutricionista, o candidato deve possuir ensino superior completo na área, e é desejável também experiência e pós-graduação em Nutrição Clínica.

Inscrições
Os interessados devem acessar o menu “Trabalhe Conosco”, no site da Pró-Saúde e em seguida, acessar a opção “Conheça nossas oportunidades”, clicar na vaga desejada e realizar a inscrição. Para concluir o processo de inscrição, os candidatos devem realizar o cadastro no Portal VAGAS (www.vagas.com.br), plataforma externa reconhecida no mercado e que proporciona transparência ao processo.

Novo serviço de hemodiálise em Marabá
O novo serviço de hemodiálise do Hospital Regional do Sudeste do Pará, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Pró-Saúde, foi inaugurado nesta terça-feira (26), ampliando o atendimento a pacientes renais do Estado. O setor conta com 20 máquinas e poderá atender 103 pacientes por mês, produzindo uma média mensal de 1.500 sessões. No mesmo bloco da hemodiálise, já funciona a nova área administrativa da unidade e o Centro de Ensino e Pesquisa, com auditório, salas de estudo, biblioteca e salas de aula. O espaço contribui para a formação dos profissionais da área da saúde na região e, consequentemente, para a ampliação da qualidade da assistência à população.

Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Câmara de Vereadores estabelece cota para negros nos concursos municipais

Diante da responsabilidade e obrigação do poder público em promover ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive de implementar medidas que visem à promoção da igualdade nas contratações do setor público e o incentivo à adoção de medidas similares nas empresas e organizações privadas, o Poder Legislativo municipal de Parauapebas aprovou nesta terça-feira (26) a reserva de cotas para a população negra em concursos públicos municipais.

A medida foi implementada pelos vereadores como mecanismo de diminuir a disparidade entre os percentuais da população negra no país e de negros entre os servidores públicos. Isto porque, enquanto a população negra representa quase 51% da população brasileira, os negros e pardos constituem apenas 30% dos servidores públicos federais.

Diante da constatação de diversos estudos acerca da persistência de diferenças significativas quanto aos indicadores sociais das populações negra e branca, mesmo diante do esforço de redução da pobreza e da desigualdade, de expansão do emprego, do crédito e do acesso à proteção social, foi editada em 2010, pelo governo federal, a Lei nº 12.288, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, determinando, em seus diversos artigos, ações capazes de proporcionar tratamento mais isonômico entre essas populações, dentre as quais foram inclusas as cotas raciais.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 81/2019, de autoria do vereador Ivanaldo Braz (sem partido), que determina a reserva das cotas aos negros e negras de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, no âmbito da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista controladas pelo município de Parauapebas e do Poder Legislativo, serão destinadas aos negros, nos termos do que dispõe a Lei Federal n° 12.990, de 9 de junho de 2014.

A reserva de vagas a candidatas e candidatos negros deve constar expressamente nos editais dos concursos públicos e ser aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três.

Podem concorrer às vagas reservadas a candidatas e candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público. Para verificação da veracidade da autodeclaração, deve ser indicada uma comissão designada para tal fim, com competência deliberativa.

A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre os números de vagas total e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros.

As candidatas e os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e destinadas a ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso. Em caso de desistência da candidata ou candidato negro aprovado em vaga reservada, a vaga é preenchida pela candidata ou candidato negro posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver número suficiente de candidatas e candidatos negros aprovados para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes são revertidas para a ampla concorrência e são preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

Conforme ressaltou o autor do projeto de lei, vereador Ivanaldo Braz, as cotas raciais são um meio de reforçar o compromisso com a igualdade racial e constituir exemplo para o setor privado e para outros poderes da República. “As cotas representam um passo importante para a efetivação da igualdade de oportunidades entre as raças”, finalizou o parlamentar.

Deixe seu comentário