Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cerca de 50 mil alunos voltam às aulas na rede pública de Parauapebas

Os estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas foram recebidos no primeiro dia de aula, 6, com muitas dinâmicas, alegria e afeto. O acolhimento inicial é muito importante para a construção de vínculos entre gestão, educadores, alunos e pais, por isso, todas as escolas capricharam na organização, que contou com balões, músicas e mensagens motivacionais e de boas-vindas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) o retorno ocorreu de forma tranquila e contou com a presença de cerca de 80% dos estudantes. Atualmente a Semed conta com cerca de 50 mil alunos matriculados em 77 escolas que atendem da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos, entre estas estão também as escolas de Tempo Integral.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, esteve presente em algumas escolas acompanhando o retorno. “Passei em várias escolas e ver a alegria e felicidade dos alunos nesse início de ano letivo é muito bom. As escolas estão bastante movimentadas. Nossos professores estão preparados e eu tenho certeza que será um ano muito produtivo para toda a rede municipal”, afirma o gestor.

O Grupo Comunitário Escolar (GCE) também marcou presença em algumas unidades escolares com a “Operação Volta às Aulas”. “Durante essas duas primeiras semanas estaremos presente em nove escolas, onde realizaremos o acolhimento e ações de prevenção, orientação e combate à violência” informa a GM Vieira, destacando que o objetivo é garantir uma formação cidadã e a implantação de uma cultura de paz.

Na escola Dorothy Stang as salas ficaram lotadas. Segundo Camila Alves, vice-diretora da unidade educacional, a quantidade de alunos superou a expectativa. “Nos organizamos durante a semana passada toda: fizemos reuniões, o planejamento e ornamentamos os espaços para receber bem os nossos alunos. E eles ficaram muito felizes, alguns até emocionados. Foi muito bom”, assegura a educadora.

Valnéria Nunes é mãe do Isaque, aluno da escola Elonilda Oliveira. O pequeno estudante de apenas 3 anos está tendo sua primeira experiência com a educação formal. “O Isaque nasceu no período da pandemia, então ele ficou muito isolado, sem contato com outras crianças. Eu acredito que essa experiência vai ser maravilhosa para ele e já deu para observar que ele vai se divertir muito. Estamos cheios de expectativas”, conclui a mãe.

Foi assim, com muita expectativa, que a jovem Ana Vitória da Silva, aluna do 5º ano, compareceu à escola Dorothy Stang. “A recepção aqui foi muito legal, eu gostei muito. Adorei minha professora. Eu estava muito animada para vir para escola e rever os amigos e professores”, afirma a estudante.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário