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Pará busca investimento chinês de R$ 10 bilhões para nova ferrovia no Estado

Governador Helder Barbalho assina termo de intenção com futuros parceiros para construção de ferrovia no Pará durante cumprimento de agenda do presidente Lula na China

O governador do Pará, Helder Barbalho, o presidente adjunto da Communications Construction Company (CCCC), – maior construtora da China-, Sun Liqiang, e o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, assinaram nesta sexta-feira (14) um Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, sobre a intenção da construção da Ferrovia do Pará integrando Marabá ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.

O documento foi assinado em Pequim, capital da China. O chefe do Poder Executivo Estadual paraense detalha que os investimentos necessários são da ordem de US$ 2 bilhões, cerca de R$ 10 bilhões, para interligar os municípios de Barcarena, na região nordeste do Estado com municípios do sudeste paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até o município de Açailândia, no Maranhão, com a ferrovia Norte-Sul.

“Esse é um momento muito relevante para o Estado do Pará possa ver concretizado um projeto histórico para estrutura logística do nosso Estado. Assinamos o projeto para a Ferrovia do Pará. Isso representará investimentos ao nosso Estado, geração de empregos, desenvolvimento para vários municípios ao longo do trajeto do projeto e, claro, agregando logística ao nosso Estado”, disse o chefe do Executivo Estadual.

Helder Barbalho complementou ainda que “O projeto faz com que o Pará, integrado à ferrovia Norte-Sul, hidrovias e Porto, possa ser um Estado mais competitivo para o desenvolvimento da economia voltada à mineração e o agronegócio, fortalecendo geração de emprego e renda para o nosso Estado. Momento histórico para construir a viabilização e transformar o projeto em realidade para gerar oportunidades ao Estado do Pará”.

Já o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, analisa que a convergência de interesses do Governo do Pará com as empresas brasileira e chinesa são fundamentais para viabilizar o projeto. “A Vale tem uma parceria histórica com o Estado do Pará e acreditamos que com esse acordo poderemos estudar a viabilidade e fazer grandes projetos de infraestrutura”, ponderou.

“Essa é uma parceria fundamental que nos traz enorme valor tanto do ponto de vista de tecnologia como também de parcerias para o futuro. Nós acreditamos que esse acordo que celebramos hoje é um passo importantíssimo para fortalecimento dos relacionamentos futuros com o Governo do Estado e a empresa chinesa”, destacou.

D’Ambrosio ressalta que na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (13), Helder Barbalho esteve reunido com o presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. A CCCC é a maior empresa de construção civil na China. A empresa investe em obras de infraestrutura no Brasil. Na oportunidade, o presidente do Conselho da empresa disse ao presidente brasileiro que deseja expandir a cooperação com o mercado brasileiro.

Agendas diplomáticas – Desde a última quarta-feira (12), o Helder Barbalho integra a comitiva diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, maior parceiro comercial do Brasil. Nesta sexta-feira (14), além da assinatura do Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, o chefe do Poder Executivo Estadual paraense também cumpriu agenda com o presidente chinês, Xi Jinping, além de participar de reuniões bilaterais com segmento empresarial de diferentes áreas.

Entre os compromissos do dia, estiveram o encontro com diretores da Zhongtong Bus, uma das principais fabricantes chinesas de ônibus; reunião com Ming Chung Liu, CEO da Nine Dragons Paper, que é grande fabricante de papel no mundo e que demonstrou o interesse em abrir uma planta industrial no Pará.

O governador do Pará também se encontrou com os dirigentes da CITIC Group, empresa especialista em reforma econômica, desenvolvimento e tecnologias avançadas.

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